Buscar

Atividade 3 - Mecânica dos Sólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno: Cleiton Eliakim Santos de Souza
1)  Quando os membros da treliça se situam em um único plano, a treliça é chamada de treliça plana. As análises das forças desenvolvidas nos membros da treliça serão bidimensionais, são estruturas que conferem rigidez e estabilidade, formando a base para estruturas treliçadas mais complexas.
Treliças espaciais são aplicadas no espaço tridimensional, um exemplo de treliça espacial utilizada para a cobertura de um armazém industrial. Elas são estruturas com ampla utilização, aplicadas principalmente para grandes vãos como exemplo, coberturas de locais como rodoviárias, ginásios, hangares, grandes centros de eventos, indústrias, entre outros.
2) A vantagem do uso das treliças na engenharia, (particularmente para desenvolvimento de coberturas, pontes e outras construções,) é que elas criam estabilidade nas estruturas e o cálculo é relativamente simples (determinação e a análise dos esforços atuantes nos membros e nós da treliça).
3) O Método dos Nós, conhecido como Método de Cremona, consiste basicamente em verificar o equilíbrio em cada um dos nós de uma estrutura treliçada estaticamente determinada. Como estamos tratando de uma treliça submetida a esforços estáticos, pela Segunda Lei de Newton, todos os pontos da treliça devem ter somatório de forças igual à zero  O método das seções é semelhante, mas pelo número das seções.
Método das Seções usado para determinar as cargas axiais atuantes nas barras de uma treliça baseia-se no princípio segundo o qual, se o corpo está em equilíbrio, então qualquer parte dele também está em equilíbrio. Tal método utiliza como base a Segunda Lei de Newton para cálculo das cargas axiais.
4)  Treliças são estruturas formadas por elementos (ou membros) delgados conectados entre si pelas extremidades por meio de articulações sem atrito seja pela soldagem ou aparafusamento. A cada uma desses pontos de conexão é dado o nome de nó de treliça.
Uma treliça de estrutura  estatica, é constituída de nós e membros estaticamente determinada, se o número de equações de equilíbrio independentes é igual ao número de incógnitas.
Estrutura hiperestática, caso o número de incógnitas (relacionado ao número de membros) for maior que o número de equações (relacionado ao número de nós), existem mais membros que o necessário e a treliça é considerada hiperestática. Neste caso, o problema não pode ser resolvido apenas com as equações de equilíbrio e corresponde a inequação.
As estruturas hipostáticas, simplificadamente, são aquelas em que o número de reações de apoio é inferior ao número de equações de equilíbrio disponíveis.  Para as estruturas hipostáticas, geralmente, há instabilidade. Isso porque os apoios são insuficientes para restringir os movimentos da estrutura.

Outros materiais