Buscar

ATIVIDADE 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 5: MTPAdm - 2015/2 
1)       Qual é a finalidade da pesquisa bibliográfica?
Resposta: A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. Ela precede o reconhecimento do problema ou do questionamento que funcionará como delimitador do tema de estudo. Isso quer dizer que, antes mesmo de delimitar o objeto de estudo o que pode, inclusive, ajudar nessa delimitação.
2)       O que é uma informe?
    Resposta: É uma informação não de todo ainda elaborada; por isso, algumas vezes pode ser vaga e incerta. Em outro sentido, é um documento isolado que, examinado em conjunto com outros, pode constituir uma informação.
3)       Quais as fases de uma pesquisa bibliográfica?
    Resposta: Segundo Lakatos e Marconi (1992, p. 43) afirmam que a pesquisa bibliográfica compreende quatro fases distintas: 
- Identificação: fase de reconhecimento do assunto pertinente à problemática;
- Localização: aquisição das informações necessárias;
- Compilação: reunião de todas as informações publicadas por meio de xerox, fichas, filmagem, entre outras técnicas. 
- Fichamento: anotação dos dados, respeitando as normas científicas, bem como inserindo as referências bibliográficas com todos os dados das obras pesquisadas.
4)       Qual é a finalidade do fichamento de uma obra?
    Resposta: A finalidade é registrar as principais ideias assinaladas ao longo das leituras feitas. Essa técnica facilita a compreensão do assunto e a organização das informações na execução do trabalho. Além disso, a confecção da ficha proporciona ao confeccionador a construção de uma maior compreensão do texto e ainda permite a economia de tempo, pois, na hora de uma pesquisa, com o fichamento realizado não será necessário ficar recorrendo ao texto original, bastando apenas uma consulta a ficha para se ter uma boa ideia do teor do mesmo.
5)       Escolha um texto teórico da sua área, ou mesmo uma aula da disciplina ou do curso, para fazer um fichamento. Você vai fazer uma ficha de conteúdo. Resposta: 
FICHA BIBIOGRÁFICA.						25/08/15
AUTOR: CAMARINHO, RAMON.
TÍTULO: Introdução ao modelo Balanced scorecard adaptado para empresas de pequeno e médio porte sem fins econômicos.
NOTAS TIPOGRÁFICAS:
Juiz de Fora - MG. / 2015 / 153
CIDADE ANO / PÁGINAS
OBSERVAÇÃO: O livro explica como a ferramenta de avaliação de desempenho Balanced scorecard pode ser adaptada as empresas sem fins econômicos. O modelo propõe foco na satisfação do atendimento das expectativas do cliente. O livro traz uma linguagem simples de fácil compreensão inclusive para quem não possui formação/experiência em gestão.

Outros materiais