Buscar

QUESTIONARIO DE FILOSOFIA E ETICA AV2

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO DE FILOSOFIA
1- Os filósofos modernos partem de uma concepção universalista do homem, afirmando que este só age moralmente quando, pela sua livre vontade, determina as suas ações com a intenção de respeitar os princípios que reconheceu como bons. O que os motiva? Quais as consequências disso?
Gabarito: Os motiva é o puro dever de cumprir aquilo que racionalmente estabeleceu sem considerar as suas consequências. A moral assume assim, um conteúdo puramente formal, isto é, não nos diz o que devemos fazer (conteúdo da ação), mas apenas o princípio (forma) que devemos seguir para que a ação seja considerada boa. As ações morais são avaliadas em função das consequências morais que originam tanto para quem as pratica como também para quem sofre os efeitos da ação moral de outro. 
2- Na filosofia contemporânea sucederam-se as teorias que denunciaram o caráter repressivo da moral, estando muitas vezes ao serviço das classes dominantes ou dos fracos. Quais tipos de mudanças ocorrem? Que temas aparecem como temas éticos? Há a emergência de uma disciplina que dê conta dessas questões, qual será o seu nome?
 
Gabarito: As profundas transformações sociais, culturais e científicas das nossas sociedades colocaram novos problemas éticos, nomeadamente em domínios como a tecnociência (clonagem, manipulação genética, eutanásia,etc). Bioética. 
3- Quem foram os primeiros filósofos? Disserte sobre uma das características apontadas pelo texto que operaram uma mudança radical na postura do homem diante do mundo.
 
Gabarito: Os primeiros filósofos foram assim denominados pela tradição como pré-socráticos e tinham em comum a preocupação cosmológica. O novo pensamento possui características centrais que rompem com a tradição mítica, tais como: a physis, a causalidade, o logos(a razão). 
4- Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico-científico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a. C?
Gabarito: A ruptura entre essas duas formas de pensamento é uma resultante de transformações na sociedade grega da época, que se seculariza, tornando-se importante pólo comercial. A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Tendência à racionalidade, isto é, a razão e somente a razão, com seus princípios e regras, é o critério da explicação de alguma coisa. 
5- Para Aristóteles, a filosofia nasce do assombro que sentimos diante do mundo. O que é a filosofia? Dê três definições que a complementem.
 Gabarito: A filosofia é um pensar racional sobre os acontecimentos e que busca ir além das suas aparências, o filósofo pode pensar a ciência, os valores morais, pode pensar a religião, a arte e o próprio homem em sua vida cotidiana, incluindo sua própria postura ética. 
É a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade que o homem tem de superar a sua imanência (que significa a situação dada e não escolhida). 
Cabe a ela fazer a investigação dos fundamentos do conhecimento e da ação humana, refletindo, o filósofo reflete sobre a condição humana atual e sobre que tipo de homem é desejável no futuro. 
6- A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existe há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Porém é importante fazer diferenciar os dois conceitos. Defina os conceitos de Moral e Ética.
Gabarito: O conceito de moral diz respeito ao conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A moral é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Por sua vez o conceito de ética se refere ao ponto de vista da Filosofia, pois a Ética é uma ciência prática que examina e estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos ou a Ética é uma disciplina filosófica que reflete sobre os valores morais.
7- Podemos constatar que a moral possui um caráter histórico e social, isso quer dizer que ela, a moral, vai variar conforme as diferentes épocas e conforme as diferentes sociedades nas quais ocorre como fenômeno. Assim sendo, explique como o caráter histórico e social da moral será vivido pelo indivíduo no seu foro íntimo.
Gabarito: Como cada indivíduo ao inserir-se na vida social guia sua conduta por princípios morais, cada indivíduo se submete a esses princípios que se expressam por meio de valores ou normas morais. Os indivíduos não possuem a capacidade, de sozinhos, transformarem os princípios morais, nem tampouco os valores ou normas morais sem contar com a adesão de outros indivíduos. Portanto, por conta da sujeição do indivíduo ao fenômeno moral que as normas elaboradas pela comunidade se manifestam com clareza comprovando o caráter social e histórico da moral. 
8- O fenômeno moral tem caráter histórico e social, já que os indivíduos se submetem aos princípios, normas ou valores, que foram socialmente estabelecidos e que normatizam aquelas condutas e que podem acarretar consequências para os demais membros do corpo social. Por que? Cite três consequências diretas desse fenômeno.
Gabarito: A moral tem uma função social que se baseia na ordenação regulada das relações entre os homens com o intuito de sustentar ou transformar uma determinada ordem social, preservando a sociedade, bem como a integridade de um grupo social. A moral faz com que os indivíduos se mantenham harmonizados em suas condutas através da conjugação dos seus interesses pessoais com os interesses da coletividade. Da mesma forma as transformações do fenômeno moral suscitam necessariamente a adesão de demais membros do corpo social aquela nova conduta proposta. 
9- Cite os três elementos que compõe o ato moral.
Gabarito: O ato moral pressupõe que o sujeito que o pratica seja dotado de consciência moral, ou seja, que ele seja capaz de internalizar as normas estabelecidas pela comunidade e de se comportar de acordo com elas. Um ato pode ser considerado um ato moral quando atende a diversos requisitos ou elementos: motivo, fim, meios, resultados, e consequências objetivas. 
O ato moral é determinado por pertencer a uma comunidade humana, historicamente determinada e só pode ser qualificado em relação ao código moral que naquela sociedade vigora. 
10- Defina a moral e explique as duas faces que compõe a moral.
 
