Buscar

av2 pesquisa e pratica educação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0469_AV2_» PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 13680)
	Pontos:  / 1,5
	A reflexão sobre a prática está associada a uma postura investigativa em que o professor precisa ser capaz de compreender, refletir, adaptar e programar criticamente suas ações. Como educador em formação, posicione-se sobre isto sucintamente:
		
	
Resposta: Um educador deve sempre esta atento ao que se passa em sua volta,existem no ambiente escolar sujeitos com todo o tipo de carcteristicas uns são mais participativos outros mais lentos em aprender,outros não tem muita estrutura familiar e por ai vai,cabe ao educador saber numa postura investigativa encontrar cada caracteristica e ali agir conforme a necessidade do aluno.
	
Gabarito: A postura investigativa do professor está relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes. Refletir sobre a prática docente significa também uma busca pela superação dos obstáculos à aprendizagem dos alunos, em que o professor se reconhece como partícipe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimentos, reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que alunos e professor aprendem.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 166141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante a ditadura militar o ensino universitário sofreu muitas transformações oriundas do novo regime político. Foi neste contexto que as Universidades brasileiras sofreram intervenções militares e políticas, com a presença de tropas fortemente armadas nos campis universitários, como também a designação de reitores pro-tempore. Podemos destacar neste período diferentes medidas autoritárias e arbitrárias.
Marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmações abaixo referentes a intervenção militar nas universidades:
 ( )muitos pesquisadores e professores se aposentarem compulsoriamente;
 ( ) reitores foram demitidos e para o seu lugar foram designados os chamados ¿interventores¿
( ) docentes jovens foram impedidos de ingressar e/ou progredir na carreira acadêmica e científica;
( ) plena autonomia administrativa e financeira das Instituições de Ensino Superior;
 ( ) controle policial referente aos currículos, aos programas das disciplinas e até as bibliografias
 ( ) as entidades estudantes foram estimuladas, o que motivou um número significativo de jovens a aderirem a causa do governo.
 
 A marcação correta é:
		
	 
	V, V, V, F, V, F
	
	V, V, F, F, V, F
	
	F, V, V, F, V, F
	
	V, V, V, V, V, V
	
	F, V, F, V, F, V
	
	
	 3a Questão (Cód.: 165887)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A organização da prática pedagógica pressupõe que o pensar e o compreender devem ser indissociáveis, isto nos remete ao fato de que o pensar e o agir pedagógico decorrem de uma relação direta entre teoria e prática no fazer humano. Partindo desse pressuposto podemos afirmar que a pesquisa na formação do profissional de pedagogia.
		
	
	Propicia a construção de um olhar investigativo sobre a prática pedagógica
	
	Possibilita uma formação de base científica para a pesquisa em laboratórios
	
	Cumpri uma determinação legislativa
	
	Determina os caminhos que um educador deve seguir
	 
	Propicia a construção de um olhar investigativo sobre a prática pedagógica Determina os caminhos que um educador deve seguir Cumpri uma determinação legislativa
	
	
	 4a Questão (Cód.: 165889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Enquanto pedagogos, precisamos conhecer e compreender a história da educação, isto nos remete ao contexto histórico do nascimento da Universidade, assim como o entendimento sobre o seu papel nos diferentes períodos históricos. Podemos afirmar que a universidade surgiu no período:
		
	
	do iluminismo
	 
	da idade média
	 
	da Grécia Clássica
	
	da idade moderna
	
	do renascimento
	
	
	 5a Questão (Cód.: 165921)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao analisar o surgimento e desenvolvimento das universidades no Brasil o educador e intelectual Anísio Teixeira faz a seguinte análise das escolas superiores oficiais que teve no Brasil até o final do Império em 1889 e o início da República: ¿Imobiliza-se durante o período do Império, o desenvolvimento educacional, mantendo-se ao longo do século XIX as condições educacionais da Colônia, com um modestíssimo acréscimo de ensino primário, seguido de escolas vocacionais, um sistema seletivo de preparo da elite reduzido a muito poucas escolas secundárias e um ensino superior limitado exclusivamente às profissões liberais, em meia dúzia de instituições nacionais isoladas e de tempo parcial.¿ Percebemos que apesar da necessidade política, econômica e cultural da existência de Universidades que segundo Anísio Teixeira
		
	
	Somente durante a república nova a universidade ganhou força e cresceu com força política, sendo reconhecida pelos detentores do poder.
	
