Buscar

Trabalho de Princípios de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Princípios de Gestão 
 Nome: Raquel Thasmo Knupp
 Professor: Marcos Aurelio Salles
1) As quatro funções da administração são: planejamento, organização, direção e controle. 
2) A dupla atribuição do planejamento é definição dos objetos e concepção dos planos.
3) Proporcionar senso de direção e maximizar a eficiência.
4) Os planos são caracterizados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.
Abrangência: plano estratégico, plano tático e plano operacional.
Horizonte Temporal: plano de longo prazo, médio prazo ou curto prazo.
Grau de Especificidade: planos gerais ou planos específicos.
Permanência: planos permanentes ou planos temporários.
Plano Tático: Traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma área funcional, identificam os principais objetivos e ações necessários para que essa área realize sua parte do plano estratégico e tem horizonte temporal de um ano.
Planos Permanentes: São usados em situações predefinidas e se referem a tarefas de rotina em uma organização.
5) A diferença é que a missão representa a razão de ser da organização, sua identidade. É uma declaração escrita que descreve o propósito, os valores, os princípios e as linhas orientadoras da organização. Já a visão declara o que a organização deseja ser, a posição que ela deseja ocupar no futuro. Reflete suas aspirações, devendo ser apresentada como um desafio para seus membros. 
6) Se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. É um processo composto por quatro etapas: especificação dos objetivos, desenvolvimento de planos de ação, monitoramento do progresso de avaliação dos resultados.
7) Vantagens: obriga os administradores a estabelecerem prioridades, metas e medidas de desempenho. Estimula a participação, a motivação e o comprometimento de todos os funcionários.
Críticas: Objetivos que especifiquem o máximo trabalho esperado de um funcionário podem fazer com que ele não se esforce para melhorar. Objetivos individuais podem criar um clima individualista no ambiente de trabalho, no qual uma busca alcançar seus objetivos, sem se preocupar com o desempenho da unidade ou mesmo da organização.
8) 
9) A estratégia muda com o tempo para se adequar às condições ambientais, a empresa deve ser capaz de oferecer de forma sustentável, mais valor a seus clientes do que os concorrentes, a principal fonte de desempenho superior é a capacidade de oferecer valor para o cliente.
10) Não. O historiador Alfred Chandler foi o principal responsável pela introdução do conceito de estratégia como um processo, pois até então ela era vista como uma fórmula prefixada. 
11) A administração estratégica busca combinar a formulação estratégica com sua implementação e controle. É um processo dinâmico e flexível, que permite detectar continuamente novas oportunidades ou ameaças. 
12) O melhor é o processo de formulação de estratégias combinar uma dimensão deliberada e outra emergente, pois na prática, raramente as estratégias eficazes são só deliberadas ou só emergentes.
13) Diagnóstico da situação atual, análise ambiental, análise interna, formulação estratégica, implementação estratégica, controle estratégico. 
14) Nível corporativo, nível de negócios e nível funcional.

Outros materiais