Buscar

PPE IV

Prévia do material em texto

1102189316 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Tipo de Avaliação: AV1
	Professor:
	MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 20/04/2013 14:30:09
	
	 1a Questão (Cód.: 90054)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Danilo Marcondes, podemos afirmar que a Revolução Científica na era moderna provocou grandes transformações no campo da ciência tais como:
I - Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da vaidade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de universo infinito, que se inicia com Nicolau de Cusa e Giordano Bruno; e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra, em decorrência do modelo heliocêntrico.
II - Do ponto de vista da idéia de ciência, a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa, que se opõe a ciência contemplativa dos antigos, e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu sob inspiração platônica e pitagórica e contrária à concepção aristotélica.
III - A ciêcia ativa moderna rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos, bem como com que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação técnica.
IV - A legitimidade um pensamento metafísico e de que a fé é o critério de verdade para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente os enunciados I, II, e III estão corretos
	
	 2a Questão (Cód.: 92168)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A produção de idéias e saberes científicos ...são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, [...] o conhecimento não é fruto da atividade isolada do ser humano, ao contrário, tem um caráter coletivo, mesmo quando formulado ou difundido por um único homem. O homem vive em sociedade e é a partir desta vida que as idéias são criadas. A transmissão destas idéias, oralmente ou por escrito, permite acumular conhecimentos. (SAVIOLI et al., 1986, p.2). Assim a produção de idéias tem um caráter eminentemente:
		
	 
	social
	
	 3a Questão (Cód.: 90222)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No texto Produção Acadêmica, Leal e Feuerschütte (2003) afirmam que a técnica do fichamento é:
I - Importante para a assimilação e produção do conhecimento por parte do aluno, do professor e do pesquisador por permitir a manipulação de uma quantidade considerável de material bibliográfico para a produção de um texto acadêmico, como também, da elaboração da monografia de conclusão de curso, da dissertação de mestrado ou do relatório de pesquisa do pesquisador.
II - Útil para otimizar a leitura dos conteúdos das diversas disciplinas que integram o currículo acadêmico, na Universidade.
III - Um meio estudo para se preparar para as avaliações do conteúdo de uma disciplina não tendo utilidade para a produção de trabalhos de caráter acadêmico e científico.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas os enunciados I e II estão corretos
	
	 4a Questão (Cód.: 90058)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período inicial da Revolução Científica Moderna foi traumático e exigiu um certo tempo para que o pensamento científico se desvinculasse do pensamento teológico escolástico. Os casos de Copérnico, Galileu e Giordano Bruno são exemplos característicos desta época. Mais tarde, entretanto, principalmente depois de Descartes, a ciência moderna começou a firmar sua autonomia, reivindicando a tarefa de:
		
	 
	Redefinir o cosmos (universo) a partir de uma metodologia própria, inteiramente assentada na lógica racional.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 92632)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A literatura aponta a insuficiência das diferentes ciências da educação na análise do fenômeno educativo como argumento em defesa do estatuto de cientificidade da Pedagogia como ciência da educação. As ciências da educação não conseguem construir uma interpretação conseqüente e suficiente para os fenômenos educacionais. Essas ciências são criticadas porque:
I) restringem-se à dimensão descritivo-explicativa dos fenômenos educacionais
II) desconsideram o fenômeno educativo como problema inicial de investigação
III) tomam a problemática educativa e sua superação como o ponto de referência da investigação científica
IV) privilegiam a prática educativa, tomando-a como ponto de partida e chegada do fazer científico.
Assinale a opção correta:
		
	 
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	 6a Questão (Cód.: 92600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao se elaborar um projeto de pesquisa é necessário se fazer uma revisão bibliográfica, tal medida na verdade consiste em, marque a alternativa correta:
		
	 
	Construir definições, situação histórica do problema, políticas, linhas de pesquisa e demarcação teórica e conceitual.
	
	 7a Questão (Cód.: 92640)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Abaixo estão descritas algumas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. Marque a opção que apresenta uma atividade que se mostra coerente com o conceito de pesquisa, entendida como o estudo de uma questão que envolve o confronto entre os dados coletados e o conhecimento teórico acumulado sobre o assunto.
		
	 
	desenvolvimento de um projeto teórico e prático sobre as possíveis formas de combater um problema ambiental identificado pelos alunos
	
	 8a Questão (Cód.: 92628)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Selma Garrido Pimenta mostra a necessidade de definir uma ciência da Educação com estatuto científico próprio. Trata-se de um saber específico que, segundo a autora, não deve ser confundido com o conhecimento sobre a educação elaborado a partir das contribuições das demais ciências humanas e sociais. Essa ciência da Educação é denominada de:
		
	 
	Pedagogia
	
	 9a Questão (Cód.: 90128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Veja a forma utilizada pela professora para elaborar a referência bibliográfica:
DIAS, G. A. Periódicos eletrônicos: considerações relativas à aceitação deste recurso pelos usuários. Ciência da Informação. Brasília, DF, v. 31, n.3, 2002. Disponível em: http://www.ibict.br/. Acesso em: 07.maio.2003.
Este exemplo é um tipo de referência de:
		
	 
	Artigo de Periódico publicado na internet e com autoria - CORRETA
	
	 10a Questão (Cód.: 90187)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na disciplina de Pesquisa e Prática em Educação o professor Paulo solicitou a um grupo de alunos (as) que dialogassem com cinco professores sobre a finalidade da pesquisa na formação do (a) pedagogo (a). Qual dos relatos abaixo expressa a concepção de pesquisa em nosso curso?
		
	 
	Possibilitar um olhar investigador sobre a prática pedagógica, para que possa reorientar a mesma e construir possibilidades de superação dos problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem (profa. Merces).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes