Buscar

Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 07 – A Sociologia de Max Weber
Ao final desta aula, você será capaz de:
analisar os principais conceitos relacionados a sociologia weberiana, explicando o conceito de sociologia compreensiva;
definir os conceitos de ação social, relações sociais e também o significado dos tipos ideais.
O sociólogo Max Weber parte do princípio de que a sociedade não é apenas algo exterior aos indivíduos. Ao contrário, ela seria o resultado de uma imensa rede de interações entre os seus membros. 
Para analisar esta rede de relações não basta observá-la de modo distante, é necessário se aproximar, interagir e, a partir daí, assimilar os diferentes tipos de racionalidade que motivam as ações sociais. 
Esta compreensão do sentido subjetivo das ações dos indivíduos que se relacionam com os demais membros da sociedade ou grupo é a base da sociologia weberiana, que será abordada nesta aula.  
Um importante conceito que é a base a partir da qual a sociologia weberiana pode ser estruturada é o conceito de ação social. 
Marx Weber(1864-1920)
O que é ação social?
Ação social, segundo Weber, é todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado.
Para Weber, a sociedade não seria um organismo com uma espécie de complementaridade entre as suas partes, como postulava Durkheim, nem tampouco uma espécie de prisão para as classes menos favorecidas, como imaginava Marx. 
Para ele, a sociedade se apresentava como uma grande teia formada por diversos tipos de ações sociais. A identificação do sentido subjetivo dessas ações, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou àquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva.
De um modo diferente daquele empregado por seus contemporâneos, Weber rompe de forma mais sistemática com o cientificismo de influência positivista, muito presente nas obras de pensadores do século XIX, como Émile Durkheim.
Na opinião de Marx Weber,as ciências sociais, definidas por ele como ciências da cultura, são disciplinas cujas diretrizes metodológicas e teóricas são profundamente influenciadas pelo ponto de vista do investigador, ou seja, ao se produzir conhecimento científico, ou se relacionar com ele é de grande relevância se levar em consideração os valores presentes na personalidade do cientista ou pesquisador.
Neste sentido, não existiria uma espécie de ciência “neutra”, sendo o próprio foco da pesquisa científica estabelecido, muitas vezes, em sintonia com os valores morais, políticos ou religiosos de quem desenvolve o trabalho.
	Um traço marcante do pensamento weberiano é a sua ruptura radical com a lógica do cientificismo positivista.
	Auguste Comte definia a sociologia como a física social. Segundo ele, a lógica de pesquisa desta disciplina seria destinada a conhecer os processos sociais, para poder prever os seus desdobramentos.
	Ao contrário, Weber, ao perceber a sociedade como uma teia constantemente renovada de ações sociais, afirma ser esta realidade hipoteticamente infinita e que apenas um fragmento de cada vez pode ser objeto de conhecimento sistematizado, no sentido da pesquisa científica.
Para a sociologia weberiana a sociedade concebida como esta totalidade, ou um “todo” monolítico seria algo absolutamente incompreensível “pela simples razão de que este todo reside na interação entre as partes e não é possível conhecer todas elas ao mesmo tempo, porque são muitas e porque se renovam a cada dia.” (Rodrigues, 2006: p. 61).
É na simples escolha de uma das partes deste todo para ser estudada, que se encontram envolvidos os valores do pesquisador.
A escolha de um caminho para a pesquisa envolve um tipo de racionalidade e, consequentemente, também se caracteriza como uma ação social.
Com o objetivo de qualificar estas ações sociais, Weber desenvolve o conceito de tipos puros ou tipos ideais, sabendo que estas construções não espelhariam de forma fiel a realidade. Elas se apresentariam como pontos de referência, a partir dos quais seria possível se estabelecer níveis de comparação com o mundo concreto, funcionando, na prática, como um importante método de investigação para as ciências sociais.
Todas as ações praticadas em sociedade implicam em um determinado nível de racionalidade, por parte do sujeito que as executa. Justamente a partir do seu caráter mais ou menos racional, Weber estabelece uma classificação para as ações sociais, segundo o princípio dos tipos ideais.
	Ação social racional com relação a fins 
	São aquelas cujo sentido subjetivo envolve os meios adequados para se atingir determinados objetivos, previamente estabelecidos. Ex.: uma pesquisa científica, um projeto econômico, fazer um curso de graduação etc.
	Ação social afetiva 
	São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão. Ex.: ações motivadas por ciúme, cólera, paixão etc.
	Ação social racional com relação a valores 
	São aquelas cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores. Ex.: participar de uma manifestação em defesa da natureza ou em prol dos direitos humanos, ou entrar para a universidade porque a família considera este um ponto importante.
	Ação social racional com relação ao regular ou ação social tradicional 
	São aquelas cujo sentido subjetivo se constrói com vistas à observação de costumes ou tradições.  Ex.: o casamento religioso ou o batismo dos filhos em determinada igreja, para quem não é praticante daquela crença. Ir para a universidade porque todos na família assim o fizeram etc.
Para finalizar esta aula, vale ressaltar que a afirmação de que Weber considerava as situações descritas como tipos ideais, construídas para simples efeito de comparação é porque elas não representam a realidade num sentido fiel, mas sim para efeito de aproximação.
Ex:Um rapaz pode ingressar na universidade para se graduar em Medicina, o que seria uma ação social racional com relação a fins.Entretanto, ao se matricular escolhe uma turma da manhã com o intuito de reencontrar uma ex namorada. Além disso, todos na família são médicos e isto o faz sentir na obrigação de dar continuidade a esta cultura familiar. Neste caso ,seriam misturadas à ação racional outras de caráter afetivo e tradicional 	 	
Gabarito (teste de conhecimento)
Ação social afetiva. -São aquelas cujo sentido subjetivo racional se mistura a uma forte carga emocional, muitas vezes comprometendo a própria análise da racionalidade em questão.  
Ação social racional com relação a fins. -São aquelas cujo sentido subjetivo envolve os meios adequados para se atingir determinados objetivos, previamente estabelecidos. 
Ação social racional com relação ao regular ou ação social tradicional. -São aquelas cujo sentido subjetivo se constrói com vistas à observação de costumes ou tradições.  
Ação social racional com relação a valores. -São aquelas cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores.  
1.
Qual é o sentido do conceito de ação social para a sociologia weberiana?
Parte superior do formulário
1) alguns tipos de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado. 
2) todo tipo de conduta humana relacionada apenas ao agente e dotada de um sentido subjetivamente elaborado. 
3) todo tipo de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido subjetivamente elaborado. 
4) alguns tipos de conduta humana relacionada a outros indivíduos e dotada de um sentido objetivamente elaborado. 
 
