Buscar

Impactos da Poluição do Lixo Urbano no Solo

Prévia do material em texto

FACULDADE MARIA MILZA
BACHARELADO EM BIOMEDICINA
 
 RELATÓRIO DE APRESENTAÇÃO DOS IMPACTOS DO SOLO GERADOS PELA POLUIÇÃO DO LIXO URBANO AO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA
 
 
GOVERNADOR MANGABEIRA /BA
2022
FACULDADE MARIA MILZA
BACHARELADO EM BIOMEDICINA
ALINE GONÇALVES FERREIRA
DANIEULIS SOUZA DA SILVA DE JESUS
EDUARDA SANTOS BARBUDA
JÚLIA SANTOS 
Relatório solicitado pela docente
Vânia Jesus, responsável pela disciplina 
de ECCIV , com objetivo de 
 Complementar a nota parcial do 2º bimestre.
GOVERNADOR MANGABEIRA/BA
2022
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
NOME DO PROJETO: 
APRESENTAÇÃO DOS IMPACTOS DO SOLO GERADOS PELA POLUIÇÃO DO LIXO URBANO AO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR MANGABEIRA
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 
04 de março a 20 de maio de 2022
COORDENADORA DO PROJETO: 
Profª. Vânia Jesus dos Santos de Oliveira 
 
 RELATÓRIO 
 
No dia 20 de maio de 2022, durante o período matutino, entre 09:00 e 10:30, foi realizado a execução do projeto da disciplina de Experiência Curricular em Comunidade I, na escola próxima ao Centro Universitário Maria Milza, com os alunos da turma do pré 1.
O projeto, cujo tema principal era: Os Impactos do Solo Gerados Pela Poluição do Lixo Urbano ao Município de Governador Mangabeira, tinha como objetivo principal levar o conhecimento acerca dos problemas e impactos gerados pelo descarte inadequado do lixo urbano.
Durante a etapa de planejamento e elaboração dos materiais, que seriam utilizados na apresentação final, houve a construção de cartazes com figuras e ilustrações de temas e situações que abordavam a problemática da poluição do solo. Os cartazes seriam, portanto, usados para facilitar o entendimento durante a apresentação, visto que o público alvo para execução do projeto eram crianças com idade entre 4 e 5 anos. Além disso, também foi elaborado caixas de reciclagem, para separação seletiva do lixo, brinquedos e objetos, feitos com uso de materiais reutilizados, tais como corda, mangueira desgastada, garrafas pets de refrigerante, tampas de garrafas, etc. Pensando no público infantil, foram feitos brindes, que continham um lápis com o símbolo do planeta acima, uma cartilha sobre o tema e dois pirulitos. Foram confeccionados os seguintes brinquedos e objetos: vai e vem, bilboquê, cofrinho (miaeiro) e porta lápis.
No dia da execução final do projeto, na escola, primeiramente perguntas foram feitas aos alunos, sobre o tema proposto, com o intuito de avaliar o nível de conhecimento dos mesmos. Como resultado, foi possível observar que eles já tinham um pouco de conhecimento básico sobre o assunto, que abrangia a forma correta de descartar o lixo e quais as possíveis consequências de não fazê-lo. No segundo momento, os cartazes foram expostos, e a apresentação foi discorrida mediante ao seu uso, pois foram apontados como problemas: a poluição do lixo urbano, as pragas urbanas, as doenças e as enchentes. Os tópicos citados foram apresentados de forma cautelosa, de acordo com a faixa etária das crianças. Posteriormente, foram utilizadas as caixas de reciclagem, nessa etapa as crianças receberam uma breve explicação sobre o funcionamento da coleta seletiva, e qual a importância do uso dessa técnica. Em seguida, foram feitos jogos e brincadeiras da seguinte forma; cada criança recebeu 3 cartas com ilustrações de objetos e alimentos que poderiam ser usados na reciclagem, dessa forma, elas foram instruídas a por cada uma das cartas na caixinha de reciclagem correspondente, por exemplo, uma carta com imagem de casca de banana deveria ser colocada na caixa orgânica (cor marrom) e saco plástico na caixinha de plástico ( cor vermelha). Nesse processo, a maioria das crianças acertaram a seleção das caixinhas seletivas de acordo com as cartas, e as que não acertaram foram auxiliadas. Mais adiante, os brinquedos foram apresentados e as crianças brincaram no pátio na escola. No final do trabalho, os brindes foram distribuídos, e os brinquedos, bem como as caixinhas seletivas de reciclagem e os cartazes, foram deixados na escola sob a permissão da professora.

Continue navegando