A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
Técnicas de Seleção Exercícios Avaliando o Aprendizado

Pré-visualização | Página 7 de 15

e responda de acordo.
  I - Em relação ao aproveitamento de candidatos, o modelo de classificação é bastante superior que os modelos de colocação e seleção.
II - Uma das premissas fundamentais para eficácia do processo seletivo é tornar claro o perfil do profissional relativo aos requisitos necessários da vaga em aberto.
III - A dinâmica de grupo é um valioso instrumento que permite avaliar competências, principalmente aquelas relativas às relações interpessoais.
		
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	A afirmação II está incorreta e a afirmação III está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410690236)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	Observe as afirmações relacionadas abaixo referentes ao profissional de seleção e responda de acordo.
  I - Em algumas organizações o selecionador necessita ser terceirizado, pois dificilmente um selecionador interno possuiu uma visão holística da vaga e do profissional necessário.
II - Analisar os candidatos associado a um conjunto amplo e adequado de ferramentas é condição básica para o sucesso das atividades do selecionador.
III - O selecionador deve ter consciência que ao selecionar o candidato mais adequado para vaga quer dizer contribuir com os objetivos organizacionais.
		
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas.
	
	A afirmação II está incorreta e a afirmação III está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201410658326)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	A Entrevista é uma das técnicas mais utilizadas em Seleção, tanto pelo RH como pelo Requisitante. Nela tanto os aspectos da comunicação verbal e não verbal devem ser observados e considerados pelo Selecionador. Imagine que você é o Selecionador de uma empresa e está fazendo uma Entrevista com um candidato e observa que ele não consegue olhar para você, olha para baixo, fala com tom muito baixo e demonstra timidez que para o perfil do cargo que deseja não é adequado. Ao perguntar para ele qual o ponto forte de sua personalidade, ele responde que é a facilidade de se comunicar. Diante disso, na sua avaliação final, você considera que:
		
	
	 O candidato mentiu, pois não tem o caráter desejado para o cargo.
	 
	 O candidato realmente pelo que demonstrou possui uma boa comunicação.
	 
	A comunicação não verbal que apresentou contradisse o que ele verbalizou e depõe contra uma avaliação positiva para o cargo.
	
	A comunicação verbal é mais importante para a avaliação final em uma Entrevista.
	
	 A comunicação não verbal quase sempre é mentirosa em relação a verbal.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201410744130)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 6)       Saiba  (0)
	
	É sabido que a entrevista é uma importante técnica usada largamente no processo seletivo. Neste sentido, analise as afirmativas que seguem:
I - A definição dos critérios de seleção é responsabilidade exclusiva do selecionador.
II - Nas entrevistas devemos planejar bem a formulação das perguntas. Pergunta mal construída dificulta respostas adequadas e impedem avaliação consistente.
III - O processo de seleção é um sistema de comparação e de escolha que se fundamenta em critérios geralmente extraídos das características do cargo.
IV - A ficha profissiográfica identifica os elementos preditivos de um bom desempenho.
Analisadas as afirmativas, assinale abaixo a opção correta:
		
	 
	Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	1a Questão (Ref.: 201401354825)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Existem diversas definições para Seleção de Pessoas. Quanto à definição de Seleção de Pessoas é correto afirmar, exceto:
		
	 
	a seleção de recursos humanos visa manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização
	
	a seleção visa à adequação das competências individuais da pessoa às competências organizacionais desejadas pela empresa.
	 
	é o processo de obtenção e uso das informações a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego.
	
	é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as condições de mercado.
	
	a seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização, aquelas que apresentam as características desejadas por esta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401578079)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, assegurou diversas garantias constitucionais e dentre as quais o acesso ao trabalho digno, que por si só, é um direito do cidadão e, por conseguinte, representa a principal forma de inserção do indivíduo na sociedade, pois, é através da remuneração do trabalho, que a maioria das pessoas aufere sua renda e adquire reconhecimento social. Por sua vez, quais são os desequilíbrios do mercado de trabalho ora vivenciados em nosso país?
		
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e aumento de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	 
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	 
	Oferta > procura acentuada de disponibilidade de emprego e escassez de candidatos e Oferta < procura escassez de ofertas de empregos e diminuição de candidatos.
	
	Oferta > procura acentuada disponibilidade de emprego e diminuição de candidatos e Oferta < procura aumento de ofertas de empregos e excesso de candidatos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401875497)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entende-se por Mercado de Trabalho:
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A busca constante de profissionais por oportunidades no mercado de trabalho.
	
	Um local onde existe um aglomerado de empresas.
	
	A procura incessante das organizações por profissionais capacitados.
	 
	A relação entre oferta e procura, onde por um lado existem oportunidades de emprego oferecidas pelas organizações e, por outro, profissionais em busca de desafios condizentes com seu perfil de competências.
	
	 4a Questão (Ref.: 201401578082)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Lazzareschi, Noêmia (2010), o apagão de mão de obra não advém da carência de trabalhadores disponíveis no mercado de trabalho, mas, da falta de empregabilidade de sua grande maioria. Em decorrência dos ensinamentos da emérita autora, aponte as consequências para as organizações em relação a escassez da oferta de emprego?
		
	 
	Elevados investimentos em recrutamento e ênfase no recrutamento interno, critérios de seleção mais rígidos e rigorosos, elevados investimentos em treinamento de pessoal, ofertas salariais mais estimulantes, elevados investimentos em benefícios sociais, para atrair e reter pessoal e forte concorrência organizacional pelos talentos