Buscar

Questoes GAG 106 AULA 5 e 6-1(respondido)

Prévia do material em texto

AULA 5 e 6-1 GAG 106 - METODOS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS
1. Quais as consequências da autofecundação?
Resposta: As plantas autógamas são aqueles que possuem aproximadamente de 95% de autofecundação , nesse caso o ocorre uma autofecundação entre linhagens constrastantes (BBxbb) , resultando em uma geração F1=100% heterozigota (Bb). Dessa forma a na geração F2 a autofecundação produz uma proporção 25%BB ,50%Bb e 25%bb, nas fecundações em diantes essas seguem uma frequência determinada por “Frequência de heterozigotos=(1/2)^m-1” e a “Frequência de Homozigotos= 1-(1/2)^m-1/2” , as autofecundações F∞ para heterozigotos tendem 0 e para homozigotos tendem a ½. A autofecundação gera a homegeniedade, homozigose,nesse caso não há depressão por endogamia e poderá gerar heterose e vigor híbrido.
2. Por que os agricultores podem salvar a semente de uma linhagem?
Resposta: A linhagem representa o genótipo homozigoto da planta como (BB)dessa maneira o a autofecundação dessas linhagens ao longo do tempo tendem a diminuir a percentagem de plantas heterogêneas , e essas sementes podem ser salvas visto que não a queda do chamado vigor híbrido diferentemente do acontece com plantas que não são linhagens.
3. Qual a simbologia utilizada para representar as populações e famílias de plantas autógamas?
Resposta: Quando se trata de plantas autógamas temos 3 tipos usados de simbologia usadas em função da frequência alélica simbologia a ser utilizada é função da freqüência alélica o F, S e RC. 
O é F – Geração Filial que é utilizado quando se conhece a frequência alélica e a mesma é ½ (P1 BB x P2 bb F1 Bb F2 BB ¼ , Bb ½, bb ¼ ).
O é o S – Sib, acasalamento ao acaso , é usada quando não se conhece a freqüência alélica(P1XP2 x P3X P4 HD (1234) x P5XP6 x P7XP8 HD (5678) HM (12345678).
O RC para Retrocruzamento quando a freqüência alélica e diferente de ½ contudo o melhorista a conhece.
4 Por que as cultivares dos agricultores de subsistência de feijão, por exemplo, constitui-se de uma mistura de linhas puras?
Resposta: No âmbito da agricultura de subsistência é uma prática
rotineira dos agricultores não comprarem sementes; eles reutilizam os grãos colhidos como semente para a próxima safra devido a isso essa razão as “cultivares” dos agricultores são constituídas por uma mistura de linhas puras,
(Heterogêneas).
5 Quais os métodos de melhoramento que podem ser utilizados em culturas autógamas que exploram a variabilidade natural?
Resposta: Os métodos usados para explorar essa variabilidade são a Introdução de Plantas (germoplasma) constitui o método de melhoramento mais simples ; tem-se a possibilidade de utilizar o cultivar após a avaliação e experimentos com repetições; pode-se realizar a seleção dentro do germoplasma desde que exista variabilidade ou utilizar o germoplasma em bloco de cruzamentos. E a seleção de linhas puras em cultivares heterogêneas.
6 Por que o método de seleção massal deve ser utilizado para caracteres de alta herdabilidade?
Resposta: Pois esse depende que a plantas expressem bem seus caracteres para sua realização, visto que consiste numa seleção fenotípica e não se avalia experimentos com repetições, que poderiam compensar a baixa herdabilidade.
A seleção é eficiente se realizada sob efeito herdáveis.
7 Qual a principal diferença entre o método de seleção massal e o método de seleção de linhas puras com teste de progênie?
Resposta: 
Os métodos de seleção de linhas puras e massal diferem entre si apenas
quanto ao número de linhagens puras selecionadas que caracterizará a nova
variedade; nessa seleção de linhas puras, ou seleção de plantas individuais com teste de progênie, a nova variedade é constituída por uma única linha pura. No método massal, as progênies de muitas linhas puras são combinadas para
formar a nova variedade. 
8 Qual a vantagem do método da hibridação em relação aos métodos que exploram a variabilidade natural?
Resposta: A hibridação deve ser utilizada quando o objetivo do programa de melhoramento é reunir em um único indivíduo - linhagem - os alelos desejáveis
que se encontram em linhagens distintas. A hibridação é um método utilizado para ampliar a variabilidade. Nesse método quando se hibridiza a espécie faculta-se ao melhorista a usar fenótipos que são de indivíduos separados em uma mesma população. Essa a principal estratégia usada nos programas de melhoramento.
9 Por que o cruzamento múltiplo apresenta maior variabilidade do que o cruzamento biparental?
Resposta:
Quando se trata de um cruzamento biparental o ocorre é que tem 50% dos alelos de um parental e 50% dos alelos do outro parental, existe grande dificuldade duas linhagens que sejam totalmente contrastantes, que se complementem totalmente. Dessa maneira quando é feito esse cruzamento não se consegue associar todos os caracteres ou todos os fenótipos desejáveis para todos os caracteres sob seleção.No cruzamento múltiplo no caso fornece a oportunidade para combinar alelos favoráveis que se encontram presentes em diferentes genitores. Com isso a “vantagem” é que o número de possíveis alelos na população para loco aumenta com o número de genitores usados(maior combinação de alelos).
10 Qual caráter é mais influenciado pelos fatores ambientais: quantitativo ou qualitativo? Qual a implicação desta influência na escolha de genitores para realização de cruzamentos no método pela hibridação?
Resposta: Se tem-se um caráter a ser melhorado que é qualitativo, normalmente esse é controlado por um ou poucos genes irá possuir pouca influência do ambiente na manifestação fenotípica do caráter, tem se calsses distintas e apresentam mais herdabilidade ; a escolha dos genitores é facilitada.
Se tem-se um caráter quantitativo normalmente controlado por vários genes e alta influência do ambiente, apresenta baixa herdabilidade, tem sua distribuição contínua e não forma classes; escolha dos genitores é dificultada usando ferramentas estatíscas para essa escolha.

Outros materiais