Buscar

NOTA 100 - Estudo de caso - Boa Saúde e Bem-Estar (MINHA RESPOSTA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2022 – SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA – MINHA NOTA FOI: 100 ✓
Estudo de caso: - “Boa Saúde e Bem-Estar”. Deixe o seu LIKE, muitíssimo obrigado! 
Segundo a OMS, há uma série de doenças que são responsáveis ​​pela maioria das mortes em todo o mundo a cada ano. Estes incluem doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Outras causas de morte incluem acidentes de trânsito, HIV/AIDS e tuberculose. A prevenção é a melhor forma de reduzir as taxas de mortalidade associadas a essas doenças. Para doenças cardiovasculares, isso significa manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta saudável e exercícios regulares. Para os cânceres, significa evitar o fumo e a exposição excessiva ao sol e fazer exames regulares. Para doenças respiratórias, significa evitar a exposição à poluição do ar e ao fumo passivo. E para o diabetes, significa manter um peso saudável, comer uma dieta saudável e se exercitar regularmente. O que me chamou atenção é que não existe uma resposta única para prevenir a Demência, doença inclusa entre as dez mais mortais do mundo recentemente, pois a condição pode ser causada por uma variedade de fatores. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma série de recomendações para ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença, e o mais interessante é que envolve atividades mentalmente estimulantes, como ler, estudar, aprender e estimular o cérebro com jogos usando a lógica. 
As chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são aquelas que têm evolução lenta e não são transmitidas de pessoa para pessoa, como obesidade, diabetes, hipertensão e câncer. No Brasil, as DCNT foram responsáveis por aproximadamente 73% de todas as mortes em 2017, sendo as doenças cardiovasculares a causa mais comum de morte (45%), seguidas por câncer (21%), doenças respiratórias crônicas (9%) e diabetes (3 %). Os principais fatores que podem ter contribuído para o aumento da mortalidade relacionada a eles são: alimentação não saudável, sedentarismo e tabagismo. O aumento da mortalidade por DCNT no Brasil provavelmente se deve a uma combinação de fatores, incluindo o envelhecimento da população, o aumento de fatores de risco, como obesidade e diabetes, e a falta de acesso a cuidados oportunos e eficazes.
As doenças crônicas não transmissíveis são aquelas que não podem ser transmitidas de uma pessoa para outra e que se desenvolvem lentamente ao longo do tempo. Como sabemos, as doenças crônicas não transmissíveis mais comuns são as doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Por conseguinte, essas doenças estão presentes no ambiente escolar porque estão presentes na população como um todo. Sendo assim, a Escola e os Professores podem lidar com essa questão fornecendo informações sobre essas doenças e como preveni-las. Além disso, a escola pode dar apoio aos alunos que têm doenças crônicas não transmissíveis. 
Na minha cidade de Maceió/Alagoas, fiz uma pesquisa fasta nos sites públicos, mas infelizmente, não encontrei nenhum município que vem implantando um programa de Saúde com o objetivo de estimular e disseminar hábitos saudáveis ​​entre alunos, seus familiares e a comunidade em geral. Preocupado com isso, irei apresentar uma proposta viável, de acordo com a realidade de onde moro, este estudo de caso será interessante para as escolas do meu Estado e seus municípios. Então, vamos lá, o primeiro pilar básico, que é a alimentação, busca promover hábitos alimentares saudáveis, por meio da distribuição de cestas básicas com alimentos saudáveis ​​e balanceados, além da organização de ações educativas sobre o tema. O segundo pilar, que é a atividade física, visa promover a prática de atividade física regular entre os alunos, através da realização de aulas desportivas e da organização de torneios desportivos. O terceiro pilar, que é a prevenção do uso do tabaco, visa conscientizar sobre os malefícios do uso do tabaco e promover a prática de hábitos sem fumo. O quarto pilar, que é a saúde mental, busca promover o bem-estar dos alunos, por meio da organização de atividades que visam estimular a reflexão e o autoconhecimento. Por fim, a inclusão de alunos com doenças crônicas não transmissíveis na rotina escolar é um desafio que ainda precisa ser enfrentado, visto que esses alunos muitas vezes apresentam dificuldades em participar de atividades que envolvam esforço físico, devido à sua condição de saúde. No entanto, algumas escolas já começaram a implementar práticas inclusivas, como a criação de grupos de apoio a esses alunos e a organização de atividades que podem ser realizadas com pouco ou nenhum esforço físico.
Caracteres (com espaço) – 4.507. ✓ 
Max. de 5.000 caracteres com espaço.

Continue navegando