Buscar

Atividade 3 Etica e Profissionalismo em Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Ética e Profissionalismo em Fisioterapia
O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia traz os deveres que o fisioterapeuta deve ter para sua atuação profissional. O artigo 14 (CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL, 2013) define os deveres fundamentais com relação ao atendimento do cliente/paciente/usuário, entre eles: o respeito à vida humana, da concepção até a morte; a assistência ao indivíduo, respeitados a dignidade e os direitos humanos, independente de raça, nacionalidade, condições socioeconômicas, religião, gênero, orientação sexual; o respeito à intimidade do cliente/paciente/usuário e ao princípio bioético de autonomia, beneficência e não maleficência; a informação ao cliente/paciente/usuário sobre diagnósticos, procedimentos e objetivos de tratamento.
Com base no exposto, cite dois exemplos de condutas que representem infração ao Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia e quais devem ser as condutas adequadas do ponto de vista ético.
 
Referência:
CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Resolução nº 424, de 8 de julho de 2013. Estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia. Brasília, DF: COFFITO, 2013. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3187. Acesso em: 19 jun. 2020.
Resposta:
A infração ética consiste no desrespeito à norma deontológica estabelecida no código profissional. O crime é considerado mais grave, de natureza dolosa ou penosa, sendo passível de prisão, reclusão ou detenção. Já a contravenção é um tipo mais leve, passível de pena de prisão, cumprida sem rigor penitenciário e multa. 
Exemplo: Artigo 10: I- negar assistência ao ser humano ou a coletividade em caso de indubitável urgência. De acordo com código penal artigo 135, a omissão de socorro é considerada crime onde o profissional da saúde poderá estar sujeito a pena de detenção de seis meses ou multa;
Artigo 10, II – recomendar, prescrever e executar tratamento ou nele colaborar, quando: a) desnecessário;
b) proibido por lei ou pela ética profissional;
c) atentatório à moral ou à saúde do cliente/paciente/usuário;
d) praticado sem o consentimento formal do cliente/paciente/usuário ou de seu representante legal ou responsável, quando se tratar de menor ou incapaz.
Podendo dessa forma o fisioterapeuta ter o seu número de atuação cassado, pagamento de multa ou sofrer sanções.

Continue navegando