Buscar

Questoes GAG 106 AULA 11 e 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 11 e 12 MÉTODOS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS
1. Após obter as médias dos híbridos duplos possíveis o melhorista sintetizou os melhores e avaliou em experimentos com repetições. De posse dos resultados ele verificou que houve diferença dos dados experimentais quando comparados com as estimativas obtidas. Quais as justificativas para esta diferença?
R: Por que embora os híbridos sejam mais estáveis, essa diferença pode ter ocorrido em função da interação genótipo vs ambiente, o que afetou a performance destes híbridos. 
2. Por que a interação genótipos x ambientes é um componente importante nos programas de melhoramento?
 R: Por que na maioria das vezes a interação genótipo vs ambiente que ocorre é a interação do tipo complexa, o que faz necessário que os programas de melhoramento sejam regionalizados, onde as cultivares desenvolvidas são recomendadas para as regiões onde foram desenvolvidas. Quando não ocorre interação ou ela é do tipo simples, as cultivares desenvolvidas podem ser recomendadas para outras regiões que não seja aquela em que a cultivar foi desenvolvida, desconsiderando o efeito do ambiente. Dessa forma, o melhorista deve estar atento se existe ou não a interação genótipo vs ambiente, caso ela exista, ele pode simplesmente ignorá-la, recomendando as cultivares com base em seu desempenho médio, onde é recomendado aquela com maior potencial agronômico, no entanto essa média deve ser precisa. Outra forma de se trabalhar com base no desempenho médio é associar ao dado de produtividade média, medidas de adaptabilidade e estabilidade, que são ferramentas estatísticas que seriam associadas a esses dados médio, permitindo avaliar aqueles que são mais produtivos e que apresentam uma elevada estabilidade fenotípica. Outra opção seria evitar a interação, ou seja, buscar minimizar os impactos dessa interação, uma alternativa seria a condução de programas regionalizados, ou fazer recomendações regionalizadas. E por fim o melhorista pode explorar a interação, ou seja, trabalhar a interação a seu favor, buscando recomendar a melhor cultivar para aquele local, para aquela região. 
3. Por que os híbridos são mais estáveis do que as linhagens? 
R: Por que ele é mais heterozigoto. Por ser heterozigoto ele possui dois alelos, o que é chamado de tamponamento individual. Já a linhagem apresenta uma menor adaptabilidade fenotípica, por que ela é homozigota, ou seja, tem apenas um alelo para casa loco, e por ser altamente homogenia, todas as plantas são semelhantes, dessa forma, se ocorrer alguma moléstia, todos os indivíduos podem ser acometidos. 
4. Qual (is) as principais diferenças entre a interação simples vs complexa? 
R: A interação simples existe uma resposta não coincidente, caracterizada pela não alteração de ranking, ou seja, o genótipo G1 sempre será superior ao genótipo G2, mesmo em ambientes diferentes. Já a interação do tipo complexa existe um comportamento não coincidente e alteração do ranking, ou seja, ora o genótipo G1 é superior, ora o genótipo G2 apresenta desempenho superior em função dos ambientes.
5. Cite as principais diferenças entre híbrido duplo e simples em relação a estabilidade fenotípica. Em que situação é aconselhável à utilização de cada um deles? 
R: O híbrido duplo é resultante da combinação de 4 linhagens contrastantes, enquanto o hibrido simples é resultante de 2 linhagens contrastantes, dessa forma, quanto maior for a heterozigosidade e a heterogeneidade do híbrido, maior será o seu tamponamento individual, o que faz com que o híbrido duplo apresente maior estabilidade fenotípica quando comparado ao híbrido simples.
6. Considere que você foi contratado para trabalhar como pesquisador na Bayer, na área de Biotecnologia, na cultura da Soja. Considerando as demandas atuais da cultura, qual transgênico poderia ser desenvolvido?
R: Dentre os desafios enfrentados pelo sojicultor encontra-se a Ferrugem asiática, dessa forma, seria interessante desenvolver novas opções em soja transgênica para atender às diferentes regiões do pais acometidas pela doença. Outra opção é ampliar as opções de resistência a herbicidas, não somente na cultura da soja, mas introduzir em diferentes culturas como vem sendo feito na cultura do arroz, o que irá tornar o sistema produtivo muito mais eficiente no controle de plantas daninhas, beneficiando todo o sistema de produção.
7. A técnica de edição genômica tem evidenciado contribuições relevantes para o desenvolvimento de organismos geneticamente modificados. Neste contexto qual é a principal vantagem desta ferramenta em comparação com a transgenia?
R: A edição genômica consiste na modificação do genoma do próprio indivíduo, onde o DNA pode ser inserido, deletado ou substituído no genoma do organismo vivo por meio de nucleases, já a transgenia consiste em inserir parte do DNA de outra espécie no organismo, permitindo que o indivíduo expresse uma característica que não tinha antes, sendo esta uma técnica muito mais cara. 
8. A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais "estáveis", com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e a chance de polinização cruzada é de apenas 1%. A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque:
a) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas. 
b) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais. 
c) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente. (é de 1%)
d) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada. 
e) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

Outros materiais