Buscar

AD1 Sociologia 2015-2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade Avaliativa: AD1 de Sociologia Organizacional
Aluna: Neice Barboza Vianna Silva
Polo: Três Rios Matrícula: 14113110437
Tomando por base os escritos de Joel Charon e do professor Golias, escreva um pequeno texto descrevendo a origem da Sociologia e caracterizando-a enquanto disciplina dedicada a estudar o homem cientificamente.
A Sociologia é a ciência que estuda as diversas formas pelas quais se manifestam as relações sociais, diz o autor Golias Silva.
Na verdade, todos nós somos sociólogos. Em todo o tempo estamos analisando alguém e sendo analisados ao mesmo tempo. Seja na maneira de se vestir, de andar, de nos comportarmos de modo geral. E quando temos chance, damos ainda damos palpite. Queremos resolver os problemas uns dos outros e até mesmo da sociedade. Dessa forma a sociologia é algo muito mais real, muito mais presente do que imaginamos em nosso dia a dia.
Conforme o texto de Joel Charon, a sociologia é uma disciplina que chegou aos Estados Unidos na virada do século XX sendo confundida com o trabalho de assistência social, interpretada de várias formas por vários estudiosos. Sendo, Montsquieu, Saint-Simon, Comte e muitos outros, os verdadeiros “pioneiros” da sociologia. Entretanto, quatro pensadores europeus tiveram especial importância para a disciplina e, juntos, podem ser considerados “os sociólogos clássicos”: Karl Max, Max-Weber, Emile Durkheim e Georg Simmel, Os mesmos serviram de inspiração para os sociólogos, para suas ideias, estudos e definições de conceitos. Diante de algumas opiniões e estudos, a Sociologia poderia ser definida como uma disciplina acadêmica que examina o ser humano como um ser social, resultado da interação, socialização e padrões sociais. É uma perspectiva que se preocupa com a natureza do ser humano, o significado e a base da ordem social, e as causas e consequências da desigualdade social, concentrando-se na sociedade, organização social, instituições sociais, interação social e problemas sociais. 
Desta forma, ela pretende observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedades e a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo construir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais