Buscar

Resumo Filme Narradores de Javé

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
Filme: Narradores de Javé.
Grupo:
Síntese:
 O filme retrata a historia de um povoado de Javé que esta preste a ser inundada para construção de uma hidroelétrica.
 No filme, notamos primeiro o presente, onde a cidade ameaçada por uma inundação, eles recorrem ao passado, a historia que toda a cidade já viveu para tentar formular um documento que torne a cidade um patrimônio histórico, tudo isso com o medo do futuro, da inundação.
 Eles tem pouco tempo para formular a historia de uma vida inteira para salvar a cidade, nesse instante eles passam a lembrar do passado contando historias passadas de geração em geração para provar que a cidade de javé viveu e tem uma historia grandiosa, nesse contexto podemos encontrar memórias, memórias do passado de uma família, uma cidade relatada de formas diferentes, onde a memória de um individuo, que ouviu historias, foi se tornando coletivas devido a passagem do tempo daquelas famílias, que foram formando e se tornando Javé. Aquelas famílias, aqueles quilombolas formaram a cidade. E agora com o tempo correndo tem que retomar suas raízes para formar a historia contada, em historia escrita para dar validade a tudo que viveram.
 Infelizmente vemos no final do filme que tudo aquilo foi em vão, e tristemente toda a cidade fora destruída pela a água. E restou somente a historia do passado daqueles habitantes.

Outros materiais