Buscar

1 Redação sobre Legislação Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (299325)
Legislação Trabalhista e Previdenciária (RHU04)
Prova: 3696190
QUESTÃO:
1. Sobre a avaliação das relações de trabalho, o empregador tem inerente à sua qualificação, enquanto detentor do gerenciamento de uma atividade econômica por sua própria conta e risco, algumas situações que lhe proporcionam um poder de direção. Este poder de direção pode ser de organização, disciplinar e de controle. Identificando como esses aspectos influenciam as atividades laborais, levando em consideração um caso concreto de seu cotidiano que represente o poder de direção do empregador, escreva uma redação com o tema: O PODER DE ORGANIZAÇÃO, O PODER DISCIPLINAR E O PODER DE CONTROLE.
RESPOSTA ESPERADA:
Na relação de trabalho e emprego, o empregador detém algumas funções que lhe são inerentes enquanto “donos do negócio”, dono do empreendimento. No cotidiano, o empregador no exercício dessas prerrogativas as utiliza e se utiliza de poderes para que estas sejam objetivas. O empregador, para isto, define, enquanto poder de organização, de que forma constituirá sua empresa, individual, limitada, sociedade anônima; o horário que sua empresa funcionará; as funções que seus empregados exercerão; os cargos que cada qual ocupará, os salários que receberão, além de poder instituir um regimento ou regulamento interno na empresa.
O poder de controle do empregador está na forma que este controla a forma de produção dos bens que coloca no mercado de consumo, o meio utilizado para esta situação, o controle do horário de seus colaboradores, a produção efetuada, as eventuais faltas de seus empregados etc.
O poder disciplinar possibilita que o empregador aplique punições estabelecidas em normas e regulamentos da empresa, em textos de lei, em acordos ou convenções coletivas para os colaboradores que não cumprem com as obrigações ou deveres que lhe são inerentes no exercício de suas funções.
O exercício desses poderes tem como objetivo final permitir que o empregador tenha sucesso com sua empresa, organização, empreendimento.

Outros materiais