	Somente após a descoberta do ouro e a criação do poder econômico as universidades se tornaram necessárias para o crescimento econômico.
	 
	Somente na última fala do trono, 80 anos depois da criação da primeira escola superior, o imperador reconheceu, afinal, a sua necessidade.
	
	Somente durante o Império, 300 anos após a descoberta do país, as escolas superiores se multiplicaram por todo o território brasileiro.
	 
	Somente no último período colonial, com muita contrariedade, surgiram as universidades e o país começou a avançar cientificamente.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 166136)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O mundo pós Segunda Guerra Mundial (1939-1945) acabou levando à polarização de duas forças antagônicas em termos de uma estrutura política, econômica e social: de um lado, o capitalismo liderado pelos Estados Unidos e, por outro lado, o comunismo liderado pela União Soviética. Esta polarização também influenciou a formação da universidade, gerando ações pedagógicas que se associavam a uma das tendências políticas. Este período ficou conhecido também como sendo
		
	 
	o período da Guerra Fria
	
	o período de grandes tormentas
	
	o período do desenvolvimentismo
	
	o período do imperialismo
	
	o período do colonialismo
	
	
	 7a Questão (Cód.: 165927)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX decorreu da introdução de novas máquinas, como também, de novas relações de trabalho (sistema fabril) com a introdução da divisão social do trabalho, da introdução de novas técnicas agrícolas, do desenvolvimento dos transportes (navio a vapor, rodovias e ferrovias), do desenvolvimento de novas fontes de energia (carvão, petróleo e eletricidade) e um deslocamento da população do campo para a cidade para servirem de mão de obra barata para o desenvolvimento da indústria capitalista. Os novos tempos também influenciaram na forma de pensar e organizar a educação superior no Brasil e no mundo, gerando uma formação acadêmica que pressupunha o acesso à cultura:
		
	
	Nacional
	
	Vernácula
	
	Filosófica
	
	Popular
	 
	Científica
	
	
	 8a Questão (Cód.: 25263)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	6) Sabendo que o fichamento é uma forma de estudar os textos lidos ao longo da sua formação acadêmico-profissional. A professora da disciplina Pesquisa e Prática em Educação I, solicitou aos seus alunos a elaboração de um fichamento do capítulo do livro trabalhado em sala de aula. Após a leitura sistemática da obra, o aluno sublinhou frases e parágrafos as partes que expressam as ideias principais do autor. Qual foi o tipo de fichamento realizado pelo aluno?
		
	 
	fichamento de conteúdo
	 
	fichamento de citação;
	
	fichamento bibliográfico;
	
	fichamento de crítica ou de opinião;
	
	fichamento de resumo.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 8200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda pesquisa é provocada por um questionamento, por uma pergunta, ou seja, um problema. A formação deste espírito de pesquisa deve ser um dos referenciais da formação de um pedagogo crítico e competente. Pode-se concluir que:
		
	
	A situação-problemaé descrita após o desenvolvimento do tema.
	
	As respostas são o cerne da pesquisa
	
	Os questionamentos são suprimidos pelo tema.
	 
	As perguntas são o âmago da pesquisa
	
	As respostas constituem a estrutura do trabalho de pesquisa.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 60330)
	Pontos:  / 1,5
	O modelo pedagógico proposto pela articulação ensino-pesquisa-extensão propicia uma aproximação da academia com a sociedade e contribui para a formação de um sujeito crítico e capaz de fazer associações teórico-práticas, necessárias à compreensão do fato empírico e à construção de conhecimento. Estamos falando de um sujeito que não somente observa os fenômenos sociais, mas, sobretudo:
		
	
Resposta: Um sujeito que questiona, participa,pesquisa busca a cada dia ampliar seus conhecimentos buscando respostas para suas indagações e participando ativamente de ambiente escolar.
	
Gabarito: Exercita permanentemente o raciocínio para extrair, de relações inteligíveis, novas relações. Que seja capaz de sustentar ações efetivas e intencionais para a transformação e acrescente valor a todos os segmentos sociais dos quais faça parte.

Outros materiais