Buscar

Prova de Técnica Cirúrgica Veterinária 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Técnica Cirúrgica Veterinária 
Para estudos 
1- O esôfago transporta alimento, água e saliva da faringe para o esôfago. Embora seja menos comum que as obstruções intestinais, a obstrução esofágica pode ocorrer em cães e gatos. Dentre suas causas, corpos estranhos, estenoses e neoplasias são as mais relatadas. Assim, pode-se indicar uma cirurgia esofágica se a função for interrompida por obstrução ou perfuração. A técnica para abordagem do esôfago torácico cranial para remoção de um corpo estranho compreende o: 
a) Paciente em decúbito lateral direito, com acesso cirúrgico pelo espaço intercostal, identificação do esôfago no mediastino dorsalmente ao tronco braquicefálico, dissecação da pleura mediastinal sobreposta ao esôfago, preservação das estruturas vasculares e nervosas, diérese das camadas adventícia, muscular, submucosa e mucosa, remoção do corpo estranho e síntese da parede esofágica. 
b) Paciente em decúbito dorsal, com acesso cirúrgico pela linha média cervical, identificação do esôfago no mediastino ventralmente ao tronco braquicefálico, diere das camadas adventícia, muscular, submucosa e mucosa, dissecação da pleura mediastinal sobreposta ao esôfago, preservação das estruturas vasculares e nervosas, remoção do corpo estranho e síntese da parede esofágica. 
c) Paciente em decúbito dorsal, com acesso cirúrgico pela linha média pré-retroumbilical, identificação do esôfago no mediastino dorsalmente ao tronco braquicefálico, diérese das camadas adventícia, muscular, submucosa e mucosa, dissecalçao da pleura mediastinal sobreposta ao esôfago, preservação das estruturas vasculares e nervosas, remoção do corpo estranho e síntese da parede esofágica. 
d) Paciente em decúbito lateral esquerdo, com acesso cirúrgico pelo espaço intercostal identificação do esôfago no mediastino ventralmente ao tronco braquicefálico, dissecação da pleura mediastinal sobreposta ao esôfago, diérese das camadas adventícia, muscular, submucosa e mucosa, preservação das estruturas vasculares e nervosas, remoção do corpo estranho e síntese da parede esofágica.
2- Invaginante ou inversante; contaminante, pois atravessa todas as camadas da estrutura envolvida. Pode ser realizada em duas linhas onde a primeira é contaminante e a segunda não contaminante. É indicado principalmente para obliteração do fluxo alimentar a nível intestinal, na opção de uma nova via de transito do bolo alimentar. Estamos falando da: 
a) Sutura contínua zigue-zague
b) Sutura contínua Bolsa de Tabaco
c) Sutura contínua Cushing 
d) Sutura contínua intradérmica 
 
3- A técnica cirúrgica de ovário-histerectomia é comumente utilizada na rotina cirúrgica de animais de companhia. Com relação a essa cirurgia, é incorreto afirmar:
a) A razão mais comum para a realização dessa cirurgia é prevenir o estro e os filhotes indesejados. 
b) Entre as razões para realizar essa cirurgia, estão a prevenção de tumor de mama, prevenção ou tratamento de piometra, metrite e neoplasias ovarianas. 
c) Em cães, não se deve realizar a incisão de pele e acesso à cavidade abdominal imediatamente caudal ao umbigo, na linha média, devido à dificuldade para localização e ligadura dos pedículos ovarianos.
d) A ovário-histerectomia precoce está associada a aumento do comprimento ósseo e ocorrência de prepúcio e vulva infantis. 
4- Com relação à orquiectomia, comumente realizada em cães e gatos para promover a esterilização e também para tratar e prevenir doenças relacionadas ao andrógeno, assinale a alternativa incorreta. 
a) A orquiectomia em cães pode ser realizada pelas técnicas aberta e fechada, e na técnica fechada não há abertura da túnica vaginal. 
b) Nos cães, pode-se realizar a abordagem pré-escrotal e, nos gatos, a abordagem escrotal para a realização da orquiectomia. 
c) Nos cães, antes da remoção do testículo, deve-se realizar ligadura no ducto deferente e no cordão vascular. 
d) Nos gatos, a ligadura no cordão espermático deve ser realizada somente com uso de fio cirúrgico, como realizado em cães. 
5- A cirurgia de rumenotomia em bovinos é utilizada como forma de diagnóstico e tratamento. Com relação a esse procedimento cirúrgico assinale com V afirmativas verdadeiras e com F as falsas. 
( ) A rumenotomia é realizada por meio de uma incisão paralombar esquerda. 
( ) Com essa técnica, tanto o interior do rúmen quanto do retículo podem ser explorados. 
( ) O fechamento do rúmen pode ser realizado por uma única ou por dupla camada de sutura. 
( ) A sutura do rúmen deve ser realizada somente com fio não absorvível, uma vez que esse fio possui maior segurança quanto à contaminação. 
Assinale a sequência correta. 
a) F V V F 
b) V F F V 
c) F F F V 
d) V V V F 
 
6- A escolha da melhor abordagem para toracotomia intercostal depende da exposição exigida e do processo patológico subjacente. Assinale o acesso cirúrgico recomendado para o processo patológico correspondente. 
a) Para cirurgias do esôfago torácico cranial, recomenda-se o acesso entre 3º ou 4º espaço intercostal direito. 
b) Para cirurgias do esôfago torácico caudal, recomenda-se o acesso entre 4º ou 5º espaço intercostal esquerdo. 
c) Para correção da persistência de arco aórtico direito, recomenda-se o acesso no 4º espaço intercostal direito. 
d) Para correção da persistência do ducto arterioso, recomenda-se o acesso entre 4º ou 5º espaço intercostal esquerdo. 
7- A intussuscepção intestinal é uma invaginação de um segmento intestinal no lúmen do segmento adjacente, ocorrendo principalmente em cães, na porção de jejuno e íleo. A redução manual pode ser realizada, mas em alguns casos o tratamento cirúrgico é necessário. Sobre o tratamento clínico-cirúrgico deste caso, é correto afirmar: 
a) A redução manual só terá sucesso caso não haja aderências na serosa intestinal, e uma enteroenteropexia pode ser realizada para se diminuir a chance de recidivas. 
b) A enterotomia com enteroanastomose devem ser realizadas em todos os casos de intussuscepção, havendo ou não áreas de necrose aparente. 
c) A incisão na alça intestinal não deve chegar nos vasos mesentéricos para que a irrigação não seja comprometida. 
d) Durante o pós-operatório não há necessidade de jejum alimentar, se a técnica de enterotomia foi bem realizada. 
8- Descreva o passo a passo como técnica operatória de CISTOTOMIA deve ser realizada. Descreva quais fios utilizados e gramatura e tipos de sutura. 
9- Descreva o passo a passo como a técnica operatória de ENTEROTOMIA deve ser realizada. Descreva quais fios utilizados e gramatura e tipos de sutura.

Outros materiais