Gabarito: O conceito de moral diz respeito ao conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A moral pode ser compreendida como tendo duas faces, a primeira é a da esfera teórica da moral que se constitui dos princípios, dos valores e das normas, essa dimensão seria o plano normativo da moral. Entretanto a moral possui também a dimensão factual, na qual se encontram os atos humanos, as condutas humanas, essa é a esfera do ato moral propriamente dito, é o conjunto dos atos morais humanos. 
11- Uma pessoa deve ter responsabilidade, ou seja, deve ser capaz de prestar contas por suas ações e pelas consequências que delas decorrem. Em que consiste a responsabilidade moral? 
Gabarito: O indivíduo deve possuir liberdade de escolha , deve ser capaz de escolher conscientemente, e portanto, é responsável moralmente por suas ações. O indivíduo deve conhecer as normas morais de uma sociedade para poder ser responsabilizado moralmente por suas ações. 
12-Explique os seguintes conceitos: coação interna, coação externa e liberdade de escolha.
Gabarito: Por coação interna podemos discernir as patologias mentais que impedem o indivíduo de discernir entre o certo e o errado e por coação externa podemos discernir as ameaças e os constrangimentos impostos por terceiros a alguém que então se vê obrigado a agir de uma forma que não escolheu livremente. Por liberdade de escolha posso afirmar que é uma autodeterminação. É conservada a ideia de que é livre aquele que age sem ser forçado nem constrangido por nadaou por ninguém, e portanto, age espontaneamente por uma força interna própria. Não somos livres para escolher tudo, mas o somos para fazer tudo que esteja de acordo com nosso ser  e nossa capacidade de agir; graças ao conhecimento  que possuímos de nos mesmos e das circunstâncias em que vamos agir. 
 
QUESTIONARIO DE REVISÃO AV2
1-Na Idade Moderna é a razão humana que permitiria construir um conhecimento ético. A sociedade passa a ser entendida como sendo fruto de um contrato social, neste sentido, as relações entre os homens devem ser pautadas em que tipo de princípios?
Pelos princípios racionais.
2-Identifique a opção correta:
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral.
3.O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei moral em nós (...). Obedecer ao dever é obedecer a si mesmo como ser racional que dá a si mesmo a lei moral. 
A concepção de liberdade e dever descrita acima se refere à filosofia moral de: 
Kant.
4. Qual dos preceitos abaixo corresponde à moral kantiana? 
"Age de tal sorte que a regra da tua ação possa ser elevada ao grau de lei universal." 
5. O dever não se apresenta através de um conjunto de conteúdos fixos, que definiriam a essência de cada virtude e diriam que atos deveriam ser praticados e evitados em cada circunstância de nossas vidas. O dever não é um catálogo de virtudes nem uma lista de “faça isto” e “não faça aquilo”. O dever é uma forma que deve valer para toda e qualquer ação moral. Tal formulação é de:
Kant.
6. A moral racionalista foi inventada pelos fracos para controlar e dominar os fortes, cujos desejos, paixões e vontade afirmam a vida, mesmo na crueldade e na agressividade. Por medo da força vital dos fortes, os fracos condenaram paixões e desejos, submeteram a vontade à razão, inventaram o dever e impuseram castigos para os transgressores. Este pensamento é de:
Nietzsche.
7. O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei moral em nós. É a filosofia moral de 
Kant.
8. Toda moral que afirme que os humanos são iguais, seja por serem racionais (Sócrates, Kant), seja por serem irmãos (religião judaico-cristã), seja por possuírem os mesmos direitos (ética socialista e democrática) é chama do Nietzsche como moral...
Dos escravos.
9. Tendo como referência o pensamento nietzschiano é incorreto afirmar:
 
