Buscar

Hanseniase - mostra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

É uma doença de manifestação dermatológica (manchas, placas, pápulas, nódulos..), sistêmica: podendo acometer órgãos como fígado, baço, globo ocular e neurológica: acometendo nervos da face, dos membros superiores e dos inferiores, nervos periféricos, filetes nervosos, nervos superficiais e profundos. Provoca alterações sensitivo-motoras: hipoestesias (diminuição da sensibilidade) paresia ou paralisias total ou parcial da função muscular, fraqueza e atrofias musculares, retrações tendíneas, limitações articulares, anidrose (ausência ou diminuição do suor), distúrbios circulatórios cutâneos. Lembrando que a doença tem formas diferentes de manifestações, algumas mais leves e outras mais severas: a indeterminada (leve), tuberculoide, Virchowiana é marcada por acometer bastante a face: fácies leonina e a Dimorfa que é severa em acometimentos neurológicos. 
O diagnostico é clinico e feito por um profissional da saúde, através da baciloscopia, se necessário um exame histopatológico da pele, avaliação de lesões na pele com alteração de sensibilidade, avaliação de alterações neurológicas através da palpação de nervos e sua avaliação funcional. 
Agora vamos ao que eu quero de fato passar pra vocês: A importância da fisioterapia! 
O fisioterapeuta faz o teste de sensibilidade ( feito em pelo menos quatro pontos em cada mão e na planta de cada pé) faz o teste de força muscular, teste de palpação para classificação de grau de incapacidades
Tento em vista todos os acometimentos no paciente com hanseníase que eu falei pra vocês, a fisioterapia é de extrema importância deste a prevenção com técnicas preventivas até a reabilitação com monitoramento da função neural, trabalho de força muscular, recuperação da mobilidade articular visando, por exemplo, o ganho de liquido sinovial com exercícios, evitar ou diminuir retrações dos tecidos moles, mantém tônus, integridade e elasticidade da pele e para evitar deformidades, diminuição de dor e edema, estimular a movimentação ativa, alongamentos entre vários outros benefícios que darão melhor qualidade de vida ao paciente. Nas úlceras, a fisioterapia estimula o processo de cicatrização, e, nos casos de cirurgias para descompressão neural e transferência de tendões, ela atua no pré e pós-operatório, controla a inflamação, a dor, o edema e o espasmo muscular, mantém a independência funcional. Devemos também falar das orientações que podem inclusive ser preventivas de sequelas maiores como orientações de atividades de vida diária, utilização de calcados adequados, órteses, marcha, deambulação etc. 
Vale ressaltar que em qualquer sintoma deve procurar atendimento medico, certo? Pensando na sua saúde e na próximo. O tratamento medicamentoso dura de 6 a 36 meses dependendo do grau de acometimento, que é de extrema importância a continuidade correta do tratamento medicamentoso e fisioterapêutico. 
Lembrando que quem tem hanseníase merece de apoio consciente e tratamento, não de preconceito e o mais importante: Hanseníase tem cura !

Outros materiais