Buscar

RESUMO REPRODUÇÃO 2 - Machos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOPATOLOGIA DA REPRODUÇÃO
SEXAGEM
A sexagem espermática técnica utilizada tanto em humanos quanto em animais, consiste na identificação e separação dos espermatozoides X (fêmea) e Y (macho). Em bovinos a sexagem espermática é de grande interesse comercial, onde a seleção do sexo para raças de alta produção de leite visam o nascimento de fêmeas, e na produção de carne buscam o nascimento de machos e a formação de matrizes para reposição. A concentração espermática na dose comercial de sêmen sexado é de 2x106 espermatozóides. A centrifugação em gradiente de densidade e a citometria de fluxo são duas técnicas descritas com base na separação pelo conteúdo de DNA dos espermatozóides. A quantidade de DNA contida no cromossomo X em bovinos é 4% maior do que no cromossomo Y. Embora pequena a diferença, é possível mensurar o conteúdo de DNA dos espermatozóides. A fertilidade do sêmen sexado comparada ao sêmen convencional é menor, onde a taxa de prenhez da dose do sêmen sexado gira entorno de 56%. A possível causa da queda na fertilidade pode ser pela menor concentração da dose ou pelo processo de citometria de fluxo. Para solucionar problemas de fertilidade do sêmen sexado é necessário à busca de melhores resultados relativos com a seleção espermática melhorando a qualidade e viabilidade das células. Mesmo que o touro produza um ejaculado de boa qualidade, não necessariamente, após a separação, o sêmen manterá essa qualidade. A coloração do espermatozóide acaba afetando sua capacidade de fertilização. Os espermatozóides sexados pelo citômetro sofrem capacitação prematura, afetando o congelamento dos mesmos, porém, não prejudica a realização de FIV logo após a separação, dispensando a capacitação espermática. O sêmen sexado é criopreservado pela mesma metodologia de criopreservação do sêmen convencional e possibilita sua comercialização, porém, a qualidade e viabilidade dos espermatozóides são diminuídas após o processo. Após a descongelação, a proporção de espermatozóides móveis, com membrana íntegra e vivos com acrossoma íntegro é menor para o sêmen sexado quando comparado ao não sexado. O processo de sexagem aumenta a sensibilidade dos espermatozóides a futuros danos, como a congelação. A sexagem espermática possui muitas limitações. O processo de separação dos espermatozóides por citometria de fluxo causa danos às células e acaba diminuindo sua capacidade fecundante. Devido a esse fator e a baixa concentração da dose, o sêmen sexado é indicado para inseminação artificial em novilhas ou utilizado na produção in vitro de embriões, permitindo seu uso de forma mais eficiente
COLETA E AVALIAÇÃO DE SÊMEN
Duas são as principais técnicas da coleta do sêmen: por meio de vagina artificial ou por meio de eletroejaculador. A primeira é considerada a melhor técnica, pois simula a cópula natural. Essa técnica baseia-se no uso de uma vagina artificial composta por um tubo rígido com válvula, mucosa de borracha, cone flexível e tubo de colheita, recoberto por capa térmica. Através da válvula do tubo, coloca-se a água a temperatura de 39-45°C regulando-se a pressão.  A segunda está baseada no estímulo artificial por meio da introdução do eletroejaculador no reto do animal promovendo uma estimulação elétrica, esta estimulação irá induzir o animal a ejacular.  Seja qual for o método de coleta, é extremamente importante que o prepúcio seja higienizado com água e sabão neutro na parte externa com solução fisiológica na parte interna, o que garantirá menor risco de infecção por patógenos ambientais.
Em centrais, após coletado, o sêmen é encaminhado para o laboratório, onde será avaliado em 4 parâmetros:
1) Aspecto e volume: deve apresentar coloração uniforme e aparência opaca/cremosa. Este é o melhor indicativo da alta concentração espermática. O volume é utilizado para cálculo da dose espermática, estimando o número total de células.
2) Motilidade e vigor: realizada em um microscópio óptico que avalia a viabilidade e a qualidade espermática. Esta avaliação é subjetiva, ou seja, é uma avaliação pessoal e pode variar conforme o avaliador. Como informação, tem-se que a mobilidade média do ejaculado deve variar entre 70 e 90% e o vigor é estimado dentro dos valores de pontuação de 0 a 5.
3) Concentração espermática: representa o número de espermatozoides por unidade de volume ejaculado. Para essa contagem, utiliza-se uma câmara de Neubauer. A concentração varia em função de fatores extrínsecos (método de coleta, frequência de cópulas) e intrínsecos (idade, biometria testicular). A concentração média de bovinos é de 800 a 2000 x 106 espermatozoides/ml.
4) Morfologia: este parâmetro avalia o percentual de células normais e patológicas. Nesta avaliação, a morfologia espermática é classificada em defeitos maiores (acrossoma, cabeça subdesenvolvida, estreita na base, isolada patológica, pequena anormal, contorno anormal, cauda enrolada na cabeça, patologias da peça intermediária, cauda fortemente dobrada ou enrolada) e defeitos menores (cabeça delgada, cabeça gigante, curta, larga, pequena normal, cabeça isolada normal, cauda dobrada ou enrolada), segundo a origem do defeito.
Nos últimos anos, toda essa avaliação do ejaculado vem sendo realizada de maneira computacional com o uso de software e hardware específicos, onde todas as avaliações são realizadas de maneira mais eficiente e rápida. Com isso, a possibilidade de falhas de avaliação é minimizada, pois o efeito subjetivo da avaliação perde sua importância.
Após ser coletado, avaliado e devidamente aprovado, o sêmen precisa ser conservado de da maneira correta, garantindo sua viabilidade e suas características de motilidade e morfologia por mais tempo. Para isso, usa-se a chamada criopreservação. Nesta técnica, congelam-se os espermatozoides a 196ºC negativos em botijões com nitrogênio líquido. Isto garantirá a preservação por tempo indeterminado. Essa foi a grande evolução das técnicas de inseminação artificial, visto que a correta preservação possibilitou o constante melhoramento genético de animais de produção, por meio do uso de material genético de touros superiores e o controle de doenças.
Para o sucesso da criopreservação, devemos ter cuidados especiais com o botijão no qual as paletas com o sêmen estarão alocadas. Neste sentido, o botijão deve ser reabastecido periodicamente com nitrogênio líquido N² de acordo com a autonomia de cada modelo. Além disso, o manuseio do N² deve ser realizado com bastante cuidado pelo operador, já que tal produto pode ocasionar queimaduras graves.
No momento da inseminação, algumas precauções devem ser tomadas para que a taxa de fertilidade seja satisfatória. É fundamental a escolha de um profissional qualificado para a realização do procedimento. Esse profissional precisa receber treinamento prévio, além de se atualizar periodicamente com cursos na área. Em primeiro lugar, deve ser feito correto reconhecimento do cio da vaca, caso a opção seja a IA. Posteriormente, o animal deve estar bem contido e os materiais para a inseminação devem estar organizados em uma mesa para facilitar o manejo. Neste momento, é importante que seja realizada a higienização da vaca e do ambiente no qual será realizada a inseminação. Finalizada a inseminação, é imprescindível que sejam anotados todos os dados do procedimento, como o número da vaca, do sêmen, a data, nome do inseminador e demais informações pertinentes.

Outros materiais