Buscar

Avaliação I Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Prévia do material em texto

A+A-A
	
	
	
	
	
	
	
	
Top of Form
	1.
	A históra do desenvolvimento de Gestão de Pessoas se vincula à história da industrialização e sistematização do trabalho. Desta forma, há no percurso histórico o surgimento de três fases com características distintas: relações industriais, recursos humanos e atualmente a Gestão de Pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta aspectos sobre a era da industrialização clássica nos meados dos anos 50:
	
	a) Neste período, a teoria vigente foi a Teoria Neoclássica da Administração, predominando o currículo e conhecimentos dos empregados, bem como a seleção, o treinamento, a avaliação e a remuneração.
	
	b) Nessa fase, a teoria vigente era a Teoria Clássica da Administração, com foco na departamentalização, centralidade das decisões, padronização de regras e regulamentos para normatizar o comportamento dos empregados.
	
	c) Etapa influenciada pela Teoria Tecnicista, com maior ênfase no desenvolvimento profissional dos empregados, estímulo para a continuidade dos estudos e melhorias trabalhistas.
	
	d) Fase cuja teoria predominante consistia na Teoria Capitalista, com predominância na obediência das ordens, as pessoas são vistas como recursos humanos, surge o administrador pessoal.
	 
	 
	2.
	A organização de Gestão de Pessoas compreende alguns processos necessários para estruturar as políticas e as práticas. A definição de processos está vinculada a um conjunto de atividades que são estruturadas para fornecer valorização ao cliente. Sobre as ações desenvolvidas pelo Recursos Humanos, na intencionalidade de melhorar as relações entre empregador e empregado, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Desenvolver ações relacionadas à promoção de eventos sociais, como palestras, seminários, encontros, entre outros.
	
	b) Apresentar o fluxograma mensal das contas, mostrando uma transparência da empresa ao empregado.
	
	c) Repassar ao empregado uma porcentagem dos lucros adquiridos conforme a produção mensal.
	
	d) Atualizar constantemente a ficha cadastral e repassar os aumentos de salário, conforme o esforço do empregado.
	3.
	A chegada do humanismo nas relações de recursos humanos aponta que no processo de transição do século XIX para o século XX, a sociedade vivenciou o aparecimento dos valores humanistas associados ao mundo do trabalho. Sobre o surgimento dos valores humanistas associados ao desenvolvimento do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ocasionada pelos reformistas e capitalistas com suas experiências humanistas.
	
	b) Originada sob influência da doutrina social da Igreja no século XX.
	
	c) Auxiliada pelo início do processo de globalização nos territórios.
	
	d) Decorrente da disseminação da concepção marxista e dos ideais socialistas.
	4.
	A história da Gestão de Pessoas passou por três eras, a Industrialização Clássica, Neoclássica e a atual a Era da Informação, com início a partir da década de 1990. O termo Gestão de Pessoas é recente e, de acordo com as premissas atuais, valoriza as pessoas como principal recurso das organizações. O profissional, para atuar nessa função, precisa apresentar curso superior e especialização em Recursos Humanos. Sobre as características cognitivas e posturais necessárias para o profissional da área de Gestão Pessoal, analise as sentenças a seguir:
I- Conseguir se adaptar com capacidade analítica e análise crítica.
II- Desenvolver um trabalho competitivo, demonstrando seus talentos.
III- Apresentar bom humor e desempenho na comunicação oral e escrita.
IV- Desempenhar visão estratégica e holística, com flexibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Nas organizações, o processo de contratação de pessoal requer profissionais que respondam à demanda atual. Empregados que estejam em contante reciclagem, formação e requalificação, buscam ampliar seus conhecimentos e melhorar sua profissão. Sobre as especificidades que conceituam o recrutamento no setor de Gestão de Pessoas, analise as sentenças a seguir:
I- Atividades organizadas para buscar pessoas qualificadas para trabalhar nas organizações.
II- Forma de comunicação que as organizações utilizam para informar as vagas para trabalho.
III- Aplicam provas e testes para recrutar pessoas para as vagas existentes nas organizações.
IV- Processo de escolha e contratação de profissionais para desempenharem suas funções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	O termo de Recursos Humanos ainda se encontra presente para denominar o departamento de pessoal em micro e pequenas empresas. Contudo, ao longo dos anos, sofreu mudanças alterando para Gestão de Pessoas ou Gestão Estratégica de Pessoas, com a finalidade de observar os novos desafios encontrados no ambiente empresarial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de gerir pessoas de acordo com as premissas da Gestão de Pessoas:
	
	a) Como são as pessoas que estruturarão e realizarão os objetivos estratégicos das organizações, passam a ser consideradas como parceiras no negócio.
	
