Buscar

AVD TEORIA CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVD TEORIA CONSTITUCIONAL 
1 - Restrições aos direitos fundamentais é temática que desperta intenso debate doutrinário. Alguns autores entendem que os direitos fundamentais são regras. Para outros são princípios. No âmago da discussão é de se verificar, igualmente a questão de serem ou não referidos direitos absolutos. A convivência pacífica numa democracia depende da orientação doutrinária que se tem em tal contexto.
Considerando que os direitos fundamentais são princípios e não regras aponte a alternativa correta:
D - Na medida em que os direitos fundamentais são entendidos como princípios constata-se a sua incidência nos casos concretos por subsunção
2 - (VUNESP/2016) A empresa X é autuada por suposta infração administrativa. Ao consultar os autos do processo administrativo para elaboração de seu recurso, constata a existência de outro processo relacionado ao seu ao qual lhe é negado acesso, sob o fundamento de que está sob sigilo. Porém, toda a base fática que deu causa à autuação administrativa da empresa X consta desse processo "sigiloso". Visando ter acesso a esse processo administrativo anterior, o remédio constitucional adequado a ser utilizado pela empresa X é.
A - o mandado de segurança.
3 - O alemão Rolf Buchholz ficou conhecido por possuir 453 piercings em seu corpo, sendo mais de 100 em seu rosto. Ao ver a sua imagem na internet, é possível questionar os limites do direito à integridade física. A respeito do direito individual à integridade física, marque a opção correta:
B - Apesar de irrenunciável, o direito à integridade física pode ser objeto de autolimitação, especialmente quando cabível o consentimento por parte do titular do direito, como no caso da colocação de piercing.
4 - Levando em consideração a prática do rascismo no Brasil, considere a seguinte hipótse: Uma lei que considerasse a prática de racismo crime inafiançável, sujeitando o autor do crime à pena perpétua de reclusão e de trabalhos forçados, seria inconstitucional
B - apenas por ser vedada a instituição de penas perpétuas.
5 - A limitação dos direitos fundamentais e princípios constitucionais do processo em tempos de pandemia é um tema que exige entendimento crítico no âmbito do Estado Democrático de Direito. Com base na temática aqui apresentada, assinale a alternativa correta:
A - Fatores sociais, naturais, políticos, econômicos ou morais não podem servir de justificativa para relativizar os princípios constitucionais do processo, com a consequente limitação do direito fundamental à isonômica dialeticidade processual de provas e argumentos trazidos pelas partes ao processo.
6 - A dignidade humana, no Estado Democrático de Direito, é princípio constitucional que representa simbolicamente a despatrimonialização do direito, colocando como eixo central do ordenamento constitucional brasileiro a proteção ampla e integral da pessoa humana mediante o reconhecimento do exercício do direito fundamental à liberdade e igualdade. Com relação ao tema aqui exposto, assinale a alternativa correta:
C - A privação da liberdade é medida excepcional e admitida apenas quando houver processo judicial em que se assegure ao acusado o direito efetivo à defesa. O texto da Constituição brasileira de 1988 é claro ao estabelecer que ninguém será privado de sua liberdade sem o devido processo legal.
7 - O estudo comparativo da jurisdição e do processo sob a ótica instrumentalista e constitucionalizada gera relevantes debates acadêmicos. Com relação ao tema aqui apresentado, assinale a alternativa correta:
B - O processo constitucional democrático é locus de dialeticidade ampla e isonômica dos pontos controversos que integram a demanda judicial, facultando-se ao magistrado a utilização de parâmetros jurídicos e metajurídicos como critério de fundamentação das decisões judiciais.
8 - A interpretação do direito fundamental à liberdade de expressão nas sociedades democráticas deve ser construída de forma extensiva, integrativa e sistemática. Significa dizer que o legislador e o intérprete deverão assegurar sua aplicabilidade nos mais diversos espectros, mecanismo esse essencial à dignidade humana, cidadania e igualdade material. A partir das reflexões aqui apresentadas, assinale a alternativa correta:
E - A proteção dos direitos humanos, a repressão do discurso de ódio contra as minorias, a regulamentação dos limites constitucionais do exercício do direito fundamental à liberdade de expressão, a efetividade do princípio da não discriminação e o repúdio a qualquer meio ou forma de tornar invisível o direito à diferença são alguns compromissos assumidos pelo Estado Democrático de Direito

Outros materiais

Perguntas Recentes