Buscar

Cultura Afro-brasileira slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura Afro-Brasileira
Introdução
Tópicos:
① Evolução Histórica
② Estudos Afro Brasileiros
③ Religião
④ Arte
⑤ Música
⑥ Culinária
Cultura Afro-Brasileira
Introdução
Denomina –se cultura afro brasileira:
O conjunto de manifestações culturais do Brasil:
1: Cultura Africana:
2: Colônia:
3: Escravidão Africana:
4: Tráfico Transatlântico de Escravos:
5: Cultura Europeias:
6: Portuguesa e Indígena:
7: Música popular, religião, culinária e o folclore:
8: Estados como: Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais ,Espírito Santo ,Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande de Sul
Cultura Afro-Brasileira
Evolução Histórica
História da Evolução das Manifestações Culturais Afro no Brasil:
● Início conturbado;
● Reconhecimento a partir do século XX;
● Primeira expressão a ser admirada: samba;
● Reconhecimento da capoeira como “único esporte verdadeiramente nacional”, por Getúlio Vargas;
● 1950: diminuição das perseguições às religiões afro-brasileiras; 
● 2003: estabelecida a lei onde as escolas brasileiras incluam na grade curricular o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira.
Cultura Afro-Brasileira
Estudos Afro Brasileiros
Principais estudiosos brasileiros como o advogado Edison Carneiro, o médico legista Nina Rodrigues, o escritor Jorge Amado, o poeta e escritor mineiro Antônio Olinto, o escritor e jornalista João Ubaldo, dedicaram-se ao levantamento de dados sobre a cultura afro-brasileira, a qual ainda não tinha sido estudada em detalhe.
Eles e outros estudiosos se dividiram entre religiões, literatura, cultura e outras historias Afro-Brasileira. Queriam saber como e o fazem cada uma delas, principalmente das religiões que são ricas em diversidades. 
Cultura Afro-Brasileira
Cultura Afro-Brasileira
Religiões
Babaçuê – Culto religioso afro-ameríndio popular do Norte e Nordeste do Brasil em especial nos estados do Amazonas e do Pará.
Batuque – É uma religião afro-brasileira de culto aos orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul , no Brasil, de onde se estendeu para países vizinhos, como Uruguai e Argentina.
Cabula – A cabula é classificada como candomblé de caboclo, considerada como precursora da Umbanda, persiste ainda como forma de culto nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Cultura Afro-Brasileira
Religiões
Candomblé - Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás, Voduns, Nkisis dependendo da nação. Tem mais de três milhões de seguidores em todo o mundo, principalmente no Brasil.
Culto aos Egungun - Era um culto muito fechado, secreto mesmo, mais que o dos orixás, por cultuarem os mortos. O culto principal aos egunguns é praticado na ilha de Itaparica, no estado da Bahia, mas existem casas em outros estados.
Culto de Ifá - O culto de Ifá é um sistema divinatório, empregado na África e nos países para onde foi disseminado para decisões de cunho religioso ou social.
Cultura Afro-Brasileira
Religiões
Macumba - A designação "macumba" é mais popular no Rio de Janeiro, em outros locais do Brasil é conhecido como candomblé (na Bahia) e Xangô (no Recife). Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé​.
Omolokô - Omolokô é uma religião sincrética praticada no Brasil tendo como base elementos africanistas, espíritas e ameríndios. É originário do Rio de Janeiro, que também serviu de berço para o surgimento da Umbanda, conforme relatam alguns estudiosos. Omoloko é uma palavra yoruba, que significa: Omo - filho e Oko – fazenda.
Quimbanda - Quimbanda é um conceito religioso de origem afro-brasileira, presente na Umbanda, ainda controverso quanto a sua real definição na atualidade. Por vezes, é classificada como uma religião autônoma.
Tambor-de-Mina - Tambor de Mina é a denominação mais difundida das religiões Afro-brasileiras no Maranhão, Piauí e na Amazônia
Cultura Afro-Brasileira
Religiões
 Terecô-Maranhão Umbanda 
Cultura Afro-Brasileira
Religiões
 Xangô Do Nordeste Irmandade dos Homens Pretos
Cultura Afro-Brasileira
Arte
A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.
O continente africano acolhe uma grande variedade de culturas, caracterizadas cada uma delas por um idioma próprio, tradições e formas artísticas características.
A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente.
Cultura Afro-Brasileira
Arte
A história da arte africana remonta o período pré-histórico.
Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila dos artistas da cultura Nok (norte da Nigéria), feitas entre 500 AC e 200 DC.
Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza.
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial.
Cultura Afro-Brasileira
Arte
Capoeira
● Capoeira é uma arte marcial desenvolvida inicialmente por escravos negros no Brasil, a partir do período colonial.
● Marcada por seus golpes que enganam o adversário, que geralmente são feitos no solo ou completamente invertidos.
● Inicialmente criado para proteção e defesa própria.
● Hoje vista mais como uma forma de expressão artística, devido ao movimento que os corpos fazem, durante a prática.
Cultura Afro-Brasileira
Música
A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos. Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Maxixe, Lambada, Carimbó, Axé “Funk/Rap” entre outros.
Cultura Afro-Brasileira
Música
A música afro–brasileira era altamente descriminada, sendo vista como “Música para marginais” até o século XX, onde só então começou a ser melhor aceita pela população.
 Samba Maracatu Maxixe 
16
Cultura Afro-Brasileira
Música
 Lambada Carimbó Axé
 
 Funk/Rap/Reggae
Cultura Afro-Brasileira
Cultura Afro-Brasileira
Cultura Afro-Brasileira
 Afro-Brasileiros
 
21

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais