Buscar

Desapropriação Para fins de reforma agraria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Desapropriação Para fins de reforma agrária
Desapropriação é o meio pelo qual o Poder Público, baseado na necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, de forma compulsória, retira de alguém certo bem, móvel ou imóvel, tomando posse adquirindo-o para si em caráter originário, sempre por meio de justa e prévia indenização.
A constituição federal chama essa desapropriação de desapropriação por interesse social;
A competência material para pedir desapropriação é a União Federal por intermédio da autarquia chamada Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para fins de reforma agrária, a propriedade é transferida pare essa autarquia.
STJ entende que os Estados não possuem competência para ingressar com desapropriação para fins de reforma agrária. 
Art. 109, CF. Aos juízes federais compete processar e julgar:
I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;
Compete a Justiça Federal julgar, conforme o artigo 109 inc. I da CF porem pode se aplicar de forma subsidiária o artigo 5º da Constituição Federal vindo a complementar que traz a competência a Justiça Federal do lugar do imóvel.
Art. 5º, CF:
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
A propriedade é uma garantia fundamental desde que cumpra sua função social, segundo o artigo 5º nos incisos XXII e XXIII da CF, o Estado estabelece garantia de conservação vindo a não ser desapropriada.
Já no inciso XXIV do artigo, a lei estabelece que o Estado pode desapropriar por vontade do Poder Público em caso de necessidade ou utilidade pública ou por interesse social mediante justo e prévio indenização em dinheiro.
Desapropriação Agrária
Na desapropriação agrária, ao se tratar de uma desapropriação sanção a indenização é justa e em Títulos da Dívida Agrária (TDA) podendo vir a levar um prazo maior para virar em dinheiro. 
Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
§ 1º As benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro.
§ 2º O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor a ação de desapropriação.
§ 3º Cabe à lei complementar estabelecer procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo judicial de desapropriação.
§ 4º O orçamento fixará anualmente o volume total de títulos da dívida agrária, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrária no exercício.
§ 5º São isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária.
Também dentro da desapropriação agrária podemos observar o artigo 184 da CF, traz que compete a União desapropriar imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, por meio de prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, podendo ser resgatadas no prazo de até 20 anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e sua utilização será definida em lei.
Cabe a lei complementar estabelecer o procedimento processual e os ritos; as operações de transferências de imóveis para fins de reforma agrária estão isentas de impostos.

Outros materiais