Devemos submeter a vontade ao domínio da razão, que nos indica a virtude e o dever. 
10. Em relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.  
Para Kant, o indivíduo deve agir por dever.
11. Qual é a ética que representa uma síntese entre formalismo e materialismo?
A ética sistematizada por Max Scheler.
12. Qual é a herança que a ética contemporânea herda?
O aspecto formal desenvolvido na filosofia Kantiana que culmina numa autonomia ética.
13. O que compõe o materialismo?
Compõem-se de uma ética dos bens e de uma ética dos valores.
14. É do filósofo moderno Kant uma frase importante para a dimensão ética. A frase é:
“Age em conformidade apenas com a máxima que possas querer que se torne uma lei universal”.
15. São características da ética moderna:
 
A interiorização do dever, a razão e a vontade legisladora universal do agente moral 
16. O problema da linguagem ética foi apresentado por várias teorias. Qual período da história da filosofia que corresponde a essa característica:
Período da filosofia contemporânea. 
17. Para Marx, a moral burguesa pretendia ser um racionalismo humanista. Por que?
Porque as condições materiais concretas em que vive a maioria da sociedade impedem a existência plena de um ser humano que realize os valores éticos. 
18. A concepção de Rousseau, segundo a qual, em Estado de Natureza, os indivíduos vivem isolados e esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: “É meu”.Tal filósofo é 
Moderno.
19. Quando se fala em dimensão humana, o papel da ação política, a autonomia, as vantagens que os efeitos de ações podem trazer e o intuicionismo no plano moral. Podemos dizer que faz parte da ética:
Moderna.
20. As duas grandes reflexões que caracterizam os problemas éticos ....................são: por um lado a essência, a origem, e a finalidade da ética, e por outro a linguagem ética propriamente dita.
Contemporâneos.
21. A ideia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos. É uma ideia 
 
Grega.
22. É correto afirmar que a filosofia nasceu na Grécia devido ao fato dos gregos 
Transformarem em ciência (isto é, num conhecimento racional, abstrato e universal) aquilo que eram elementos de uma sabedoria prática para o uso direto na vida.
23. Um dos quatro grandes períodos da Filosofia grega é o período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C. Qual é a temática desenvolvida neste período?
Ocupa-se fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza.
24. Identifique a opção correta:
 
A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral e não oferece soluções práticas, não é normativa.
25. Para Aristóteles, como para todo grego da época clássica, a política é superior à ética, pois a verdadeira liberdade, sem a qual não pode haver vida virtuosa, só é conseguida na polis. Qual é a finalidade da vida política?
 
A vida justa, a vida boa e bela, a vida livre.
26. Há evidência de um comportamento não ético de quando o homem fuma em lugar proibido?
Sim, pois ele sabe da exigência da lei de não fumar em ambientes fechados.
27. A consciência da própria ignorância é o começo da Filosofia. O que procurava Sócrates?
Procurava a definição ou essência de uma coisa. 
28. O último período da Filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro político é chamado de helenismo. Datam desse período quatro grandes sistemas cuja influência será sentida pelo pensamento cristão, são eles, exceto um:
Utilitarismo 
29. A importância dada por Aristóteles à vontade racional, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras e presente em todas elas:
A prudência ou sabedoria prática.
30. Em relação à vontade é incorreto afirmar que:
O ato voluntário não necessita discernimento nem reflexão antes de agir, isto é, exige deliberação vencer obstáculos;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes