Buscar

Conhecimentos e Atribuições da Fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª O fisioterapeuta deverá ser capaz de avaliar minuciosamente o seu paciente e determinar os objetivos e as condutas a serem realizadas com ele. Para isso, a primeira parte consiste em uma entrevista na qual serão coletados os dados pessoais, a história clínica, antecedentes familiares, sinais e sintomas e outros aspectos do paciente, denominada(o): 
Resposta: Anamnese. 
2ª Com relação às atribuições profissionais no domínio da Fisioterapia no esporte, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: O fisioterapeuta pode atuar em centros esportivos, clubes e/ou academias 
3ª A formação profissional do fisioterapeuta tem por objetivo dotá-lo de conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades gerais e específicas. Assinale a alternativa que descreve de maneira incorreta aspectos relacionados a essas competências e habilidades: 
RESPOSTA: Solicitar a emissão de laudos e pareceres a outros profissionais da saúde. 
4ª A Fisioterapia está inserida na área da saúde e mais especificamente nas ciências da vida, compondo uma profissão de grande importância para a população em geral. Com base nisso, como a Fisioterapia pode ser definida? 
RESPOSTA: É a ciência que tem como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade; além de estudar, diagnosticar e reabilitar indivíduos com distúrbios cinéticos funcionais, previne e promove a saúde. 
5ª De acordo com a Resolução do Coffito n. 377 (2010), o título de especialidade profissional requer um maior preparo e, perante a sociedade, representa uma maior responsabilidade, no sentido de que requer do fisioterapeuta a prestação da assistência com uma atenção diferenciada e especial. Assinale a alternativa que descreve de maneira correta alguns de seus aspectos: 
RESPOSTA: O profissional fisioterapeuta deverá ser aprovado no Exame de Conhecimento e na Prova de Título. 
6ª Durante a avaliação fisioterapêutica, como é chamado o ato de observar o paciente de forma detalhada, bilateral e comparativamente em ambiente adequado e após esclarecimentos? 
RESPOSTA: Inspeção. 
7ª O DecretoLei n. 938, de 13 de outubro de 1969 é um dos documentos que regulamenta as atividades de que profissional da saúde com formação acadêmica superior, habilitado a realizar uma avaliação específica; elaborar o diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais; prescrever, ordenar e induzir as condutas terapêuticas; bem como acompanhar a evolução do quadro clínico ou dos sinais e sintomas do paciente e estabelecer as condições para alta do serviço? 
RESPOSTA: Fisioterapeuta. 
8ª Com relação às atribuições profissionais ou responsabilidades próprias da Fisioterapia que se referem às atividades principais inerentes do exercício da profissão em diversos domínios, assinale a alternativa incorreta. 
 
9ª De acordo com a Resolução CNE/CES n. 4 de 2002, as diretrizes curriculares do curso de Fisioterapia foram instituídas e fornecem orientações e definições dos princípios, fundamentos e condições para a formação dos profissionais fisioterapeutas em todas as instituições nacionais. Com base nisso, assinale a alternativa que descreve corretamente a formação do profissional: 
RESPOSTA: Formação generalista, crítica, humanista e reflexiva, com condições para atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

Outros materiais