Buscar

PROCESSO PENAL III- ATIVIDADE COMPLEMENTAR II- ADRIENNY

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: PROCESSO PENAL III
ATIVIDADE COMPLEMENTAR II
1. Da análise do Código de Processo Penal, pode-se verificar que as disposições relativas
ao rito sumário se iniciam no art. 531, que versa a respeito da audiência de instrução e
julgamento. Contextualizando esta fase no sistema processual, explique: como são
regidas as etapas que antecedem a audiência neste rito? Justifique sua resposta
utilizando os fundamentos jurídicos cabíveis.
	A priori, é importante destacar que o rito sumário destina-se ao processamento dos crimes cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade, estando disciplinado nos arts. 531 a 538 do CPP. Sendo assim, as etapas que antecedem a audiência são regidas basicamente da mesma maneira do rito ordinário, ou seja, difere-se no que concerne a redução do prazo de realização da audiência de instrução e julgamento (que passa a ser realizada no prazo máximo de 30 dias, enquanto no ordinário o prazo é de 60 dias) e o número de testemunhas (limitado no rito sumário a 5, enquanto no ordinário é permitido arrolar até 8 testemunhas). 
	Desta feita, o procedimento antes da audiência é: a infração > Investigação criminal > Instauração do inquérito policial: apurar os elementos relativos à autoria e materialidade, para dar condições ao titular da ação penal para promovê-la > requerer o arquivamento ou oferecer a denúncia (art. 395, CPP), que pode ser recebida ou rejeitada liminarmente > se recebida, cita-se o réu para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias (art. 396, CPP) > juiz pode absolver sumariamente (art. 397, CPP), se não for o caso > audiência de instrução e julgamento (art. 399, CPP).
2. Quais as principais diferenças entre o procedimento ordinário e o sumário?
	As principais diferenças entre o procedimento ordinário e sumário concerne ao prazo da audiência de instrução e a quantidade de testemunhas. No primeiro, o prazo máximo é de 60 dias, enquanto no sumário é de 30 dias; e o número de testemunhas no ordinário é de até 8 testemunhas, e no rito sumário o limite é de 5 testemunhas. 
3. É possível a apresentação de alegações finais por escrito no procedimento sumário?
	
	Em tese, não é possível apresentar alegações finais por escrito no rito sumário, visto que não há previsão expressa. Contudo, entende-se que as partes podem requerer que as alegações finais sejam feitas de maneira escrita. 
4. Há fase de diligências no procedimento sumário?
	Não. No rito sumário não existe a fase de requerimento de novas diligências ao término da audiência de instrução nem a previsão expressa da possibilidade de conversão dos debates orais em memoriais e de o juiz chamar os autos conclusos para sentenciar em data posterior à da audiência. Isso porque, a intenção do legislador, em verdade, é a de que a audiência seja efetivamente una, sem a possibilidade de conversão do julgamento em diligência e com a imediata realização dos debates orais e da prolação da sentença.

Outros materiais