Parte inferior do formulário
2.
Qual é a principal relação entre ação social e sociologia compreensiva?
Parte superior do formulário
1) A identificação do sentido objetivo das ações sociais, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou aquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva. 
2) A identificação do sentidosubjetivo das ações sociais não têm a menor importância para a Sociologia Weberiana, pois, como para todo sociólogo positivista, para Max Weber, o importante é compreender as leis que regem a realidade social. 
3) A identificação do sentido subjetivo das ações sociais têm importância para a Sociologia Weberiana, pois, como para todo sociólogo marxista, para Max Weber, o importante é compreender lutas de classes, para compreender as transformações sociais. 
4) A identificação do sentido subjetivo das ações sociais, ou seja, do tipo de racionalidade que as motiva e que leva a este ou aquele comportamento é o que define a sociologia weberiana como compreensiva. 
 
Parte inferior do formulário
3.
Por que os tipos ideais não expressam, de maneira fiel e completa, a realidade social?
Parte superior do formulário
1) Porque elas se apresentariam como pontos de referência, a partir dos quais seria possível estabelecer níveis de comparação com o mundo concreto. 
2) Porque, apesar de seus objetivos, os cientistas nunca têm competência suficiente para elaborar tipos ideais que expressem de maneira fiel e completa a realidade social. 
3) Porque, segundo Weber, o tipo ideal deve revelar aquilo que o cientista deseja, em seus sonhos mais otimistas, que seja a realidade social. 
4) Porque a atividade científica é uma atividade desvinculada do mundo real e não precisa usar tipos ideais que expressem de maneira fiel e completa a realidade social. 
 
Parte inferior do formulário

Outros materiais