Buscar

QUESTIONÁRIO 1 Introdução a contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE – AULA 01
1
Em poucas palavras, o que é contabilidade?
· Um sistema para auxiliar as vendas.
· Um sistema de tecnologia da informação em que os dados são armazenados em um banco de dados especificamente para a criação de novos produtos e serviços.
· Um sistema para auxiliar o controle dos estoques.
· Um sistema para registro das transações financeiras, o relato e a análise dessas transações.
· A contabilidade é um resumo da situação financeira da empresa.
1
A jornalista e apresentadora Maria Izabel Melli, conhecida por ser uma influente profissional do jornalismo econômico, conduz diariamente um programa no rádio e na TV. Um dia, entrevistou Lindomar Fontes sobre graves problemas na economia. Em um determinado momento dessa entrevista, Lindomar Fontes se confundiu e disse uma inverdade sobre a contabilidade, que foi logo detectada pela jornalista e corrigida pelo entrevistado. Entre as alternativas a seguir, qual seria a alternativa que traz a inverdade que Lindomar disse?
· A contabilidade registra dados.
· A contabilidade é o espelho do extrato bancário da empresa.
· A contabilidade interpreta os fenômenos que afetam as situações patrimoniais e financeiras de uma entidade.
· A contabilidade capta dados.
· A contabilidade é um sistema de informação e controle.
1
Bruno Alcântara trabalha como químico industrial há dez anos em uma grande empresa que é pouco conhecida da maioria da população, mas que fornece matérias primas de base presentes em diversos objetos de uso cotidiano. Nessa empresa, ocupa o cargo de gerente do departamento de embalagem, em que lidera cerca de 60 funcionários. Recebeu um convite para comprar ações diretamente da empresa a preços menores, por ser funcionário. Porém, por iniciativa própria, Bruno já comprava ações dessa empresa química e de várias outras. Sabe-se que uma de suas principais fontes de informação para decidir se deve comprar ações é a contabilidade das empresas. Conhecendo isso, é possível dizer que essa história é falsa ou verdadeira?
· Essa história é verdadeira porque qualquer pessoa pode ter ações de uma empresa, exceto pelo uso da contabilidade, que é restrito apenas a executivos ligados aos departamentos financeiros.
· Essa história é falsa porque é impossível um químico industrial ser investidor em ações de uma empresa, visto que esse é um negócio exclusivo para empresários.
· Essa história é falsa porque é vedado aos funcionários de uma empresa comprarem ações da mesma organização em que trabalham.
· Essa história é verdadeira porque qualquer pessoa pode ter ações de uma empresa, por isso, são consideradas “investidores”; porém, nunca utilizam a contabilidade das empresas para tomar decisões porque são apenas para uso privado.
· Essa história é verdadeira, Bruno pode usar a contabilidade para tomar decisões sobre investimentos e também para tomar decisões como gerente do departamento de embalagens.
1
Após receber uma carreta de compra de 45 toneladas de perfis de aço extrudado, Lauro, do almoxarifado, ficou muito preocupado, pois não tinha onde guardar essa carga nos armazéns da empresa. Felizmente, encontraram pallets e espaços vazios nas prateleiras, e a carga pode ser bem acomodada. Havia um grave problema de comunicação entre os departamentos dessa empresa. Lauro reclamou que a matéria-prima é comprada, não avisam e fica impossível de trabalhar. Dias depois, Diana, do departamento contábil, percebeu que naquele dia, Lauro, por descuido e estresse, não enviou a nota fiscal. Qual é a consequência do não envio da nota fiscal ao departamento contábil?
· Não há consequências técnicas, apenas um atraso.
· A mudança no valor de compra para as matérias-primas.
· A falta de clareza no valor correto das matérias-primas.
· Sem a nota fiscal, o departamento contábil não tem como captar dados e dar início ao sistema contábil.
· A impossibilidade de utilizar o material no processo produtivo.
1
Uma determinada indústria metalúrgica tem a sua “planta industrial” (as instalações da fábrica) em um extenso terreno próximo ao mar. A localização dessa empresa sempre causou polêmicas com organizações não governamentais (ONGs) que se preocupam com o meio ambiente e temem um desastre ambiental. Os executivos da empresa dizem que é improvável que venha a acontecer um desastre ambiental porque a empresa adota rigorosos controles ambientais. Sabe-se que essas ONGs acompanham frequentemente as ações dessa metalúrgica. É possível dizer que as ONGs que se dedicam ao meio ambiente são usuárias da contabilidade e grupos de interesse?
· Não é possível considerar as ONGs como grupos de interesse porque, na maioria dos casos, elas não têm fins lucrativos.
· Sim. As ONGs podem ser usuárias da contabilidade e um importante grupo de interesse.
· Não, são considerados “investidores” apenas compradores de ações.
· Não. ONGs, de acordo com a lei, não podem ser consideradas usuárias da contabilidade, porém, podem ser grupos de interesse.
· Não. Para um investidor ser considerado usuário da contabilidade, é necessário ter uma carteira de ações de diversas empresas, o que raramente acontece.

Continue navegando