Buscar

AD 4 Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SORAIA RITA LUIZ GOUVEA
MATRÍCULA: 12213110079
PÓLO: DARCY RIBEIRO – VOLTA REDONDA
 Pelo que pude avaliar, a democracia é a participação, a competição e contestação política pelo poder, o que implica que os cidadãos tenham o direito de escolherem governos por meio de eleições com a participação de todos os membros da comunidade política, que as eleições sejam livres, competitivas e abertas, garantindo o direito de expressão de partidos políticos para competir pelo poder, buscando a diminuição através de todo este processo de desigualdade social.
 Os partidos desempenham neste contexto papéis específicos em duas arenas do sistema político: a eleitoral e a decisória. Como critério eleitoral, seu papel é o de competir pelo apoio dos eleitores a fim de conquistar posições de poder, assim a cadeia de representação política se forma vinculando os cidadãos às arenas públicas de tomada de decisões, definindo e diferenciando as opções a serem oferecidas ao eleitor, facilitando o ato de votar, possibilitando a construção de identidades políticas, mobilizando o eleitorado a ir às urnas e votar. Na arena decisória, sua atividade está associada à formulação, planejamento e implementação de políticas públicas, participando como atores legítimos no poder e no processo de negociação política respaldados no voto popular.
 O Brasil certamente aprimorou suas condições de democracia evidenciado o crescimento expressivo do número de eleitores em consequência da universalização do direito de voto através da inclusão dos analfabetos, da redução para 16 anos a idade mínima para votar, do eleitorado predominantemente urbano, e as transformações econômicas e sociais por que passou o país, as condições de livre exercício do voto, a implantação de urnas eletrônicas. Através de organizações políticas e movimentos sócias, os partidos opositores passam a competir livremente, como o Partido Comunista, e o Partido dos Trabalhadores.
 Infelizmente a intensa fragmentação no cenário partidário, a fragilidade partidária, a baixa inteligibilidade da disputa eleitoral e a elevada volatilidade eleitoral, são evidências de que os avanços em direção a consolidação do sistema partidário foram modestos.
 O ciclo de consolidação democrática no Brasil ao se ultrapassar todos os possíveis obstáculos a livre e efetiva alternância no poder, faz com que a democracia propicie a realização de dois importantes princípios: a representatividade, analisando se o funcionamento das instituições e dos mecanismos democrático-representativo tem assegurado que o corpo de representantes seja, de alguma maneira, um retrato da sociedade, e que os governantes eleitos prestem contam à população e exerçam suas funções com responsabilidade e eficiência.(Sartory, 1987). 
 Com relação à responsividade, o sistema teria de oferecer aos eleitores condições de escolha entre alternativas partidárias, e, uma estrutura de conexão com seus representantes, o que leva a dinâmica da competição partidária e da inteligibilidade do sistema. Desse modo, pode-se afirmar com segurança que eleições e democracia estão asseguradas no Brasil.
Referência Bibliográfica:
WWW.scielo.br

Outros materiais