Buscar

Tipos de Amostragem

Prévia do material em texto

Questão 7 de 10
A amostra pode ser definida como um subconjunto, uma parte selecionada da totalidade de observações abrangidas pela população, através da qual se faz um juízo ou inferência sobre as características da população. As características da amostra são chamadas de estatísticas (descritivas). A amostragem é um artifício ou uma técnica estatística que possibilita realizar a pesquisa em universos infinitos, quanto aos aspectos de custo e de tempo. Desta forma, a Estatística pode ser estendida ao estudo das populações chamadas “infinitas” nas quais não temos a possibilidade de observar todos os elementos do universo. Mesmo no caso das populações finitas, passou-se a empregar o estudo por amostragem pela economia e rapidez dos resultados. Assim, o estudo da qualidade dos produtos de um lote de peças produzidas passou a ser feito a partir dos resultados obtidos pela inspeção dos elementos de uma amostra. Pode-se dividir as técnicas de amostragem em vários tipos. Sobre os tipos de amostragem, analise as afirmações a seguir:
I.Amostra aleatória: os elementos da população são escolhidos de tal forma que cada um deles tenha igual chance de figurar na amostra;
II.Amostra estratificada: subdivide-se a população em, no mínimo, duas subpopulações (ou estratos) que compartilham das mesmas características (como sexo) e, em seguida, extrai-se uma amostra de cada estrato, proporcionalmente a população.
III.Amostragem sistemática: escolhe-se um ponto de partida e selecionamos cada K-ésimo elemento (como por exemplo cada 50º elementos) da população.
IV. Amostragem de conveniência: utiliza-se de resultados de fácil acesso.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) acima citadas que estão corretas:
A - Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B - Apenas a afirmativa II é verdadeira.
C - Apenas a afirmativa III é verdadeira.
D - Apenas a afirmativa IV é verdadeira.
E - Todas as afirmativas são verdadeiras.check_circleResposta correta

Continue navegando