Buscar

Qual a importância do empreendedorismo no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância do empreendedorismo no Brasil?
“A vida e a história de Madam C.J. Walker”, série veiculada pela Netflix, retrata a trajetória real de uma mulher com espírito empreendedor em pleno o século XIX e como ela se tornou a primeira milionária dos Estados Unidos. Não distante da trama, o empreendedorismo conquista espaço no Brasil e, hodiernamente, é de suma importância para o cenário socioeconômico do país, seja pela escalabilidade positiva do mercado, seja pela autonomia dada ao trabalhador. Nesse sentido, vê-se a necessidade de ampliar e investir em empreendimentos.
Sob esse viés, em primeira instância, é válido ressaltar que a carência, nos últimos anos, de profissionalização, em esfera nacional, dificulta a inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, empreender se tornou uma saída para contornar tal problemática, fator que contribuiu, significadamente, para o superávit da economia brasileira. Entretanto, a explosão de comércios nesse modelo trouxe uma nova realidade para os empreendedores: o desafio de inovar. Assim, o empreendimento atual funciona como um organismo seletivo e tende a selecionar àqueles mais aptos – conforme pensara Charles Darwin ao falar de “Seleção Natural”. Isso porque não existe mercado para todos e é necessário estar mais adaptado para se sobressair. Logo, a educação empreendedora é fundamental para construir essa aptidão. 
Em segunda instância, o ser humano, segundo o filósofo Noam Chomsky, não é mais mecânico, e sim livre para ser criativo. A partir dessa perspectiva, o empreendedorismo floresce como uma iniciativa, antes de tudo, criativa e autônoma ao ponto de se alinhar ao homem contemporâneo, como dissera Noam, o que facilita a sua propagação nas diversas classes sociais. Dito isso, o investimento nesse formato econômico é um grande passo para conseguir renda financeira, desde os níveis mais baixos socialmente. Consequentemente, possibilita a mobilidade social e corrobora para ascensão dessas pessoas na sociedade, realidade que, infelizmente, não é acessível a todos por meio de empregos fixos. Nessa ótica, o empreendedorismo torna-se essencial para a reorganização socioeconômica de boa parte do país e precisa de incentivos governamentais para a sua concretização em solo brasileiro. 
Partindo dos pressupostos anteriores, portanto, diante da importância de empreender, é crucial entender seu funcionamento e sua expansão. Para isso, cabe ao Ministério da Educação implementar como obrigatório nas escolas o tema, por meio da disciplina “Empreendedorismo”, com atuação semestral no ensino médio, a fim de proporcionar maiores aparatos para lidar melhor com a vida empreendedora no futuro. Ademais, urge ao Poder Executivo – responsável por administrar as decisões do Brasil –, em parceria com o Ministério da Economia, ampliar o programa de Microempreendedor Individual, por intermédio de incentivos fiscais, com o intuito de abranger um maior público. Enfim, poder-se-á ter uma aproximação do que vivera C.J. Walker.

Outros materiais