Buscar

APOL 1- gastronomia no turismo e patrimonio turistico internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 1 – GASTRONOMIA E TURISMO E PATRIMONIO TURISTICO
Questão 1/5
Junto à alimentação, o turista procura conhecer a cultura e costumes locais, o que é totalmente transmitido pelos pratos servidos e pelos costumes relacionados ao ato de comer. Se o profissional do turismo estiver capacitado e consciente da importância disso, irá criar momentos únicos para o turista.
Sobre o conceito de Gastronomia, assinale a alternativa correta.
	
	A
	É um processo que abrange exclusivamente o ato de comer.
	
	B
	Gastronomia é apenas uma ciência relacionada ao aparelho digestivo humano.
	
	C
	Gastronomia compreende o ato de comer, mas também tudo o que está relacionado ao processo de produção do alimento.
Você acertou!
Segundo Guzela (2014, aula 1), Gastronomia não é só comer. Gastronomia compreende o ato de comer, mas também tudo o que está relacionado ao processo de produção do alimento. E isso vai desde o produtor rural, até o chef de cuisine que irá preparar o prato final. Passam por esse grande processo de desenvolvimento trabalhos como criação de menus, capacitação e treinamento de equipes, teste de pratos, receitas e técnicas, controles de custos e formatação de preços. É um processo muito grande, que abrange mais do que simplesmente preparar ou consumir o alimento. O cliente é apenas o elo final dessa grande corrente, mas não o menos importante, pois se trata do consumidor e, sem ele, nada do que vem antes tem sentido.
 
	
	D
	Seus hábitos e a rotina estão apenas relacionados à produção de alimentos.
Questão 2/5
É o processo que mobiliza para a ação e, no turismo, é o desejo e a necessidade que impulsionam a viajar. Resultantes desses desejos e necessidades, surgem fatores que condicionam o homem a escolher uma determinada localidade.
Assinale a alternativa que se relaciona corretamente com a definição dada.
	
	A
	Motivações
Você acertou!
Segundo Arrieta (2014, aula 2), a motivação é o processo que mobiliza para a ação e, no turismo, é o desejo e a necessidade que impulsionam a viajar. Resultantes destes desejos e necessidades, surgem as motivações turísticas, que giram em torno de lazer, negócios, férias e recreação, saúde, visitas aos parentes, encontros, conferências etc. Os motivos para se fazer turismo são vários, mas existem fatores que condicionam o homem a escolher uma determinada localidade.
	
	B
	Valores
	
	C
	Costumes
	
	D
	Crença
Questão 3/5
A gastronomia existe desde que o homem possui necessidades de se alimentar. A gastronomia teve seu início na Pré-História com o homem primitivo, que foi descobrindo que os alimentos poderiam ser modificados por meio da ação de diversos fatores, entre eles a decomposição, a defumação, o cozimento no fogo e suas diversas variantes.
Sobre a história da Gastronomia no mundo e no Brasil, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Com a descoberta do fogo, o homem passou a cozinhar seus alimentos, porém a descoberta dos diversos temperos que podiam aumentar a vida destes só ocorreu em 1.500 d.C.
	
	B
	Na Idade Antiga, os povos começaram a desenvolver rituais religiosos que estavam atrelados de maneira muito forte à alimentação.
Você acertou!
Segundo Guzela (2014, aula 1, p. 2), depois da descoberta do fogo, o homem passou a cozinhar seus alimentos e a descobrir os diversos temperos que podiam aumentar a vida dos seus alimentos. Antes de temperar, eles tinham a função de conservar e mascarar o sabor ruim de alimentos já estragados ou com gosto não muito bom. A partir daí, o homem descobriu que poderia modificar o sabor dos alimentos e produzir vários tipos deles por meio de diversas técnicas. Na Idade Antiga, os povos começaram a desenvolver rituais religiosos que estavam atrelados de maneira muito forte à alimentação, visto que, para esses povos, alimentar-se já era tido como uma forma de manter-se vivo e bem, o que fazia com que os deuses também precisassem se alimentar.
	
