Buscar

Fórum - A analise textual

Prévia do material em texto

Olá, alunos!
Antes de fazermos a proposta para a discussão neste fórum, queremos desejar a todos um ótimo semestre! Sintam-se muito bem-vindos à nossa disciplina!
Como vocês devem ter percebido, a disciplina Língua Portuguesa tem um caráter muito prático. Vamos trazer para o fórum essa nova ‘cara’ do ensino?  Pedimos que vocês participem das discussões no nosso Fórum A da seguinte forma: observem o conteúdo de nossas aulas de 1 até 3 e aplique-o a manchetes de jornal, a textos que vocês tenham lido na universidade, a trechos que vocês tenham selecionado de livros de que tenham gostado etc. Como fazer isso? Veja o exemplo:
Foto de baleia e filhote cercados por mergulhadores vence concurso da National Geographic
 
(Disponível em http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/08/foto-de-baleia-e-filhote-cercados-por-mergulhadores-vence-concurso-da-national-geographic.html. Acesso em 13 Ago 2015)
 
Na manchete acima, você pode, por exemplo, apontar que o adjetivo ‘cercados’ concorda com  ‘baleia’ e ‘filhote’ – esses são os itens modificados por esse adjetivo -, mas que o verbo ‘vence’ está na 3ª pessoa do singular porque o sujeito é apenas o substantivo ‘foto’.  Essa participação estaria relacionada ao conteúdo de nossa aula 3 e é apenas um exemplo: nossas aulas 1 e 2 também oferecem muitas possibilidades!
 
Lembre-se de que o objetivo não é trazer pesquisas feitas em sites que tratem de Língua Portuguesa, mas sim que você pratique o que viu nas aulas, okm?
Abraços e mãos à obra!
V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes