Buscar

Imunologia Resumo III Ativação da célula B e produção de anticorpos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ativação dos linfócitos T
Resumo III - Imunologia
Abbas
Nas respostas imunes humorais, os linfócitos B são ativados pelo antígeno e secretam anticorpos que agem para eliminar o antígeno. Tanto antígenos proteicos quanto antígenos não-proteicos podem estimular as respostas de anticorpos. As respostas da célula B a antígenos proteicos necessitam da contribuição de células T auxiliares CD4+ específicas para o antígeno.
A ativação da célula B é iniciada pelo agrupamento de receptores antigênicos (IgM e IgD de membrana em células B naïves) através da ligação de antígenos multi-valentes. As moléculas de sinalização associadas á Ig de membrana, Ig-alfa e Ig-beta, transduzem sinais quando o antígeno se liga á Ig, e esses sinais levam á ativação de fatores de transcrição e á expressão de vários genes.
As respostas da célula B dependentes da célula T auxiliar a antígenos proteicos necessitam da ativação inicial das células T naïves na zona de células T, e das células B nos folículos linfoides, nos órgãos linfoides. Os linfócitos ativados migram na direção uns dos outros e interagem nas bordas dos folículos, onde as células B apresentam o antígeno ás células T auxiliares.
As células T auxiliares ativadas expressam CD40L, que ocupa o CD40 nas células B, e as células T secretam citocinas que se ligam a receptores de citocina nas células B. A combinação de CD40 e sinais de citocina estimula a proliferação e a diferenciação iniciais da célula B e a formação de focos extra-foliculares de células secretoras de anticorpos.
Os centros germinativos são formados dentro dos folículos dos órgãos linfoides periféricos quando células B ativadas migram para dentro dos folículos e proliferam. Os eventos tardios nas respostas de anticorpos dependentes da célula T, incluindo a maturação da afinidade e a geração de células B de memória, bem como uma extensa mudança de isótipo, ocorrem dentro dos centros germinativos. 
Sinais derivados da célula T auxiliar, incluindo CD40L e citocinas, induzem a mudança de isótopo nas células B por um processo de recombinação de mudança, levando á produção de vários tipos de Ig. A mudança de isótopo requer a indução da AID, um citidina-desaminase que converta a citocina em uracil no DNA uni-filamentar, e diferentes citocinas permitem que a AID tenha acesso a diferentes loci de cadeia pesada situadas posteriormente. Diferentes isótopos medeiam diferentes funções efetoras.
A maturação da afinidade leva ao aumento da afinidade dos anticorpos durante o curso de uma resposta humoral dependente de célula T. A maturação da afinidade é o resultado da hiper-mutação somática dos genes de cadeias leves e pesadas da Ig, seguida pela sobrevivência seletivas das células B que produzem os anticorpos de alta afinidade e se ligam a antígenos exibidos por FDCs no centro germinativo.
Uma parte da descendência das células B do centro germinativo se diferencia em plasmócitos secretores de anticorpos, que migram para regiões extra-foliculares dos órgãos linfoides secundários e para a medula óssea. A outra parte da descendência se transforma em células B de memória, que vivem por longos períodos, recirculam entre os linfonodos e o baço, e respondem rapidamente a exposições subsequentes aos antígenos através da diferenciação em células secretoras de anticorpos de alta afinidade.
Antígenos TI são antígenos não-proteicos que induzem respostas imunes humorais sem o envolvimento de células T auxiliares. Muitos antígenos TI, incluindo poli-sacarídeos, glicolipídeos de membrana e ácidos nucleicos, são polivalentes, podem promover ligações cruzadas entre várias moléculas de Ig de membrana em uma célula B e ativar o complemento, ativando, dessa forma, as células B sem o auxílio da célula B. Os antígenos TI estimulam as respostas de anticorpos nas quais existe pouca ou nenhuma mudança de classe da cadeia pesada, maturação da afinidade ou geração de células B de memória, pois essas características são dependentes das células T auxiliares, que não são ativadas por antígenos não-proteicos.
O feedback de anticorpos é um mecanismo pelo qual as respostas imunes humorais são reguladas negativamente quando uma quantidade suficiente de anticorpo foi produzida e complexos antígeno-anticorpo solúveis estão presentes. A Ig de membrana e o receptor para porções Fc de IgG na célula B, chamado Fc-gama-RII-B, são reunidos por complexos antígeno-anticorpo. Isso ativa uma cascata de sinalização inibidora ao longo da cauda citoplasmática de Fc-gama-RII-B, que termina a ativação da célula B.

Outros materiais