Buscar

Gravidade e o Momento de Proj+®teis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gravidade e o Movimento de Projéteis
Edson de Araújo Rosa
Centro Universitário Uninter
Pap-Petrolina- Av. Barão do Rio Branco, 812-Centro, CEP: 56304-310-Petrolina-PE-Brasil
E-mail: manoedinho@yahoo.com.br
 Resumo: Estudaremos o movimento de projéteis com diferentes ângulos de lançamento, com e sem a resistência do ar.
Introdução:
 Movimento de um projétil é um movimento bidimensional sob a influência da gravidade. Para analisar o movimento de projéteis, que geralmente consideram as partes horizontais e verticais do movimento em separado. Se a resistência do ar pode ser desprezada, então o movimento horizontal é um movimento com velocidade constante. Em contraste, o movimento vertical é um movimento com aceleração constante. Juntando estas duas propostas em conjunto dá o movimento parabólico que é característico de um objeto em movimento em duas dimensões sob a influência da gravidade.
Procedimento Experimental
 Os experimentos há uma bola de 200g (massa aproximada de uma bola de beisebol). Preso á parte de baixo da bola está um êmbolo com a função de lançá-la. A gravidade puxa a bola para baixo (Vista Lateral); não há resistência do ar. Nós observaremos a distância que a bola atinge quando ela é lançada em ângulos diferentes. O êmbolo está inicialmente programado para lançar a bola com força de 100N em um ângulo de 45°.
 Se a bola fosse lançada e não houvesse nem força da gravidade nem a resistência do ar, a bola se moveria eternamente com velocidade constante na mesma direção e sentido em que foi lançada (Inércia). 
.
	Tabela de dados 
	Ângulo
	Força(N)
	Massa da Bola (Kg)
	Resistência do Ar
	Distância Percorrida(m)
	45°
	100
	0,2
	Não
	63,392
	15°
	100
	0,2
	Não
	32,628
	30°
	100
	0,2
	Não
	55,049
	75°
	100
	0,2
	Não
	31,388
	45°
	100
	0,18
	Não
	75,021
	45°
	100
	0,2
	Sim
	41,397
 De acordo com os experimentos realizados e com a tabela obtida, a bola de menor massa, lançada em um ângulo de 45° sem resistência do ar, atingiu-se a maior distância.
 O ângulo afetou a distância, pois, ao mesmo tempo em que a bola deve ir para frente a fim de atingir a maior distância, ela também deve subir para que seu movimento no ar perdure por algum tempo. Assim, o ângulo de 45° fez com que a bola ficasse tempo suficiente no ar para atingir uma longa distância, deslocando-se também para frente. 
 Como podemos observar para os ângulos de 15° e 75°, a bola atingiu proximadamente a mesma distância Horizontal. Apesar de que os ângulos serem diferentes, no caso de 15° a bola foi lançada e, como não subiu muito, atingiu rapidamente o chão, deslocando-se pouco. Já no caso de 75°, a bola subiu muito, mas seu lançamento foi quase vertical, de maneira que seu movimento na horizontal (componente horizontal da velocidade) foi muito pequeno. 
 A bola com massa menor atingiu uma distância maior, pois, com a mesma força, a aceleração é maior para a bola de massa menor. A resistência do ar freou muito rapidamente a bola e, em consequência, a distância atingida foi menor. 
Conclusão:
 
 Após realizar o experimento verificou que a bola lançada em um ângulo de 15° viaja para mais longe do que a lançada em 75°. Elas atingem distâncias horizontais diferentes, já que a desaceleração gerada pelo atrito do ar é maior à bola que permanece mais tempo no ar, ou seja, aquela lançada em 75°.
 É importante saber relacionar a decomposição do movimento nos eixos x e y, as componentes da velocidade e a aceleração da gravidade e o tempo de vôo. 
 
Referências
FÍSICA I - MECÂNICA
Autor: Sears & Zemansky / Young & Freedman
Prof. Me. Cristiano Cruz / Uninter

Outros materiais

Outros materiais