Buscar

Aspectos Antropologicos e Sociologicos da Educação - Avaliação AV2.2

Prévia do material em texto

Avaliação:
	AV2.2012.3EAD -ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO-CEL0466
	Disciplina:
	CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação:
	AV2
	
	
	
	
	
	
	
	
	Prova On-Line
	
Questão: 1 (167777) 
Para Gramsci, a luta pela hegemonia, ou seja, o processo lento e complexo pelo poder político nas sociedades complexas, não é vencida através do golpe de Estado ou pelo êxito nas eleições. Na concepção do autor italiano é correto afirmar que é necessário convencer:  Pontos da Questão: 1
	 as pessoas, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o convencimento mais adequado do que a força. 
	 as pessoas, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o convencimento menos adequado do que a força.
	 os dirigentes do Estado, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o poder de Estado mais adequado do que a força.
	 os políticos, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o poder político mais adequado do que a força.
	
Questão: EADATIV.ESTR.ASPECTOS (220378)
2 -
De acordo com Gramsci, era necessário desfazer a separação entre “intelectuais” e “pessoas simples”, porque apenas aqueles tidos como intelectuais ocupavam postos de administração do Estado e da sociedade civil, concentrando mais poder. Para este autor, a luta pela hegemonia, ou seja, o processo lento e complexo pelo poder político nas sociedades complexas, não é vencida através do golpe de Estado ou pelo êxito nas eleições. É necessário convencer as pessoas, conseguir um consenso social em torno de suas concepções. Nesses termos, ele considerava o convencimento mais adequado do que a força. Para eliminar as desigualdades e as injustiças, é necessário fazer uma “reforma intelectual e moral”. Contudo, lutando pelo poder existem aqueles grupos que querem manter a sua hegemonia e aqueles que buscam uma nova hegemonia. Esses grupos representam as diversas classes e frações de classes que disputam o poder na sociedade. Nos momentos em que a disputa se torna mais acirrada, há uma tendência de polarização entre os interesses dos que desejam mudar e os dos que querem manter seu poder. A partir de alianças internas, as classes dominantes e as classes dominadas acabam se organizando em blocos, chamados por Gramsci de “blocos históricos”. Cada bloco tem seus próprios intelectuais que brigam para organizar a cultura de determinado contexto histórico a partir de seus interesses. A questão das características do sistema escolar se torna importante para Gramsci, porque o intelectual é formado na escola. (Aula 9 Tela 6-7).
- Comente o pensamento de Gramsci tomando por base as reflexões proporcionadas pelas entrevistas realizadas para cumprimento da atividade estruturada: 
  Pontos da Questão: 1,5
	Resposta do Aluno:
O pensamento de Gramsci é bastante interessante no sentido da análise do poder contituído, uma vez que ninguém chega ao poder sem qualquer esforço. Tomando como base a atividade estruturada tenho a seguinte noção. No filme Cidade de Deus, Zé pequeno precisa eliminar seus concorrentes para chegar ao poder na favela, não há um convencimento da população esse poder é tomado a força.
Gabarito:
A resposta deve articular as reflexões oriundas das entrevistas e o pensamento de Gramsci. Gramsci atribui à escola a função de dar acesso à cultura das classes dominantes para que estes sejam cidadãos plenos. Neste sentido, analisa o conceito de hegemonia, no que se refere a cultura nacional e popular.Esta já nasceria alienada e não imposta, seria a “cultura oficial”. A tendência democrática de escola não pode consistir apenas em que um operário manual se torne qualificado, mas em que cada cidadão possa se tornar governante” “Todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais” 
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 3 (220698) 
O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar:
I. a dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
II. ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. 
III. a religiosidade e a promoção das explicações místicas dos fatos sociais. 
IV. ao pensamento mítico para explicação dos fenômenos. 
V. ao senso comum reforçando o conhecimento genuíno que nasce livre. 
  Pontos da Questão: 1
	 Somente I, II, são corretas 
	 Somente I, IV são corretas
	 Somente III e V são corretas
	 Somente II e IV são corretas
	 Somente III, IV são corretas
	
