Buscar

tics 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Discente: Lucas Shangenis de Holanda Gama 
Curso: Medicina 4° período
Doscente: Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha
Semana 11: Patologias na gestante.
Encaminhe uma resenha contendo as patologias que devem ser rotineiramente consideradas na avaliação de uma gestante.
	São inúmeras as patologias que podem vir a acometer a mulher durante a gestação e que devem, durante as consultas de pré-natal ter uma atenção redobrada quanto a estas. Dentre as possíveis patologias que podem surgir durante esse período gestacional, podemos destacar as seguintes: 
1- Pré-eclâmpsia: patologia capaz de causar convulsões e hemorragias cerebrais na mulher grávida. 
2- Diabetes gestacional: níveis elevados de açúcar no sangue durante a gravidez, geralmente associado a liberação de hormônios durante esse período. A diabetes gestacional pode causar um aumento de peso no feto acima do percentil normal. 
3- Anemia: pode apresentar alguns sinais vagos inicialmente, como fadiga, fraqueza, tontura, falta de ar a esforços, dor de cabeça e palidez. O quadro de anemia pode trazer riscos durante o parto. Por esse motivo a mulher deve desde o inicio da gravidez ser suplementada com ácido fólico e sulfato ferroso. 
4- Infecções: dentre os exemplos mais importantes são infecção urinária na gravidez, toxoplasmose, infecção por citomegalovírus, rubéola, hepatite, infecções do trato urinário e as ISTs, como clamídia, gonorreia, HIV, HTLV, sífilis e herpes genital.
Relação teórico pratica
	É de suma importância para os médicos e enfermeiros responsáveis pelo pré-natal da mulher gravida acompanhar e investigar cautelosamente essas possíveis patologias que podem vir a surgir durante a gravidez e comprometer o desenvolvimento do feto. Por esse motivo, os exames conforme os meses de gravidez devem ser solicitados a fim de diagnosticar precocemente e se possível iniciar o tratamento de maneira adequada de forma que não prejudique a saúde tanto da mãe quanto do bebê. 
Referências bibliográficas 
AMORIM, Melania Maria Ramos; MELO, Adriana Suely de Oliveira. Avaliação dos exames de rotina no pré-natal (Parte 1). Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 31, n. 3, p. 148-155, 2009.
FREIRE, Cláudia Maria Vilas; TEDOLDI, Citânia Lúcia. 17. Hipertensão arterial na gestação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 93, n. 6, p. 159-165, 2009.

Outros materiais