Buscar

AD 3 Ciência Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SORAIA RITA LUIZ GOUVEA
MATRÍCULA: 12213110079
PÓLO: DARCY RIBEIRO – VOLTA REDONDA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
“A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.”
A relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação:
No capitalismo, o direito da propriedade dos meios de produção pertence à minoria
capitalista, e o trabalhador é obrigado a vender a sua força de trabalho aos membros
desta classe em troca de um salário. As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo Trata-se de uma produção essencialmente voltada à acumulação e à obtenção de lucros, com base na exploração dos trabalhadores, os quais encontram-se obrigados, pelas determinações da economia de mercado, a vender sua força de trabalho para sobreviver.
Portanto, existem basicamente duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados. A crescente competitividade entre as empresas, a necessidade permanente de investimento em produtividade e de criação de novas formas de dominação sobre os trabalhadores, em decorrência do acirramento da luta de classes, foram responsáveis pelo surgimento de cada vez mais sofisticados sistemas de gerenciamento da produção.
Todas as atividades consideradas veneráveis, como o médico, o jurista, o poeta, se transformaram em servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu de sentimento que envolvia as relações de socialismo, familiaridade, amizade, a simples relações monetárias, revolucionou os instrumentos e as relações de produção,e, também, todas as relações sociais antigas e cristalizadas, motivada pela necessidade de mercados novos, com isso, invade o mundo, imprime um caráter dominador à produção e ao consumo em todos os países.
O caráter revolucionário da burguesia:
Este novo modelo de desenvolvimento dos meios de produção, mostra o caráter revolucionário da burguesia, indústrias são substituídas por outras que não empregam mais matérias primas do próprio lugar, agora tudo vem de regiões mais distantes e cujos produtos se consomem em todas as partes do mundo, criando um intercâmbio universal, uma interdependência das nações, tanto na produção material como à produção intelectual. Deixa de existir a estreiteza e o exclusivismo nacional, os preços baixos são a artilharia pesada, obrigando todas as nações a adotarem o modo burguês de produção e civilização. Criou grandes centros urbanos, aglomerou as populações, e concentrou a propriedade em poucas mãos, com uma política centralizada, com um só governo, um só interesse.
A posição dos trabalhadores na sociedade burguesa:
A burguesia produziu homens que manejarão as armas ensinadas e introduzidas por ela mesma, como a essa altura não tem mais diferenças entre idade e sexo para a classe operária, todos podem aprender, a antiga classe média dos pequenos industriais, comerciantes, caem nas fileiras do proletariado que vão passando por fases distintas, que da luta isolada, começa a organizar diferentes grupos e se fortalecer para lutar contra o burguês que o explora diretamente, esforçando-se para reconquistar a posição perdida. A burguesia para atingir seus próprios fins políticos de dominação é levada a pôr em movimento todo o proletariado que cresce com sua força e adquire maior consciência dela, daí os choques entre o operário e o burguês que se torna o choque de duas classes. Os operários atuam em defesa de seus salários e a união dos trabalhadores é cada vez mais ampla. A burguesia em sua guerra perpétua tem que apelar para o proletariado, arrastando-o para o movimento político aonde cada vez mais lhes mostra e ensina a manejar as armas com as quais estes irão lutar cada vez mais fortes e preparados, pois o operário moderno desce cada vez mais abaixo das condições de sua classe e a burguesia cresce ainda mais rapidamente que a população e a riqueza, assim a posição do trabalhador só pode ser a de lutar sempre e, portanto a burguesia vem construindo no decorrer da história, um exército que irá destruí-la, pois, sua queda será inevitável.
Referências Bibliográficas:
- http://www.pcb.org.br/portal/docs/modosdeproducao.pdf
- O Manifesto Comunista (1848)
 Karl Heinrich Marx (1818-1883)
 Friedrich Engels (1820-1895)
- WWW.jahr.org

Outros materiais