Buscar

Portfólio Etnomatemática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional Uninter
	
LETÍCIA DE OLIVEIRA MARIANO, RU 1229732
MÍRIAM PERES RIBEIRO, RU 1234057
PORTFÓLIO UTA – DIVERSIDADE CULTURAL – FASE 2
CRUZEIRO 2015
PORTFÓLIO
UTA – DIVERSIDADE CULTURAL
FASE 2
 Relatório de Portfólio da UTA – DIVERSIDADE CULTURAL – FASE 2 apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Liane de Souza Silva Pinto
Centro Associado: Cruzeiro – SP
 
Aula direcionada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo da aula:
Mudar a concepção de que a matemática é um “bicho-papão”, desenvolvendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas, através da Etnomatemática. 
Mas então, o que é etnomatemática?
Pouco conhecida ainda, mas usada por muitos professores para mostrar que contar e medir, por exemplo, têm tudo a ver com jogar bola, brincar de videogame, desenhar, tocar instrumentos, o conceito da Etnomatemática nasceu nos anos 1970.
Tendo Ubiratan D’Ambrósio como precursor e idealizador aqui no Brasil. A palavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. E acrescenta-se que:
Tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer (es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné  ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com (mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido. (D’AMBROSIO, 2005, p. 99-120).
Nessa linha de pensamento, percebemos que a Etnomatemática não se trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais.
etno
matema
tica
Maneira, técnica e habilidade
de explicar, de entender, de lidar e de conviver com
distintos contextos naturais e sócio-econômicos da realidade
Figura 1:
Segundo D’Ambrósio (1986) a Etnomatemática é a matemática praticada por grupos sociais, tribais, trabalhadores, moradores que partilham de diversas formas seus conhecimentos a partir de obstáculos surgidos no cotidiano.
Etnomatemática na prática:
Figura 2:
Figura 3:
Conclusão:
Conclui-se que a Etnomatemática, enaltece a matemática dos distintos grupos culturais e recomenda uma enfatização maior dos conceitos matemáticos informais desenvolvidos pelos educandos através de seus conhecimentos , fora da conjuntura escolar na vivência do seu cotidiano. Os povos com suas diferentes culturas, têm múltiplas maneiras de trabalhar com o conceito matemático. A Etnomatemática valoriza estas diferenças e afirma que toda construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo.
Referências: 
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005.
Figura 1 disponível em: http://www.fisica-interessante.com/image-files/etnomatematica.jpg (Acesso em 21 de Agosto de 2015, às 15:05)
InfoEscola: Link de acesso http://www.infoescola.com/matematica/a-etnomatematica-e-seus-pressupostos-historicos/ (Acesso em 21 de Agosto de 2015, às 15:15)
Vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=nYwcwJjIKKE&feature=youtu.be (Acesso em 21 de Agosto de 2015, às 15:00)
Figura 2 e 3: Link de acesso http://pt.slideshare.net/prof.andrea/aula-aberta-especializao (Acesso em 21 de Agosto de 2015, às 15:26)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais