Buscar

PARTICIPAÇÃO DAS AULAS DE 6 A 10. FILOSFIA E ETICA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 6
1. O sujeito moral, para agir com certa liberdade em relação a si mesmo e aos outros, deve considerar que suas ações são determinadas por causas que se encontram, fundamentalmente, no universo:
I - da Sociedade, da Economia e do Direito.
2. Assinale a única opção correta. Para o determinismo:
Tudo que existe no mundo tem necessariamente uma causa; 
 
 3. Assinale a única opção correta. A capacidade de agir, independentemente de forças que constrangem os homens, está relacionada
À liberdade de escolha
AULA 7
1. Entre as formas de pensar Ocidental e Oriental há fundamentos que, retirados de mitos que servem de ponte para atividades da razão, mostram que a reflexão filosófica existente em ambas prioriza uma idêntica capacidade racional dos seres humanos. Nesse caso, tem-se o que se pode chamar de:
Aproximação 
2. Entre as filosofias chinesa e indiana há concordâncias e dentre elas destaca-se :
A forma humana na qual se encarna o saber filosófico; 
 3. Com Sócrates o termo ético se afasta tanto do sentido originário de morada (Heráclito) como o de equilíbrio das paixões (Demóclito). Para tanto, Sócrates criou um método de investigação filosófica denominado:
Maiêutica
AULA 8
1. Em linhas gerais, a ética cristã não foi necessariamente de índole ascética, mesmo tendo como referencial as verdades reveladas a respeito de Deus. Nesse caso, ela abrangia, fundamentalmente:
O modo de vida prático que os homens devem seguir, para obter a salvação no outro mundo; 
 
2. Em linhas gerais, a ética cristã não foi necessariamente de índole ascética, mesmo tendo como referencial as verdades reveladas a respeito de Deus. Portanto, ela abrangia, fundamentalmente:
Na medida em que afirma que os princípios sócio-morais tomam, como referências, virtudes que transcendem o mundo humano; 
 
3. No periodo Medieval, a Igreja exercia:
Um poder espiritual e centralizava a vida intelectual
AULA 9
1. A vontade é verdadeiramente moral, segundo Kant, quando regida por imperativos categóricos que se referem a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estão subordinadas a fins e meios. A moralidade, nesse sentido, diz respeito ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom. Sobre a reflexão moral na filosofia kantiana, podemos afirmar que:
Kant afirma que o único bem em si mesmo é a boa vontade, aquela que age por puro respeito ao dever, visando a sujeição do homem à lei moral. 
2. Que filosofo defende a tese de que o homem é antissocioal e busca sempre o seu interesse pessoal, absorvendo o que é bom ou vantajoso, símbolo do egoísmo ético?
Hobbes 
3. A Idade Moderna suscitou, no plano espiritual, a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica no período medieval, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Sendo assim, separam-sem, em linhas gerais:
Razão-fé, natureza-homem-Deus, Estado-Igreja.
AULA 10
1. Moral e Ética, muitas vezes, na linguagem cotidiana, são tidas como sinônimos; porém, para a Filosofia, compõem áreas distintas do pensamento filosófico. Partindo desta constatação, estaria CORRETA a afirmação que se completa na alternativa:
A Ética se aplica à disciplina filosófica que trata de estabelecer os fundamentos e a validade das normas morais e dos juízos de valor ou de apreciação sobre as ações humanas, qualificando-as de boas ou más. 
2. A Educação e a Sociedade andam sempre em constante compasso. O professor de Filosofia tem de estar atento a esta realidade. A sociedade vem mudando nos últimos anos e desejando outro tipo de pessoa, tanto no nível de relações com o conhecimento quanto no de relações afetivas, éticas e político-sociais. Neste contexto, a Filosofia:
Pode ajudar nesse sentido, pois atua no aprimoramento do pensar e oferece oportunidades de aprender a aprender. 
3. Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. Marilena Chauí diz que devemos agir em conformidade com os valores morais. Quais são as condições indispensáveis da vida ética para Chauí?
Consciência e responsabilidade.
REVISÃO

Outros materiais