Buscar

tics 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Discente: Lucas Shangenis de Holanda Gama 
Curso: Medicina 4° período
Doscente: Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha
Semana 16: SERM’s
O que são Moduladores Seletivos dos Receptores de Estrogênio? (SERM's)
Trata-se de um composto que atua nos receptores hormonais ativados pelo 17β-estradiol, mais conhecido como estrogênio. Esses moduladores seletivos do receptor de estrogênio são ativos em muitos tecidos diferentes por todo o corpo, permitindo-lhes controlar os efeitos do estrogênio em grande escala. 
Em alguns casos, um modulador seletivo do receptor de estrogênio pode atuar como um agonista, ou seja, um composto que desencadeia alguma resposta biológica ao se ligar a um receptor. 
Por outro lado, um modulador seletivo do receptor de estrogênio atua como um antagonista, ou seja, uma molécula que suprime uma resposta ligando-se a um receptor. Dessa forma, as moléculas receptoras de estrogênio seletivas podem atuar como agonistas ou antagonistas, dependendo do tipo particular de tecido em que são encontradas.
Quais as indicações de uso?
Os SERMs são usados ​​para o tratamento de várias doenças relacionadas ao estrogênio, tais como o da disfunção ovulatória no manejo da infertilidade, tratamento e prevenção da osteoporose pós-menopausa, tratamento e redução do risco de câncer de mama e tratamento da dispareunia devido à menopausa. 
Além disso, é usado em combinação com estrogênios conjugados indicados para o tratamento de sintomas de deficiência de estrogênio e sintomas vasomotores associados à menopausa.  
Relação teórico prática 
É de suma importância para a prática médica conhecer os tipos de patologias que podem ter tratamentos alternativos e de qualidade como são os tratamentos das disfunções ovulatórias, quadros de osteoporose e CA de mama ao se utilizar dos moduladores seletivos dos receptores de estrogênio, uma vez que o desconhecimento dessas alternativas pode levar a erros médicos que possam retardar a cura e comprometer a saúde do paciente em questão. 
Referências bibliográficas
SOARES JR, José Maria et al. Moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERMs). In: Terapêutica clínica em ginecologia. MANOLE, 2015.
FERREIRA, Márcia Cristina França et al. Moduladores seletivos do receptor estrogênico: novas moléculas e aplicações práticas. Femina, 2011.

Outros materiais