Buscar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV1_201102189316 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV1
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1        Data: 18/04/2013 14:30:38
	
	 1a Questão (Cód.: 71777)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em se tratando do processo de aprendizagem da escrita, relacione a concepção de conhecimento com a prática de escrita exercitada pelos professores.
(1) Concepção Empirista (2) Concepção Construtivista (3) Concepção Interacionista
(a) escrita não é um mero instrumento. Apresenta a mesma função social que na vida não escolar.
(b) A escrita é a codificação de sons que deve estar em consonância com a gramática normativa.
(c) A escrita é construção e não treino, inclusive no que se refere a ortografia.
A ordem correta da relação entre as categorias citadas é:
		
	
	1c 2a 3b
	 
	1b 2c 3a
	
	1a 2b 3c
	 
	1c 2b 3a
	
	1a 2c 3b
	
	 2a Questão (Cód.: 71775)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta.
		
	
	O aluno é ativo na produção do seu conhecimento e, por isso, precisa de muito treinamento para aprender de forma correta.
	
	A criança tem uma postura ativa na construção dos seus conhecimentos, por isso, seus erros devem ser ignorados e deixados para serem corrigidos somente no ano letivo seguinte
	
	A criança é criadora e recriadora da cultura em que vive e estuda.
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio, desta forma, precisará de muita atenção na correção dos seus exercícios.
	 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive.
	
	 3a Questão (Cód.: 71798)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sr. Paulo está preenchendo o cadastro para busca de empregos no setor de construção civil. Quando perguntado sobre sua condição de escolaridade, ele respondeu que era alfabetizado. Entretanto ao preencher as habilidades/competências que têm relacionadas com a leitura e a escrita, o seu nível de alfabetismo foi considerado rudimentar. Marque a opção em que aparecem as características do alfabetismo rudimentar.
		
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	 
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 71811)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na reunião de planejamento pedagógico Eulália - uma professora recém-chegada na escola Marquês de Abreu questionou a utilização da escrita espontânea para a produção de palavras, pois achava que se a criança não aprendesse a escrever de forma ortográfica, não aprenderia mais e poderia ficar persistindo no erro. Sua orientadora falou sobre a capacidade que as crianças tinham de refletir sobre a escrita durante o seu processo de construção. A concepção de escrita como um sistema de representação da realidade faz parte de qual concepção de conhecimento?
		
	
	Método fônico
	
	Empirista
	
	Sócio-construtivista
	
	Sintética
	 
	Construtivista
	
	 5a Questão (Cód.: 44545)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dos vários métodos de alfabetização encontrados nas escolas brasileiras, a sentenciação é um método do tipo "analítico". Em relação a ele, pode-se afirmar que:
		
	
	O aluno aprende a decodificar o texto a partir da sonorização realizada com as palavras.
	 
	As crianças têm dificuldade de segmentar a cadeia de fala na escrita.
	
	O aluno aprende uma frase, visualiza e memoriza as palavras, que são divididas em sílabas.
	
	O aluno aprende palavras e depois as separa em sílabas e usa essas sílabas para formar novas palavras.
	
	Trabalha com elementos isolados e não favorece a compreensão de um texto.
	
	 6a Questão (Cód.: 71780)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Relacione as características da concepção de conhecimento, sua influência na alfabetização e as práticas propostas.
(1) Concepção Empirista
(2) Concepção Construtivista
(3) Concepção Interacionista
(a) O conhecimento é construído socialmente. A escrita é concebida como uma prática interdiscursiva, pois apresenta tem relação com as enunciações.
(b) A criança constrói seu conhecimento na interação com o meio. Desta forma, a escrita é construção e não treino, inclusive no que se refere a ortografia.
(c) A criança é concebida como um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio. Sua escrita é um mecanismo de codificar a língua.
A ordem correta da relação entre as categorias foi:
		
	 
	1a 2b 3c
	 
	1c 2b 3a
	
	1c 2a 3b
	
	1a 2c 3b
	
	1b 2a 3c
	
	 7a Questão (Cód.: 71802)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marlene Carvalho (2001) ressalta que a crise que se instalou no método mecanicista de ensinar a leitura se deu por conta problemas causados pela separação entre decodificação e produção de significado. Qual argumento pode ser contrário ao método mecanicista e, portanto, criticá-lo?
		
	
	Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
	
	A leitura precisa ser amadurecida, por isso, um bom ambiente alfabetizador trabalha a memória dos sons para amadurecer a detenção dos fonemas para a criança.
	 
	A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
	
	Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
	
	O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
	
	 8a Questão (Cód.: 71786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na reunião de planejamento pedagógico, Valéria, uma professora recém-chegada na escola Marquês de Valença questionou a utilização de caligrafia com o objetivo o treinamento da escrita de forma legível e correta.Qual concepção de conhecimento concebe a escrita como um exercício psicomotor que deve ser aperfeiçoado mediante treinamento?
		
	
	Construtivista
	
	Sintética
	
	Sócio-construtivista
	
	Método Fônico
	 
	Empirista
	
	 9a Questão (Cód.: 49919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A proposta de alfabetização elaborada a partir dos estudos de Emília Ferreiro mudou o foco do processo de alfabetização: passa-se do como se ensina para o como o aluno aprende. Qual das afirmativas a seguir, encaixa-se nessa proposta?
		
	
	É o ambiente que permite o aprendizado, que garante o conhecimento e se constitui no elemento mais importante no processo de aprendizagem.
	
	Para se ter uma boa escrita, é fundamental que a criança faça exercícios psicomotores de coordenação motora fina e viso-espaciais na educação infantil.
	 
	Estimular aspectos motores, cognitivos e afetivos são importantes e não é necessário que estejam vinculados ao contexto da realidade sócio-cultural dos alunos.
	
	É importante avaliar a percepção (capacidade de discriminar sons e sinais para pensar) e a motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
	 
	Valorizar em demasia a prontidão é desnecessário porque aprender a ler e escrever é algo mais amplo e complexo do que adquirir destreza com o lápis.
	
	 10a Questão (Cód.: 44591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria tem 7 anos de idade e está na fase da alfabetização. Ao escrever as palavras tem espelhado algumas letras:E, F, G e B, por exemplo. Sua professora pede que Maria compare a sua escrita espelhada com outros textos em que a mesma palavra está escrita convencionalmente para que ela perceba a diferença entre o seu raciocínio na hora de escrever e o raciocínio de outros escritores. Há intervenções possíveis e eficazes para ensinar a criança a superar a escrita espelhada, marque a única resposta que contempla esse objetivo.
		
	 
	Colocar um espelho frente a letra espelhada e pedir para a criança raciocinar sobre a lateralidade da mesma.
	
	Pedir a criança que escreva sempre com a mão direita, pois quem espelha são preferencialmente os canhotos.
	
	Pedir para a criança escrever da direita para a esquerda (o contrário, portanto) para que o seu cérebro aprenda mais sobre dominância lateral.
	
	Colocar esta criança para observar um colega que escreve corretamente e depois, solicitar que ela escreva ao lado dele a mesma palavra por 10 vezes até que ela aprenda a direção da mesma.
	
	Fazer a criança copiar a palavra 5 vezes para ela internalizar a forma correta de escrever.

Outros materiais