Buscar

1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Pede-se citar o processo executivo, a principal vantagem e desvantagem dos seguintes tipos de revestimentos e o tipo de asfalto utilizado:
C.B.U.Q
CBUQ é normalmente composto por um agregado miúdo, agregado graúdo e um ligante, realizado a quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Vantagens: Alta resistência mecânica, segurança para o trânsito, boa impermeabilidade alta durabilidade, melhora das condições de rolamento. Desvantagem: é em questão de custos na produção e dos materiais, sendo mais caro nesses aspectos.
Tratamento superficial
Tratamento superficial simples, camada de revestimento do pavimento constituída de uma aplicação de ligante betuminoso coberta por camada de agregado mineral, submetida à compressão vantagens: É a melhor opção para o tratamento de superfícies expostas a corrosão ou desgaste intenso, pois, a rugosidade proporcionada por ele normalmente garante uma forte adesão. Desvantagem: de acordo com a temperatura podem ocorrer erros de projetos e execução.
Macadame por penetração
Sistema de pavimentação de ruas e estradas em que se lança sobre o terreno compactado uma ou mais camadas de pedra britada que, em seguida, são comprimidas juntamente com saibro espalhado sobre elas e aglutinadas com água, asfalto ou outros ligantes. Vantagens: tem a vantagem de ser uma opção em regiões com carência de materiais granulares apropriados (cascalho) Desvantagens: precisa de frequentes intervenções para reparos. À restauração é feita somente no local afetado.
Asfalto borracha
O asfalto-borracha é um revestimento de pavimento constituído de cerca de 14% de pó de pneu moído. Por pertencer à linha de asfaltos modificados, também é conhecido como AMB – asfalto modificado por borracha. Vantagens: Oferece maior durabilidade: o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Desvantagem: em relação ao preço, pois o custo por tonelada é mais elevado. No entanto, esse aspecto pode ser minimizado quando se considera que ela permite reduzir a espessura da camada aplicada, o que também diminui o desnível no acostamento.
 Explique como é feito o controle tecnológico do pavimento em campo e na usina.
Em campo, é acompanhado o controle da temperatura da mistura, tanto na chegada do caminhão quanto logo após o lançamento do mesmo na pista, assim como a espessura aplicada conforme especificação de projeto
Diferenciem e descrevam os processos executivos dos pré-misturados a quente e a Frio
A principal diferença entre o asfalto frio e quente não está só na sua temperatura, mas também no ligante asfáltico utilizado. As duas misturas são formadas por agregados minerais, ou seja, britas, pó-de-pedra, filler e o ligante asfáltico sendo assim a  frio retardam o endurecimento do asfalto.

Outros materiais