Buscar

AOL 5 Metodologia da pesquisa (Atividade Contextualizada)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 5- METODOLOGIA DA PESQUISA
Adricy Isabella Freire Leal
37019366
Farmácia
Os jogos pedagógicos são um mecanismo de aprendizagem, pois possuem o formato de brincadeiras que favorecem o desenvolvimento do conhecimento didático dos indivíduos, além de buscar uma participação ativa do educando e uma autoavaliação no final do jogo. Com isso, é necessário que seja utilizado intencionalmente- ou seja, que o docente decida, estrategicamente, qual o objetivo a ser alcançado e quais os mecanismos utilizados para a aplicação- com desafios e pautas que contribuam para a educação e para que o jogo integre o projeto de ensino. Assim, na metodologia da pesquisa- conjunto de métodos e técnicas utilizadas por estudantes e pesquisadores para produzir trabalhos de modo sistemático- tais abordagens lúdicas são importantes e bem-vindas nas salas de aula, visto que devido a essas ferramentas os discentes podem torna-se mais engajados- pela forma ativa de aprender-, já que expandem a dinâmica comum cotidiana e aperfeiçoam seus estudos de forma criativa, autônoma e colaborativa. Dessa forma, mostra-se como uma ferramenta que auxilia eficazmente no processo de aprendizagem.
Os jogos lúdicos e as brincadeiras devem ganhar cada vez mais espaço em ambientes acadêmicos, devido à relevância no processo educativo. Ademais, os benefícios são diversos para os educandos, colaborando para o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, tornando-os cada vez mais críticos, interpretativos, comunicativos, atentos e participativos, pois representa uma conquista cognitiva, moral, emocional e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico. Sob tal óptica, a dinâmica lúdica precisa fazer parte do dia a dia escolar do alunado, mudar a rotina da sala de aula, despertando o interesse dos alunos. Cabe aos professores promoverem a utilização do jogo, por meio de um planejamento para explorar as possibilidades das brincadeiras, escolhendo e preparando, metodologicamente, a sua aplicação e, sobretudo, relacionando com os conteúdos a serem trabalhados. Desse modo, desenvolvendo momentos de aprendizagem ativa e interação entre colegas participantes durante a aplicação dos recursos metodológicos do jogo.
REFERÊNCIAS
Sem autor. Jogos Pedagógicos que você precisa conhecer. COC Vila Yara,2020. Disponível em:https://www.cocvilayara.com.br/blog/jogos-pedagogicos-que-voce-precisa-conhecer#:~:text=Os%20jogos%20pedag%C3%B3gicos%20s%C3%A3o%20brincadeiras,autoavalia%C3%A7%C3%A3o%20no%20final%20do%20jogo..>. Acesso em 29, abril, 2022.
Sem autor. Metodologia da Pesquisa TCC: passo a passo com exemplos. Via Carreira, 2018. Disponível em: <https://viacarreira.com/metodologia-de-pesquisa-do-tcc/ >. Acesso em 29, abril,2022.
Da Silva, Katia Rejane. O uso dos jogos como metodologia de ensino nas aulas de matemática: buscando uma aprendizagem mais significativa. VII CONEDU. Outubro de 2020.

Outros materiais