	C
	O homem descobriu que o sabor dos alimentos não poderia ser alterado ou modificado, inibindo a produção de alimentos por meio de técnicas.
	
	D
	Nos primórdios, os temperos e especiarias tinham a única função de conservar o sabor dos alimentos.
Questão 4/5
Segundo a Organização Mundial do Turismo, é considerada turista aquela pessoa que sai de sua casa, viaja mais do que 200 km para longe dela,  passando mais do que 24 horas e menos do que 1 ano neste destino. Dessa forma, um turista precisa de alguns aparatos no local para onde vai viajar para poder se hospedar, transportar e se alimentar.
Sobre a relação existente entre a Gastronomia e o Turismo, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Isso significa que cada local deve estar equipado não só com boas ferramentas de apoio ao turista, mas com mão de obra adequada para servir e atender aos clientes.
Você acertou!
Segundo Guzela (2014, aula 1), segundo a Organização Mundial do Turismo, é considerada turista aquela pessoa que sai de sua casa, viaja mais do que 200 km pra longe dela e passa mais do que 24 horas e menos do que 1 ano. Dessa forma, um turista precisa de alguns aparatos no local para onde vai viajar para poder se hospedar, se transportar e se alimentar. Dessa forma, para atender à demanda turística, um local deve possuir bons estabelecimentos para hospedagem, uma estrutura de transporte adequada e locais de alimentação adequados e com funcionários bem treinados para atender aos turistas. Isso significa que cada local deve estar equipado não só com bons equipamentos de apoio ao turista, mas com mão de obra adequada para servir e atender aos clientes. Essa mão de obra deve ser capacitada e pronta para falar diversos idiomas, compreender necessidades especiais dos clientes e atender a essas necessidades. Tratar o turista com descaso pode ser a pior opção neste caso, pois além de não voltar, ele vai falar mal do local em que foi, o que vai fazer com que possíveis clientes fiquem desencorajados para irem ao estabelecimento.
 
	
	B
	A mão de obra deve ser capacitada, compreendendo as necessidades especiais dos clientes e atendendo a essas necessidades, sem precisar falar diversos idiomas.
	
	C
	Não há maiores problemas, caso o turista seja tratado com descaso, pois na grande maioria das localidades a demanda é sazonal, o que permite à localidade recuperar a confiança desse turista numa próxima oportunidade.
	
	D
	Segundo a hierarquia das necessidades, escritas por Abraham Maslow, alimentar-se é fundamental para a existência do ser humano. Já para o turista, o essencial é a segurança do corpo, de recursos, da família, do emprego, de moralidade, da propriedade etc.
Questão 5/5
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi criada em 16 de novembro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os estados-membros. Atualmente são 193 países na busca de soluções para os problemas que instigam as sociedades.
Sobre os objetivos da Unesco, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Superintender, organizar e fiscalizar os serviços de turismo interno e externo, entre outras funções.
	
	B
	Promover a coesão social ao incentivar o pluralismo, o diálogo intercultural e uma cultura da paz, além de garantir o papel central da cultura no desenvolvimento sustentável.
Você acertou!
Segundo Arrieta (2014), a Unesco almeja:
promover a diversidade cultural, ao salvaguardar o patrimônio em todas as suas dimensões e ao desenvolver as expressões culturais;
promover a coesão social, ao incentivar o pluralismo, o diálogo intercultural e uma cultura da paz, além de garantir o papel central da cultura no desenvolvimento sustentável;
preservar a riqueza insubstituível da humanidade: sua diversidade e seu patrimônio comum;
estabelecer uma série de convenções para garantir a proteção e a salvaguarda do Patrimônio Comum da Humanidade, tanto materialquanto imaterial.
	
	C
	A coordenação das atividades destinadas à organização de excursões, em geral, por trem de ferro, automóveis, barcos motores e demais veículos apropriados.
	
	D

Outros materiais