Buscar

QUESTIONÁRIO 7 Sistema de informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – AULA 07
1
Sistemas corporativos são tecnologias que auxiliam as empresas e seus gestores a melhorar seu desempenho, permitindo que compartilhem dados entre seus departamentos e parceiros de negócios. Além disso, esses sistemas possibilitam aos funcionários acessarem e analisarem, em tempo real, as informações sobre as transações da empresa. Outra vantagem dos sistemas corporativos é tornar os processos totalmente automatizados, aumentando assim a eficiência organizacional. Existem diversos tipos de sistemas corporativos, sendo que as empresas, normalmente, implementam e integram a maioria desses sistemas em seu ambiente. Caso a empresa necessite de um software capaz de integrar os processos empresariais, incluindo a cadeia de suprimentos, a fabricação, as finanças, os recursos humanos e as vendas, ela deverá implantar um sistema corporativo denominado:
· Sistema de Planejamento, Previsão e Reabastecimento Colaborativo.
· Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente.
· Sistema de Gestão da Cadeia de Suprimentos.
· Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
· Sistema de Gestão do Conhecimento.
1
Os sistemas corporativos são uma questão fundamental em gestão de Tecnologia da Informação (TI) e estratégia corporativa por causa de seu potencial de aumentar as receitas e os rendimentos das empresas. A estratégia corporativa é formada por um conjunto de atividades e ações nas quais uma empresa escolhe investir ou desempenhar assim como aquelas nas quais ela não vai investir ou desempenhar. Em termos práticos, os motivos para que as empresas migrem para sistemas corporativos têm por base as limitações que elas enfrentam com seus sistemas legados. Nesse contexto, marque a alternativa que apresenta corretamente uma razão para a migração de sistemas legados para sistemas corporativos:
· Inflexibilidade dos sistemas corporativos.
· Deterioração do valor dos negócios.
· Gestão dos dados operacionais e rotineiros da empresa.
· Atendimento às leis internacionais.
· Baixo custo de manutenção dos sistemas legados.
1
Do ponto de vista tecnológico, um SIGE é uma infraestrutura de software que liga as aplicações internas de uma empresa e dá suporte aos processos de negócios externos. Normalmente, as aplicações de um SIGE são modulares e os módulos são integrados uns aos outros, a fim de expandir seus recursos. Um SIGE projetado adequadamente pode ajudar a integrar todos os aspectos de uma organização em um único conjunto de dados. Analise as afirmativas a seguir que tratam a respeito dos benefícios proporcionados pelo correto uso dos SIGEs:  ) Do ponto de vista tecnológico, um SIGE é uma infraestrutura de software que liga as aplicações internas de uma empresa e dá suporte aos processos de negócios externos. Normalmente, as aplicações de um SIGE são modulares e os módulos são integrados uns aos outros, a fim de expandir seus recursos. Um SIGE projetado adequadamente pode ajudar a integrar todos os aspectos de uma organização em um único conjunto de dados. Analise as afirmativas a seguir que tratam a respeito dos benefícios proporcionados pelo correto uso dos SIGEs:
I. Garantem o aumento nas receitas da empresa por meio da integração e compartilhamento dos dados dos setores envolvidos.
II. Eliminam a necessidade de inserir dados em múltiplos sistemas.
III. Permitem a postagem de dados transacionais em tempo real e o acesso instantâneo a informações atualizadas.
Está CORRETO o que se afirma somente em:
 
· nenhuma das afirmações.
· I, II e III
· II e III
· I e II
· I e III
1
Normalmente, os projetos para implantação de sistemas corporativos enfrentam uma série de desafios internos e externos, pois requerem grandes mudanças em diversos aspectos da empresa. É papel dos gestores a condução das atividades do projeto, considerando que a tecnologia, por si só, não é um fim a ser alcançado, mas sim um meio que possibilitará a execução do trabalho na empresa de maneira eficaz e coerente com os objetivos estratégicos traçados pelos diretores. Analise as afirmativas seguir que estão relacionadas com as mudanças necessárias para superar os desafios da implantação de sistemas corporativos:  Normalmente, os projetos para implantação de sistemas corporativos enfrentam uma série de desafios internos e externos, pois requerem grandes mudanças em diversos aspectos da empresa. É papel dos gestores a condução das atividades do projeto, considerando que a tecnologia, por si só, não é um fim a ser alcançado, mas sim um meio que possibilitará a execução do trabalho na empresa de maneira eficaz e coerente com os objetivos estratégicos traçados pelos diretores. Analise as afirmativas seguir que estão relacionadas com as mudanças necessárias para superar os desafios da implantação de sistemas corporativos:
I. Os processos precisam ser simplificados e redesenhados para que possam ser automatizados, total ou parcialmente.
II. O trabalho e a forma como ele é realizado pelas pessoas deve ser preservado, pois mudanças nesse sentido trazem muitos impactos negativos.
III. A integração dos sistemas de informação é necessária para que ocorra um fluxo ininterrupto de dados entre os departamentos e parceiros de negócios.
Está CORRETO o que se afirma somente em:
 
· I e III.
· I, II e III.
· I e II.
· nenhuma das afirmações.
· II e III.
1
A gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management – SCM) consiste no eficiente gerenciamento dos fluxos de materiais, dados e dinheiro na cadeia de suprimentos. Este termo também indica a gestão de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de produtos e serviços requeridos por clientes finais. Os softwares de SCM são voltados, exclusivamente, para automatizar rotinas relacionadas com a cadeia de suprimentos e suas atividades – fabricação, controle de estoque, agendamento e transporte. Considerando a complexidade que as grandes plataformas industriais apresentam, em função da enorme quantidade de materiais, operários e máquinas envolvidos, a gestão destes recursos é realizada quase que exclusivamente com o uso de recursos computacionais. Considerando a sua abrangência, uma cadeia de suprimentos típica é formada por:
· governo, indústria principal, varejistas e clientes finais.
· fornecedores, indústria principal, distribuidores, varejistas e clientes finais.
· fornecedores, indústria principal, distribuidores, varejistas, clientes finais e governo.
· governo, fornecedores, indústria principal, distribuidores e varejistas.
· fornecedores, distribuidores e clientes finais.

Continue navegando