	b) Quanto à sua função, desempenham ações voltadas a funcionários que recebem treinamento e formação adequada a seus cargos.
	
	c) As pessoas são consideradas como trabalhadoras que necessitam cumprir com o estipulado no momento da contratação.
	
	d) No exercício de sua atuação são denominados de amigos e podem realizar seu trabalho livremente, desde que apresentem resultados.
	7.
	As organizações consistem em diversos tipos de instituições, como indústrias, comércios, hospitais, universidades, entre outras. Classificam-se em públicas ou privadas e podem ser pequenas, médias ou de grande porte. Apresentam variados recursos, como financeiros, físicos, organizacionais e humanos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a parceria de apoio que as organizações dependem para atingirem seus objetivos:
	
	a) As organizações necessitam das pessoas para conseguirem atingir seus objetivos, resultados e realizar sua missão.
	
	b) As organizações precisam do apoio das políticas públicas para autorizarem a insenção de alguns impostos.
	
	c) As organizações querem maior participação crítica dos funcionários na intenção de melhorar as condições de trabalho.
	
	d) As organizações requerem a ajuda das universidades e escolas técnicas para capacitarem seus funcionários ao serviço.
	8.
	Estudos sobre a Gestão de Pessoas remetem a aspectos inerentes da cultura e estrutura da organização que a elabora. Também compreende aspectos referentes ao ambiente, à tecnologia, aos processos internos e outras situações referentes às relações que ocorrem na empresa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal foco da área de Recursos Humanos:
	
	a) Administração das relações entre as pessoas e organizações, consideradas como parceiras e não somente como recursos no negócio.
	
	b) Contratar, demitir, organizar férias, salários e outros benefícios que condizem com as leis trabalhistas aos funcionários.
	
	c) Soliticar ao grupo de servidores a atualização cadastral, envio de currículos atualizados para manter em ordem a ficha funcional.
	
	d) Organizar as contratações realizadas pela empresa, pensando em obter os melhores profissionais do mercado de trabalho.
	9.
	Atualmente, as organizações precisam desempenhar suas funções baseadas no sistema holístico e sistêmico. Alguns aspectos necessitam ser privilegiados, como a projeção a longo prazo, considerar a empresa na totalidade e a constante aprendizagem organizacional. Sobre as características dos principais objetivos da organização: missão, valores e visão, analise as sentenças a seguir:
I- A missão consiste na finalidade ou motivo para o qual a organizaçãoexiste.
II- Os valores são determinações exigidas pelos gestores das organizações.
III- A visão constitui a imagem que a organização apresenta e de seu futuro.
IV- A visão sustenta os acordos realizados na fundação da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	A história do desenvolvimento das organizações passou por algumas etapas até chegar na formação atual. Iniciou com a era da Industrialização Clássica, depois a Neoclássica e a Era da Informação após os anos 90. Cada etapa apresenta características pertinentes à etapa histórica, ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural do cotidiano das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características condizentes à Era da Informação, que iniciou na década de 90:
	
	a) Momento que vigorou a eficiência na produção, padrões rígidos e protocolos de comunicação, níveis hierárquicos para distinguir os empregados.
	
	b) Fase com ênfase no desenvolvimento das relações entre os indivíduos e os grupos de trabalho, priorizando as formas corretas de comunicação.
	
	c) Tempo que predominou organizações baseadas na centralização do poder nas mãos do empregador, disciplina e estabilidade dos empregados.
	
	d) Período que suscitou profundas transformações políticas e econômicas, ascensão da tecnologia, mudança da visão mundial para a globalização.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Bottom of Form

Outros materiais