Buscar

AULA 6 A 10 FHTMSS I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 6
1. O Serviço Social como profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho emergiu no século XIX, nos EUA. É, também, de lá que teve forte influência a produção teórica de uma das suas principais pioneiras. Quem foi essa estudiosa? 
Mary Ellen Richmond 
 
 2. De acordo com o histórico do Serviço Social, ele era dividido em três tipos de abordagem. Assinale a alternativa correta que corresponde a esses tipos de abordagem: 
Caso, Grupo e Comunidade; 
 
3. De acordo com a concepção de Mary Richmond, o “Conjunto de Métodos que desenvolvem a personalidade, reajustando conscientemente e individualmente o homem ao seu meio social”, denomina-se:
Desenvolvimento da comunidade. 
AULA 7
1. O assistente social precisa estar familiarizado com a interação das experiências internas e externas, com certos conceitos e relações lógicas entre os fatos e as conclusões sobre os mesmos, sobre os dados e sua interpretação, sobre a teoria da casualidade, sobre a definição e classificação dos casos. Segundo Gordon Hamilton, essas condições relacionam-se ao conhecimento e a técnica do processo de:
Diagnóstico 
 
2. De acordo com o histórico do Serviço Social, ele era dividido em três tipos de abordagem. Assinale a alternativa correta que corresponde a esses tipos de abordagem: 
Caso, Grupo e Comunidade 
3. Nos anos 1940 e 1950 a profissão de Serviço Social se desenvolve no Brasil através do Serviço Social de Caso,Grupo e Comunidade marcado pelo tecnicismo, bem como pela sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Esse modelo de atuação recebeu influência:
Norte Americana 
 
4. VIEIRA (1988), ao discorrer sobre o Serviço Social de Caso o aborda na perspectiva de ―Serviço Social com Indivíduos a partir da premissa de empregá-lo às pessoas com problemas e dificuldades de inter-relacionamento social. Nessa perspectiva, a autora afirma que esse trabalho traz em si algumas implicações, EXCETO:
Deve ser vinculado ao desenvolvimento de projetos de comunidade objetivando a conscientização dos moradores. 
AULA 8
1. Assim como o Serviço Social de Caso, o Serviço Social de Grupo era compreendido como:
Processo de ajuda. 
 
2. Em 1984, o clérico Samuel A.Barnett, desejando atingir o maior número de pessoas, cria o primeiro settlement, centro social comunitário.O objetivo desse movimento era, através da experiência de grupo:
Melhorar o nível de vida dos pobres em Londres. 
 
3. Serviço Social de Grupo pode ser explicado como um processo psicossocial relacionado não somente com a capacidade de liderança e com o sentido de cooperação, mas também, com o aproveitamento dos interesses dos grupos em beneficio da:
Sociedade.
AULA 9
1. Na contemporaneidade, entende-se por D.C. – Desenvolvimento de Comunidade – o processo de trabalho que tem por objetivo a realização dos interesses e objetivos coletivos da população comunitária. Os principais componentes conceituais do D.C. resumem-se à comunidade, desenvolvimento e participação. Em relação ao processo pedagógico da participação em D.C., podemos afirmar que a mesma se traduz nos seguintes processos:
Conscientização, organização, capacitação. 
2. Desenvolvimento de Comunidade pode ser definido como “um processo educativo que supõe a conscientização, a organização e a capacitação da comunidade, tendo em vista a participação social desta nos bens e serviços existentes na sociedade, na gestão destes bens e serviços e na definição dos bens e serviços a serem produzidos e reproduzidos” (SOUZA, Serviço Social e Sociedade nº 9, 1982). Acerca da participação social como um elemento essencial nesse processo, considere as seguintes afirmativas:
 
1. No conceito tradicional de participação, mobiliza-se a população para se obter certos recursos ou para a consulta sobre certas decisões e representações, contanto que os lugares de dominação/dominados sejam mantidos.
2. Mecanismos como prestação sistemática de contas, revogabilidade de mandatos, igualdade de salários, publicidade das reuniões decisórias e discussão das decisões de baixo para cima podem ser meios de tornar a representação isônoma dos interesses da base.
3. A participação efetiva em Desenvolvimento de Comunidade, no processo de consolidação das conquistas, pode favorecer o aumento do grau de consciência crítica e política e reforçar o controle popular sobre a autoridade.
5. A participação popular é considerada como fator preponderante do sucesso dos programas de desenvolvimento. Essa perspectiva pode levar a população a se comprometer com a execução de programas que buscam a superação das condições de subdesenvolvimento.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras. 
3. A gênese Desenvolvimento de Comunidade no Brasil devemos ocorre após a segunda Guerra Mundial. Neste contexto, as organizações internacionais e a política nacional tinham como principal interesse:
A modernização do campo e a expansão do capitalismo no Brasil. 
4. Na década de 50 os programas destinados ao Desenvolvimento de Comunidade derivam do modelo de imposto pelo:
EUA.
AULA 10
Referem-se à história e aos pressupostos teórico metodológicos do Serviço Social no Brasil, EXCETO o fato de que:
 1) A Legião Brasileira de Assistência (LBA), instituição de atuação nacional, até os dias de hoje é um grande empregador de Assistentes Sociais. 
 2) A criação de instituições como a Legião Brasileira de Assistência (LBA), na década de 1940, foi importante na constituição do mercado de trabalho para os assistentes Sociais brasileiros. 
 3) As primeiras influências teóricas e metodológicas que alimentaram o nascente Serviço Social brasileiro provieram de fontes belgas e francesas. 
 4) As influências teórico-metodológicas de origem norte americana começaram a influenciar o Serviço Social brasileiro a partir de meados dos anos 1940. 
 5) Os pressupostos éticos iniciais do Serviço Social brasileiro eram extraídos do referencial filosófico do Neotomismo. 
 
2. As primeiras formulações teóricas do serviço social no Brasil seguem os princípios propostos pela Igreja Católica, determinados basicamente nas encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Ano, documentos que propunham o envolvimento dos católicos com os problemas sociais. Essa perspectiva de formação teórica visa subsidiar a prática profissional dos assistentes sociais sob uma visão teórica: 
Neotomista 
3. Em sua obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (1982), Raul de Carvalho aponta que o discurso originário do bloco católico, ao qual pertenciam as primeiras profissionais do Serviço Social, tem como característica fundadora: 
Vocação de apostolado social. 
4. De acordo com Iamamoto e Carvalho (1982), em suas origens no Brasil, o Serviço Social está intimamente vinculado a iniciativas da Igreja, como parte de sua estratégia de qualificação do laicato, especialmente de sua parcela feminina, vinculada predominantemente aos setores abastados da sociedade, para dinamizar sua missão política de apostolado social junto às classes subalternas, particularmente junto à família operária. Segundo os autores, o Serviço Social possui uma origem confessional que conforma um tipo de legitimidade à profissão cujas fontes de justifi cação ideológica encontram-se na:
Doutrina social da Igreja.
REVISÃO

Outros materiais