Buscar

Quimica Tabela Periódica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Períodos = número de camadas;	 Colunas/grupos/famílias = número de elétrons na CV.
Metais: apresentam brilho quando polidos; sólidos (exceto mercúrio); conduzem calor e energia; maleáveis e dúcteis (capacidade de formar fios).
Não-metais: sólidos (I, S, P e C), gasosos (N, O e F) e liquido (Br); não apresentam brilho, não conduzem calor ou energia; possuem mais de 4 elétrons na CV (quando se ligam = viram ânions).
Semi-metais (ametais, metaloides): propriedades intermediárias; sólidos, quebradiços e brilhantes; funciona como isolante elétrico, mas quando aquecido ou em liga, pode agir como metal.
Gases nobres: dificilmente se combinam com outros elementos; 8 elétrons na CV; quando excitados emitem fotóns (fogos de artificio).
Hidrogênio: propriedades particulares; camada K = 1 elétron.
Raio atômico: Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo; maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons (+Z = -r).
Energia de ionização: Energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso: quanto maior o tamanho do átomo, menor será a energia de ionização (CONTRÁRIO DO r) (a 2ª EI é maior, pois a atração fica menor).
Eletroafinidade: energia liberada quando um átomo isolado (em estado gasoso) captura um elétron. Não se aplica aos gases nobres (Igual EN e EI).
Eletronegatividade: tendência de ganhar elétrons/ se tornar ânion (quando menor o átomo, maior a atração, maior a EN – Igual EI e EA).
Eletropositividade ou caráter metálico: tendência de perder elétrons (tornando-se cátions), apresentada por um átomo. Quanto maior for seu valor, maior será o caráter metálico (quanto maior o átomo, menor a atração, maior a EP (igual o raio atômico).
Reatividade: maior facilidade de perder ou ganhar elétrons; (vai do meio para as extremidades; sobe na 7A, desce na 1).
Densidade: massa por unidade de volume (do meio para as extremidades, desce)
Ponto de fusão e ebulição: vai das extremidades ao meio; SOBE nas famílias 1-2-3-4A e 2B.
Como ocorre a extração do álcool na gasolina com água?
Processo: Adiciona-se uma quantidade conhecida de gasolina (ex. 50ml) num FUNIL DE DECANTAÇÃO, depois adiciona-se água, também medindo a quantidade (ex. 50ml). Realiza a homogeneização (misturam as duas substâncias com cuidado, eles não vão dissolver, pois são de diferentes polaridades (água = polar; gasolina = apolar). Apoie o funil em uma argola (esta presa ao suporte universal) e deixe decantar. Depois que as duas substâncias estiverem novamente separadas, tire a substância que estiver por baixo (no caso, água + álcool), e meça o seu volume. Considerando que havia 50ml de água, o que tiver a mais do que esse valor, é o volume do álcool (ex. 12ml). 
Explicação: O etanol, por ter uma parte da cadeia formada por carbono (apolar), consegue se dissolver em gasolina (apolar). Mas o etanol continua sendo polar, e portanto tem mais afinidade química com a água e é extraído da gasolina. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
Polaridade: gasolina (apolar) < álcool (polar) < água (polar).
Afinidade: álcool + água > gasolina + álcool.

Outros materiais