Buscar

AV2 psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 - Pedagogia - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem-2015
1) Assinale a corrente teórica que a sua principal colaboração para educação é a ideia de que a escola deve favorecer a auto-realização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. O professor é o facilitador da aprendizagem.
Alternativas:
a) Abordagem Cognitivista.
b) Abordagem Sociocultural
c) Abordagem Humanista.
d) Abordagem Tradicional.
2) A teoria apresentada por Vygotsky apresenta cinco princípios. Assinale o principio que é definido como aquele que "tomando como base o materialismo histórico-dialético de Karl Marx, parte da ideia de que, da mesma forma que homem-matéria transforma-se mutuamente como resultado do seu confronto, oriundo da necessidade de sobrevivência humana, também ocorre à dialética entre homens-homens, uns transformando os outros, visando adaptação à sociedade e seu desenvolvimento, gerando cultura enquanto cultivo e melhoria, geração após geração, de relações entre homem-realidade material e homem-homem.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo histórico. São Paulo: Scipione, 2000.
Alternativas:
a) A relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas mediada por ferramentas culturais e instrumentos psicológicos (linguagem).
b) As funções psicológicas humanas se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto cultural e social.
c) As características humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural (homem transforma o meio e vice-versa).
d) Os processos psicológicos superiores e complexos humanos desenvolvidos no processo histórico (evolução) são o objeto de estudo da psicologia, a qual deve explicá-los e descrevê-los.
3) A visão do desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos. O estudioso Luria nos ajuda a compreendê-los. Um desses aspectos refere-se à natureza basicamente media­dora das funções psicológicas complexas. Não apenas responde­mos aos estímulos apresentados no ambiente, mas os alteramos e usamos suas modificações como um instrumento de nosso com­portamento. Exemplo disso é o costume popular de amarrar um barbante no dedo para lembrar algo. O estímulo — o laço no dedo — objetivamente significa apenas que o dedo está amarra­do. Ele adquire sentido, por sua função mediadora, fazendo-nos lembrar de algo importante. Assinale a alternativa que indica esse aspecto.
Alternativas:
a) aspecto instrumental
b) aspecto cultural.
c) aspecto mediador.
d) aspecto do signo
4) Leia o exemplo apresentado: se um aluno vê a imagem do professor e ao mesmo tempo ouve o professor agredindo ele com gritos ou deboches humilhantes, ele reage primeiramente sentindo tristeza ou raiva pela humilhação e depois, graças ao emparelhamento entre a visão da imagem do professor e suas expressões de agressão, ele pode vir a sentir tristeza ou raiva apenas ao ver imagens de professores em geral. Assinale abaixo qual comportamento foi descrito através do exemplo.
CANAAN-OLIVEIRA. S. et al. Compreendendo seu filho: uma análise do comportamento da criança. Belém:Paka-tatu, 2002
Alternativas:
a) reforço positivo.
b) comportamento respondente.
c) reforço negativo.
d) comportamento operante.
5) Vygotski apresenta em sua proposta teórica um conceito muito importante que é "o caminho que a criança vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real". OLIVEIRA, (2000, p. 60). A esse conceito Vygotski atribuiu o nome de:
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotski: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2000.
Alternativas:
a) desenvolvimento proximal.
b) crescimento cognitivo.
c) interações sociais.
d) processos sociais.

Outros materiais