Buscar

ATIVIDADE 3 - SISTEMAS E REGIMES DE GOVERNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A atual crise da democracia não se limita à «crise de representação». As eleições têm hoje menor capacidade de representação por razões institucionais e sociológicas e há mal-estar e desassossego cidadãos. O «povo» já não é apreendido como uma massa homogênea, assemelhando-se antes a uma sucessão de histórias singulares. Para dar conta desse fenômeno, é urgente ampliar a democracia de autorização em direção a uma democracia de exercício, o que requer uma democracia narrativa, com cidadãos iguais em dignidade e reconhecimento.”
Fonte: ROSAVALLON, Pierre. A democracia no século XXI. In: Nueva Sociedad, nº 269. 2017 
Ao longo da Unidade discutimos e aprendemos questões importantes dentro do pensamento político, como a noção de democracia e a organização do poder político na contemporaneidade. Considerando o papel desses conceitos para o funcionamento das sociedades e o texto apresentado acima, analise e discuta as noções de conservadorismo, capitalismo, socialismo e democracia.
RESPOSTA 
Conservadorismo
É uma ideologia política que combina políticas conservadoras com elementos liberais, especialmente sobre questões econômicas, ou um ramo do conservadorismo político fortemente influenciado pelo liberalismo económico. Primeiro, um conservador crê que existe uma ordem moral duradoura. Segundo, o conservador adere ao costume, à convenção e à continuidade. Terceiro, os conservadores acreditam no que se poderia chamar de princípio do preestabelecimento. Quarto, os conservadores são guiados pelo princípio da prudência.
Capitalismo
O sistema econômico e social predominante no mundo é baseado na sociedade privada e, como o nome sugere, na acumulação de capital — dinheiro ou bens e objetos que podem gerar mais dinheiro. O sistema é dividido em duas classes principais: os capitalistas (donos dos meios de produção ou dos bens que podem gerar dinheiro) e os trabalhadores (que vendem sua mão de obra em troca de uma remuneração). O objetivo do capitalismo é a maximização dos lucros dos capitalistas, reduzindo custos ou elevando os preços dos produtos ou dos serviços. Tudo é feito em um mercado livre, com pouca ou nenhuma interferência dos governantes, conforme leis da oferta e da demanda.
Socialismo
Contrapondo-se ao capitalismo, o socialismo defende que os meios de produção e os bens devem ser públicos, ou coletivos, com o objetivo de proporcionar uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos. No socialismo, o Estado é o responsável por distribuir e produção, organizando um sistema de igualdade e cooperação. Os teóricos mais famosos do pensamento socialista são Karl Marx e Friedrich Engels, que, com a teoria da mais-valia, demonstraram que os trabalhadores não recebiam um pagamento equivalente ao valor das riquezas que produziam, o que geraria desigualdades e problemas sociais.
Democracia
A democracia é uma forma de governo na qual todos os cidadãos participam de forma direta ou indireta, através de pessoas que elegem para representá-los, na proposta, desenvolvimento e criação de leis que irão governá-los.

Continue navegando