Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
RELATÓRIO anatomia 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA
	NOME:
	MATRÍCULA: 
	CURSO: Nutrição
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Mello
		TEMA DE AULA: ARTROLOGIA
 As articulações são regiões de conexão entre os diversos ossos do esqueleto. Essas junturas são mantidas em contato pela presença de estruturas fibrosas que limitam as movimentações e os ligamentos. Pode-se afirmar que existem três tipos de articulações, segundo o elemento que se interpõe aos ossos: articulações fibrosas, articulações cartilagíneas e articulações sinoviais. A articulação fibrosa é composta por tecido conjuntivo fibroso e pode ser encontrada unindo os ossos cranianos, apresentando assim, motilidade inexistente. As articulações cartilaginosas podem ser encontradas entre as vertebras (disco intervertebral), as quais se classificam como sínfises, que são encontradas na pelve (sínfise púbica), fazendo parte das articulações cartilaginosas a articulação esternocostal que é responsável pela união das costelas no osso externo. A articulação sinovial tem uma ampla movimentação em sua cavidade articular composta pelo liquido sinovial. Como exemplo: a articulação coxofemoral, glenoumeral, joelhos, etc. 
			TEMA DE AULA: MIOLOGIA
 O sistema muscular é formado aproximadamente por 600 músculos, tendo suas finalidades e funcionalidades específicas a sua localização. Porém, o sistema esquelético permite a estabilidade e movimentação corpórea. Visto que o corpo humano é formado por três diferentes grupos musculares: musculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. Com suas funções o corpo humano é uma máquina complexa que apresenta diversos sistemas integrados trabalhando juntos para garantir a nossa sobrevivência. Dentre esses sistemas, destaca –se o muscular, que está relacionado com funções importantes do corpo.
Músculo Estriado Esquelético: É localizado junto ao esqueleto e são conectados através dos tendões, esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso central e caracterizado por movimentos fortes e voluntários, por exemplo, os músculos dos membros inferiores e superiores: os braços, as mãos, as pernas e os pés.
Músculo liso: Tem contração lenta e involuntária, controlado pelo sistema nervoso vegetativo. O mesmo encontra-se nas paredes dos órgãos ocos. Como: vasos sanguíneos, útero, bexiga e no trato gastrointestinal. O músculo liso está presente nestes órgãos por contrações peristálticas que são controladas automaticamente pelo sistema nervoso autónomo, que tem o papel preponderante de impulsionar sangue, urina, esperma, bile, etc.
Músculo Estriado Cardíaco: Está localizado no coração (miocárdio), esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso vegetativo e caracterizado por contrações vigorosas e involuntárias.
Principais funções: 
· Garantem assim a movimentação do corpo;
· Promove a estabilização das posições corporais;
· Garante os movimentos respiratórios;
· São responsáveis pela movimentação do sangue pelo organismo, da urina pelo sistema urinário e dos alimentos pelo sistema digestório. 
Os principais músculos do corpo humano:
 O maior músculo do corpo humano é o da coxa, tem comprimento de até meio metro. Por outro lado, temos o menor músculo, é o que está localizado entre as vértebras, medindo cerca de1cm. E assim, temos o músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de Masseter, responsável pela mastigação, fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.
A seguir o sistema muscular está dividido em:
São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentos São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentospelo sistema dige stório e da urin a pelo s is tema uriná rio
São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentos São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentos pelo sistema dige stório e da urin a pelo s is tema uriná rio.Promov e m a estab ilização das posições corporais.Garant em a rea lizaç ão dos movi men tos res piratór ios.
Garant em a movi me ntação do corpo. 
 Promov e m a estab ilização das posições corporais. 
 São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentos 
 Garant em a rea lizaç ão dos movi men tos res piratór ios.
Garant em a movi me ntação do corpo. 
 Promov e m a estab ilização das posições corporais. 
 São responsáveis pela mov iment açã o d o sangue pe lo org anismo, dos alimentos 
 Garant em a rea lizaç ão dos movi men tos res piratór
			TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO
 O sistema digestório degrada o alimento em pequenas moléculas, sendo absorvíveis pelas células, que são usadas no desenvolvimento e na manutenção do organismo e nas suas necessidades energética. Todavia, há uma transformação de macromoléculas em micromoléculas, para isso a utilização de processos físico-químicos é essencial. Visto que, a cavidade bucal, constituída pelos dentes, auxiliará no processo de digestão mecânica, além da secreção da amilase (enzima) pelas glândulas salivares, responsável pela quebra dos carboidratos. O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além das glândulas anexas, são elas: (glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas). Após a deglutição o bolo alimentar é direcionado a faringe e depois direcionado ao esôfago através da epiglote, o esôfago é responsável pela passagem do alimento da boca até o estômago, o estômago é formado anatomicamente pelo fundo, corpo, antro pilórico e canal pilórico. Já o estômago é responsável pelo armazenamento e digestão dos alimentos através da ação do suco gástrico, em seguida o quimo (alimento). Assim, ele é direcionado para a primeira porção do intestino delgado, o duodeno, e na porção descendente do duodeno onde ocorre a secreção do suco pancreático responsável por neutralizar a acidez e a bile que é responsável pela emulsificação das gorduras. Em geral, o intestino delgado é subdividido em duodeno, jejuno e íleo. Comunicando-se com o intestino grosso através da válvula ileocecal.
				TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR
 O sistema cardiovascular é um sistema circular fechado, isto é, o sangue circula de uma porção a outra constantemente, em uma única direção. É composto pela distribuição das veias e artérias, as quais são preenchidas pelo tecido sanguíneo que é bombeado pelo coração. A artéria aórtica é a principal artéria do corpo humano, subdividida através das ramificações ao passar nos diversos sistemas orgânicos. A artéria aórtica ramifica-se com a artéria gástrica, esplênica e hepática comum, além das projeções em artérias renais de direita e esquerda e mesentéricas. Há as veias ricas em gás carbônico elas tem a função de redistribuir o sangue ao coração. Como exemplo: a veia cava superior e inferior. As veias importantes como a jugular interna (esquerda e direita), e a veia subclávia unem-se formando o tronco venoso braquiocefálico. O coração é um órgão oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada pericárdio, e internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada endocárdio. Sua parede é constituída por um músculo, o miocárdio, responsável pelas contrações do coração. O miocárdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores chamadas de átrios (direito e esquerdo) e duas inferiores denominadas ventrículos (direito e esquerdo). Os ventrículos possuem paredes mais grossas que os átrios. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e assim acontece do lado esquerdo. No entanto, não há comunicação entre os dois átrios, nem entre os dois ventrículos. Para o impedir o refluxo do sangue dos ventrículos para os átrios existem válvulas. Entre o átrio direito e o ventrículo direito tem a válvula tricúspide, já entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo
Página12