Questão: EAD/AT.EST003 (206721)
4 - As Regras do Método Sociológico, Durkheim afirmam que os fenômenos normais são “os que são como deviam ser”, e os patológicos são aqueles que “deveriam ser diferentes do que são”. Dito de outra forma, normal é tudo o que é comum a todos ou quase todos. Em contrapartida, o patológico é tudo ou quase tudo que se apresenta de forma excepcional. Como se aplica essa concepção à realidade da Comunidade “Cidade de Deus” uma das maiores e mais famosas favelas-Comunidade do Estado do Rio de Janeiro? (Fime brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles e co-dirigido por Kátia Lund. Foi adaptado por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre as décadas de 1960 e 1980)  Pontos da Questão: 1,5
	Resposta do Aluno:
A comunidade Cidade de Deus, representada no filme apresenta personagens bastante interessantes. Temos como base dois personagens importante na trama :"Zé pequeno" e "Buscapé". Zé pequeno faz um caminho que buscou desde a infancia, cometendo crimes até alcançar o maximo de "status" dentro daquela sociedade. Já Buscapé não, embora envolto naquela realidade, seu irmão também estava envolvido com a criminalidade, buscou outros caminhos, fora da comunidade e pode ter um futuro diferente do moradores daquele local. Digamos que Zé Pequeno agiu como devia ser (normal), e Buscapé procurou ser diferente dos demais (patologico).
Gabarito:
A critério do professor a partir da fundamentação do aluno
Fundamentação do Professor:
Pontos do Aluno:   
	
Questão: 5 (167790) 
Para Max Weber, as ciências sociais são entendidas como ciências da cultura. São profundamente marcadas pelo ponto de vista do investigador. Nesse sentido, é correto afirmar que para Weber não existe ciência:  Pontos da Questão: 0,5
	 influenciada pelo pensamento do investigador
	 objetiva.
	 social.
	 neutra. 
	
Questão: 6 (160385) 
Durkheim alerta para o fato de o sociólogo se expor a erros quando não toma as devidas precauções metodológicas quanto à distinção entre normal e patológico. Para ele é um fato normal o que é comum a todos ou quase todos. Em contrapartida, o patológico é:  Pontos da Questão: 0,5
	 aquilo que é criminoso e marginal. 
	 aquilo que se apresenta doente fisicamente.
	 o que diz respeito ao psicológico.
	 tudo ou quase tudo que se apresenta de forma excepcional. 
	
Questão: 7 (160367) 
Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais. Comte utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham: 
  Pontos da Questão: 0,5
	 reconhecimento no meio religioso
	 credibilidade no meio científico 
	 reconhecimento no senso comum
	 credibilidade filosófica
	
Questão: 8 (167797) 
Assinale a afirmativa correta: 
Em sua sociologia da educação, Weber constrói alguns conceitos como o da Pedagogia do Cultivoe o da Pedagogia do Treinamento. 
  Pontos da Questão: 0,5
	 a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo treinado, o que implica transformações no seu comportamento interior e exterior.
	 a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento exterior. 
	 a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento interior.
	 a Pedagogia do Cultivo é um conjunto de práticas destinadas a formar um tipo de indivíduo culto, o que implica transformações no seu comportamento interior e exterior. 
	
Questão: 9 (160353) 
Relacione os conceitos apresentados na primeira coluna às explicações dispostas na segunda coluna: 
a) Determinismo geográfico 
b) Determinismo biológico 
c) Etnocentrismo 
d) Relativismo cultural 
( )teoria que afirma que o ambiente físico determina a cultura 
( )posição que considera que não existe cultura melhor nem pior, ou superior e inferior 
( )fenômeno que leva o homem a considerar o seu modo de viver como o mais natural 
( )teoria que afirma que capacidades humanas são determinadas geneticamente 
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta 
  Pontos da Questão: 0,5
	 A, D, C, B 
	 A, B, D, C
	 A, B, C, D
	 D, C, B, A
	
Questão: 10 (167798) 
Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmativa abaixo: 
O papel da educação em uma sociedade marcada pela multiculturalidade é fundamental, no entanto, esse é um processo que surge a partir de questões exclusivamente: 
  Pontos da Questão: 0,5
	 pedagógicas, uma vez que sua origem está relacionada a questões de natureza política, ideológica e cultural, decorrentes, em muitos casos, a conflitos étnico-culturais. 
	 culturais, uma vez que sua origem está relacionada a questões de natureza política, e ideológica, decorrentes, em muitos casos, a conflitos religiosos.
	 étnico-culturais, uma vez que sua origem está relacionada a questões de natureza política, ideológica e cultural, decorrentes, em muitos casos, a conflitos pedagógicos.
	 pedagógicas, uma vez que sua origem está relacionada a questões de natureza política, ideológica e cultural, decorrentes, em muitos casos, a conflitos urbanos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes