Buscar

Ciclo do Nitrogênio ad1

Prévia do material em texto

UENF/CEDERJ
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Dinâmica da Terra
Avaliação a Distância 1(AD1)
	Nome: Cristiane Mendes Goulart
	Polo: Itaocara
Resposta do exercício 1
Na atmosfera, encontra-se na forma de dióxido de carbono (CO2), um gás, que nas condições normais de temperatura e pressão, é inodoro e incolor. As plantas utilizam o CO2 e o vapor d’água da atmosfera para, na presença de luz solar, sintetizar compostos orgânicos de carbono, hidrogênio e oxigênio, tais como a glicose. Por meio da fotossíntese e da respiração, o carbono passa de sua fase inorgânica à fase orgânica e volta para a fase inorgânica, completando, assim, seu ciclo biogeoquímico. Fotossíntese e respiração são processos de reciclagem do carbono e do oxigênio em várias formas químicas em todos os ecossistemas.
No ciclo do carbono as plantas realizam fotossíntese retirando o carbono do CO2 do ambiente para formatação de matéria orgânica. Esta última é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta em liberação de CO2 para o ambiente. A decomposição e queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) também libera CO2 no ambiente.
Resposta do exercício 2.
O nitrogênio é um elemento fundamental para os seres vivos, pois ele participa da composição de aminoácidos, que compõem as proteínas; e também dos nucleotídeos, que compõem os ácidos nucléicos ( DNA e RNA). Grande parte da atmosfera é constituída de nitrogênio e a maioria dos organismos é incapaz de utilizá-Io, pois este se encontra na forma gasosa. Portanto nem os animais, nem os vegetais absorvem o Nitrogênio diretamente da atmosfera. As plantas só conseguem utilizá-lo na forma de amônia (NH3) ou nitrato (NO–3), enquanto os animais conseguem aproveitá-lo somente na forma de aminoácidos. O processo no qual o N2 é transformado em formas assimiláveis é denominado fixação do nitrogênio.  Para o Nitrogênio “cair” no solo precisamos da chuva e as descargas elétricas. Uma fez no solo, algumas bactérias transformam o Nitrogênio em amônia e depois em nitratos.As bactérias que vivem no interior dos nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão, uma interação interespecífica de mútuo benefício (simbiose). Ao fixarem o nitrogênio do ar, essas bactérias fornecem parte dele às plantas. Estes vegetais transformam esse Nitrogênio em proteínas, que entram na cadeia alimentar.
Fixação biológica: são algumas bactérias têm a capacidade de capturar moléculas de nitrogênio (N2) e transformá-las em componentes úteis para os restantes seres vivos. 
Amonificação: Parte da amônia presente no solo é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. A decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos. 
Nitrificação: É um processo que produz nitratos a partir do amoníaco (NH3). Este processo é levado a cabo por bactérias (bactérias nitrificantes) em dois passos: numa primeira fase o amoníaco é convertido em nitritos (NO2-) e numa segunda fase (através de outro tipo de bactérias nitrificantes) os nitritos são convertidos em nitratos (NO3-) prontos a ser assimilados pelas plantas. 
 Assimilação: Os nitratos formados pelo processo de nitrificação são absorvidos pelas plantas e transformados em compostos carbonatos para produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos de nitrogênio. 
 Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes (como, por exemplo, a Pseudomonas denitrificans), são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo.
Referências Bibliográficas
WWW.Sobiologia.com.br/conteúdo/
www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia26_1.php

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes