Buscar

Atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 4 - Biologia e Bioquímica Humana 
1. Dentre os diversos hormônios que exercem influência sobre a homeostasia de nosso organismo, os hormônios tireoidianos (HTs) são muito importantes para manutenção de nossa saúde. Os HTs possuem grande influência sobre o sistema cardiovascular e muscular esquelético. Sendo assim, analise as assertivas a seguir:
I. Situações de hipo ou hipertireoidismo, resultam em alterações nas miosinas de cadeia pesada α (αMHC) e miosina de cadeia pesada β (β MHC) do miocárdio, que resulta em efeitos negativos e significativos na bomba cardíaca.
II. Em situações de hipotireoidismo observa-se a conversão das cadeias αβ para cadeias do tipo ββ, resultando em redução da contratilidade cardíaca levando a diminuição do volume sistólico com consequente aumento do volume sistólico
III. Em quadros de hipertireoidismo ocorre um grande aumento da expressão de genes envolvidos no aumento da cadeia α, resultando em potencialização da capacidade contrátil do miocárdio.
 
Assinale a alternativa correta:
a. As assertivas I e III são corretas
b. Apenas a assertiva I está correta.
c. As assertivas I e II são corretas.
d. Apenas a assertiva III está correta.
e. As assertivas I, II e III estão corretas
2. A membrana plasmática é um envoltório que delimita as células e suas organelas,  constituída por bicamada de lipídeos intercalados por proteínas e permite a troca de substâncias entre o meio intracelular e extracelular (seletividade). Sobre a constituição, estrutura e função da membrana plasmática é CORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. a fosfatidilserina é o principal fosfolipídio encontrado na monocamada externa da membrana plasmática.
b. as moléculas glicosiladas da membrana plasmática são sintetizadas no Retículo Endoplasmático Liso, o que faz com que fiquem localizadas na monocamada interna da membrana.
c. a fluidez de membrana é importante porque permite que haja troca espontânea de moléculas entre a monocamada externa e interna da membrana plasmática.
d. proteínas transmembrana são aquelas que atravessam a membrana plasmática durante os processos de transporte celular. Esse movimento ocorre graças à exposição dos radicais hidrofóbicos de certos aminoácidos que as compõem.
e. os lipídeos mais comuns encontrados na membrana plasmática são os fosfolipídios, constituídos por uma cabeça hidrofílica, que possui um fosfato e nomeia estas moléculas, e duas caudas hidrocarbonadas hidrofóbicas.
3. Os sabões facilitam a remoção de gordura de pratos, panelas e talheres sujos por serem constituídos de moléculas anfifílicas, que contêm uma porção hidrofílica e uma hidrofóbica que interage com as partículas de gordura, facilitando sua dispersão no meio aquoso. Muitas pessoas constatam que a lavagem com sabão utilizando água quente é mais eficiente que com água fria.
 
Sobre o trecho acima, avalie as assertivas:
I. A facilidade de dispersão está relacionada à maior velocidade em água quente, devido à maior frequência de choques entre as partículas de gordura e as moléculas anfifílicas.
II. O processo de dispersão da sujeira envolve interação entre a parte hidrofóbica do anfifílico e a gordura, deixando a parte hidrofílica exposta na superfície que interage com o solvente, formando então uma suspensão.
III. A maior eficiência de lavagem em temperaturas mais altas implica que a reação entre o anfifílico e a sujeira é um processo endotérmico.
IV. Em temperaturas superiores à temperatura de fusão de gorduras da sujeira, a velocidade de remoção é aumentada, em função da maior superfície de contato.
 
a. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
b. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
c. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d. .Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
4. Durante as fases iniciais dos exercícios a demanda de oxigênio é insuficiente para atender as alterações e necessidades energéticas impostas pelo exercício. Em reposta a esse consumo insuficiente durante os momentos iniciais, cria-se um estado denominado de déficit de oxigênio, também conhecido como débito de oxigênio. Sendo assim, escolha a alternativa CORRETA:
a. O VO2 máximo atinge seu pico logo nos primeiros momentos do exercício.
b. Durante os estados iniciais do exercício, a captação e metabolização de oxigênio são satisfatórios.
c. Durante os estados iniciais do exercício, a captação e metabolização de oxigênio são insatisfatórios.
d. Durante os estados iniciais do exercício, a metabolização de oxigênio é satisfatória.
e. O VO2 máximo atinge seu pico durante os momentos finais do exercício.
5. O aumento do tecido adiposo é um dos principais fatores característico a obesidade. As células adiposas, por sua vez, são constituídas por tecido conjuntivo, material genético próprio e triglicerídeos, esse último composto decorrente do acúmulo de ácidos graxos. Baseado no que foi estudado e discutido em sala, assinale a alternativa mais coerente em relação ao comportamento biológico das células adiposas.
 
a. As células adiposas aumentam em tamanho e em número, graças a ação insulínica.
b. Os mamíferos nascem e morrem com o mesmo número de células adiposas, ou seja, não possuem a capacidade de se multiplicar.
c. As células adiposas apresentam capacidade de somente aumentar em sua área (tamanho), o que leva ao aumento da célula e, consequentemente, maior percentual de gordura, comumente observado em indivíduos com sobrepeso.
d. As células adiposas não aumentam em número, mas sim em tamanho. Quando uma célula adiposa aumenta em tamanho, ocorre a fusão entre duas células adiposas, dando origem a uma célula adiposa com área muito maior.
e. Recentes estudos demonstram que as células adiposas possuem capacidade de aumentar em tamanho e em número, por possuírem material genético próprio.

Continue navegando